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  • Aprendizagem ao Longo da Vida: das orientações comunitárias às estratégias de cinco Estados-membros
    Publication . Neves, Claudia
    Este estudo foi desenvolvido tendo por principal objectivo analisar as estratégias de ALV ao nível nacional, no sentido de abarcar os sentidos que lhe vão sendo atribuídos quer ao nível da política, enquanto orientação estratégica no contexto da UE, quer ao nível da implementação desta referência nos contextos dos países seleccionados para análise.
  • Padrões e variações da participação na Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia: uma leitura de indicadores estatísticos
    Publication . Neves, Claudia; Alves, Mariana Gaio
    Neste capítulo procuramos, através de uma leitura de indicadores estatísticos, explicitar em que medida a orientação política de promoção de dinâmicas de ALV está (ou não) a registar uma adesão significativa por parte da população na Europa. Os dados nos quais nos baseámos para analisar a situação dos países da UE, e em particular o caso de Portugal, relativamente à participação na ALV, constam da base de dados do órgão oficial de estatísticas europeu - o Eurostat. Estes indicadores referem-se aos 27 Estados-membros da UE e também à Noruega e à Suíça. O ano a que dizem respeito é 2003, embora tenham sido publicados em 2005.
  • Licenciados da Universidade Aberta: percursos, motivações e aprendizagens em ambiente digital
    Publication . Neves, Claudia; Henriques, Susana; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Jacquinet, Marc; Magano, Olga
    Quem são os estudantes que escolhem o ensino superior a distância? De onde vêm? Porque escolhem uma universidade a distância? Como se caracterizam os per-cursos académicos daqueles que realizam licenciaturas nesta modalidade? Quais as dificuldades que enfrentam, as competências que desenvolvem e as relações que estabelecem? Com o resultado de um inquérito aos diplomados da Universidade Aberta pretende-mos responder a estas questões a partir de um conjunto de abordagens teóricas sobre educação a distância aberta e em rede que procuramos relacionar com a Aprendizagem ao Longo da Vida.
  • Os sentidos da aprendizagem ao longo da vida na educação de adultos: dos debates teóricos às perceções sobre os impactos do processo de RVCC a nível pessoal, profissional e social
    Publication . Simplício, Sandra; Neves, Claudia
    Este artigo pretende discutir alguns aspetos em torno da Aprendizagem ao Longo da Vida no panorama educativo atual, nomeadamente os principais debates teórico-ideológicos que caraterizam os discursos dos últimos anos, evidenciando assim os sentidos ao nível macro. Procuramos, depois, contextualizar os contornos da política de Aprendizagem ao Longo da Vida portuguesa, analisando a evolução do processo político da educação de adultos em Portugal, aquilo que denominamos nível meso. E, finalmente daremos conta das perceções dos indivíduos relativamente ao impacto que a frequência em processos de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências, uma das implementações mais marcantes da política de educação de adultos em Portugal, teve ao nível pessoal, social e profissional. Pretendemos, desta forma, explorar contradições e potencialidades nos debates teóricos, analisar enquadramentos políticos e compreender as perceções individuais.
  • Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
    Publication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Magano, Olga
    A partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.