Linguística Portuguesa
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- Contributos da sociolinguística interacional para a análise de narrativas interativas realizadas em cartas no contexto pós-colonial (1974-1980)Publication . Santos, Maria Sofia Dias Ferreira Godinho Silva; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho de investigação é realizado no âmbito do Doutoramento em Estudos Portugueses, da Universidade Aberta, e desenvolve uma ação de pesquisa centrada nos contributos da Sociolinguística Interacional para a análise de narrativas interativas, realizadas em contexto pós-colonial (1974-1980). Tem por base a constituição, delimitação e análise de um corpus de 786 cartas, de caráter pessoal, escritas entre setembro de 1974 e setembro de 1980, na sequência da separação imposta entre marido e mulher por força do contexto da descolonização. A investigação incide na análise de narrativas de experiências de vida que configuram relatos de vivências individuais moldadas pelos contextos específicos em que se inscrevem. Observa-se, em particular, os processos de construção de sentido num movimento de influência recíproca entre as narrativas conversacionais quotidianas e os contextos interacionais em que estão incorporadas. Considerando a emoção no âmbito do trabalho interacional (Almeida, 2022b: 255), observam-se as estratégias discursivas que contribuem para a construção de um discurso emotivo, nomeadamente os rituais verbais realizados através da alternância e encaixe de sequências de atos de discurso de ameaça, de agradecimento, de crítica e de reparação. Num estudo que se pretende confluente entre teoria analítica e análise empírica (Almeida, 2011: 36), observa-se que a noção de “envolvimento conversacional”, na linha de Gumperz (1982: 2-3) e Tannen (1989), está na base da interação social, como Goffman (1981) assinala. Com efeito, a presente perspetiva considera que a interpretação do sentido resulta da construção conjunta da interação (Almeida, 2012d: 109; 180; 213), introduzindo ainda o conceito de “comunhão fática” como um tipo de discurso em que os laços de união se reforçam ou desatam por ação de “uma simples troca de palavras” (Malinowski, 2018).
- Da polémica à agressividade verbal: uma análise pragmáticodiscursiva de conferências de imprensa de treinadores de futebolPublication . Oliveira, Guilherme Delgado; Seara, IsabelEsta pesquisa, enquadrada no âmbito dos estudos linguísticos da delicadeza, indelicadeza verbais e do ethos construído no discurso, assim como da polémica verbal, tem como finalidade verificar as estratégias pragmático-discursivas das interações verbais protagonizadas pelos treinadores de futebol portugueses em excertos de conferências de imprensa de caráter menos harmonioso. Neste contexto, esta investigação de caráter empírico situa-se na confluência de paradigmas, como a Sociolinguística Interacional (Gumperz 1982; Tannen, 1989; Almeida, 2012), Análise Conversacional (Sacks, Schegloff & Jefferson 1974; Harvey Sacks 1966; Binet, 2013) e Pragmática Discursiva (Searle, 1984; Austin 1936; Fonseca, 1992; Carrilho, 1994). Para a sua efetivação, recorremo-nos a um corpus constituído por excertos de conferências de imprensa protagonizados por treinadores portugueses, circunscritos às épocas desportivas dois mil e dezasseis a dois mil e dezoito, os quais foram transcritos, tendo em conta o modelo aplicado pelos investigadores brasileiros (PETEDI) para o estudo dos géneros orais. Nela, tentamos demonstrar que, aquando das interações verbais menos harmoniosas, os treinadores, ao convocarem para a cena de enunciação (Maingueneau, 2006) os seus mais diretos adversários na luta por objetivos comuns, fazem uso de estratégias de descredibilização ou desqualificação do outro, características do discurso polémico (Amossy, 2017), assentes em atos de indelicadeza verbal (Culpeper, 1996; Locher & Bousfield, 2008), o que lhes permitem projetar ethè (Amossy, 2011; Charaudeau, 2006; Maingueneau, 2005; 2008) completamente antagónicos (Marques, 2008). Porém, estes atos de desacordo não se limitam aos colegas de profissão, mas também se estendem a outros intervenientes, nomeadamente, aos jornalistas, quem tem incumbência de lhes questionar sobre os eventos dos jogos, e às equipas de arbitragem. Na construção dessas imagens, faz-se uso de atos de ameaça (Almeida, 2011), sob forma de crítica e insinuação, isto é, atos cujo objetivo passa-se pelo ataque “ad hominem”, acarretando problemas para face do próprio locutor. Por isso, em conferências de imprensa subsequentes, são obrigados a retratarem-se com atos reparadores (Briz, 2003), de pedido de desculpa (Brown & Levinson, 1987), justificação (Almeida, 2011), recorrendo a outras estratégias, como a polifonia de vozes (Fonseca, 1992), histórias de vida (Flannery, 2011; Gunthner, 2011), a atos de elogio (Kerbrat-Orecchioni, 1992) para captação, legitimação e credibilização discursivas (Charaudeau, 2014) e envolver, não só os jornalistas em presença, como também as testemunhas ausentes das trocas – os telespetadores/adeptos.
