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dos Santos, Anabela

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  • Entre grades: o corpo, a dor e o poder
    Publication . Santos, Anabela Leandro dos; Ramos, Natália
    Fang Lijun, um dos mais bem reputados artistas do movimento Cynical Realism, amplamente conhecido pelas suas representações de esculturas de cabeças, apresentou em Nova Iorque (2008-2009), na Galeria Arario, uma inquietante representação de esculturas de bonecos gordos e carecas enjaulados a que deu o título de 9/11. O seu trabalho denota uma posição crítica face aos sistemas de poder instituídos, nomeadamente aos modelos de vigilância. As representações do corpo são igualmente objeto de análise e reflexão, sendo o objetivo principal do presente artigo questionar acerca dos seus propósitos e significados simbólicos mais recônditos. O presente estudo justifica-se pela sua originalidade face ao trabalho artístico e cultural de Lijun e às mensagens que pretende deixar ao Ocidente acerca do poder, do medo e do corpo.
  • Representações do lado sombrio (Dark exoticism) da cultura chinesa em Macau: 1850-1915. Alteridade, interculturalidade e construções do corpo
    Publication . Santos, Anabela Leandro dos; Ramos, Natália
    O fenómeno representativo do exotismo numa vertente sombria (dark exoticism) no século XIX encontra-se presente na grande maioria das narrativas ocidentais/europeias sobre a China, assim como nas representações visuais através de fotografias, gravuras, desenhos. É no século XIX que ocorrem os (des) encontros mais fluidos entre ocidentais/asiáticos, com a permanência de grande parte das potências europeias em território sínico; é também neste século e nos começos do século XX que a China, bastante debilitada pelas Guerras do Ópio, pelas rebeliões constantes ao poder manchu, entre outras ocorrências, se expõe mais à modernidade ocidental e deixa antever as abissais diferenças a vários níveis, nomeadamente o da medicina e o próprio procedimento penal com a pena de morte por decapitação e por leng chi (esquartejamento). Este projecto de investigação visa particularmente a produção de 1850 a 1915 - que corresponde às balizas cronológicas das fontes escritas e visuais, produzidas localmente em Macau e sobre a China na generalidade – recolher, descrever, analisar e interpretar representações acerca do sistema judicial/penal chinês, assim como desconstruir representações corporais, particularmente nas fontes de carácter visual, que permitam identificá-las com a vertente sombria do exotismo à luz da modernidade. De igual modo pretende discutir e reflectir sobre o conceito de exotismo/exótico e extirpá-lo da reputação que foi ganhando pela e durante a modernidade, inequivocamente associado ao imperialismo/colonialismo europeu em que o discurso do exotismo – como uma construção social de alteridade - permitiu a supremacia económica, militar e política da Europa, acompanhado pela modernidade e conceitos/ideologias de progresso e permitindo representações e discursos de diferença no sentido da inferiorização do Outro. A investigação conduziu, não só aos vários exotismos internos/externos, às performances penais de castigo e morte como também ao mise en scène que permite desvelar um exotismo de retorno, pelo que o fenómeno do exotismo é pluridireccional e entendido como tal pelos asiáticos.