- (Des)acordo ortográfico: análise discursivo-pragmática da polémica verbal em textos de opinião sobre o acordo ortográfico de 1990Publication . Ninitas, Mariana Rosa Moita Silva; Seara, IsabelA presente tese de doutoramento é um trabalho de investigação cujo principal objetivo é estudar a construção da polémica verbal num corpus de artigos de opinião sobre o Acordo Ortográfico de 1990, nas perspetivas da Análise do Discurso, da Retórica, das Teorias da Argumentação e da Pragmática. Partindo de um corpus constituído por doze artigos de opinião, sobre o Acordo Ortográfico de 1990, dados à estampa na imprensa portuguesa, entre 2015 e 2017 (inclusive), ensaiámos perceber de que forma se constrói o discurso polémico no âmbito desses textos, identificando as regularidades da organização e do funcionamento da polémica escrita, bem como os argumentos e contraargumentos ativados nos exemplares. Privilegiámos, nesse sentido, e num primeiro momento, questões relacionadas com a construção discursiva dos ethè dos autores dos textos, evidências relativas à natureza dialógica dos discursos em análise, assim como dos diferentes graus de agressividade presentes. Seguidamente, procedemos ao levantamento dos tipos de argumentos e contra-argumentos convocados, procurando perceber se a sua natureza era estritamente linguística ou abarcava outras esferas, como a política e a pessoal. Complementarmente, refletimos sobre a própria estrutura do artigo de opinião, tendo em conta aquele que se prevê ser o seu modelo genérico. Os resultados da análise permitiram-nos comprovar que os textos de opinião analisados têm uma natureza polémica, centrada na necessidade de denegrir o adversário, mais do que em defender ou atacar o texto em apreço; a maioria dos autores esgrimem argumentos que se afastam do cerne da discussão dos fundamentos do AO e organizam o seu texto em torno de outras questões, como as falhas de conduta ou de caráter dos seus oponentes; e mobilizam, preferencialmente, argumentos de natureza pessoal, política, histórica, entre outros, distanciando-se dos argumentos de natureza linguística, que, quando convocados, incorrem em imprecisões linguísticas.
- Os géneros do discurso académico em Moçambique: um diagnóstico, uma proposta de análisePublication . Mauai, Ângelo Américo; Silva, Paulo Nunes daO presente trabalho propõe-se refletir sobre o grau de (in)adequação dos textos de géneros académicos produzidos por estudantes da Universidade Pedagógica – Delegação de Gaza, como forma de contribuir para a melhoria da proficiência a nível da produção textual. Em Moçambique, várias esferas sociais (governo, professores, estudantes, encarregados de educação e a sociedade em geral) têm refletido sobre a qualidade do ensino e perspetivam-na como globalmente insatisfatória (Veiga e Neves, 2005; Marrengula, 2019; Siopa e Pereira, 2019). Esse facto traduz-se em textos que frequentemente manifestam dificuldades de adequação ao género em que se inserem, além da violação dos mecanismos de coesão (incluindo lapsos de regência, ortografia, acentuação e pontuação) e de coerência, em particular na segmentação dos conteúdos de acordo com o plano de texto e no uso das formas de tratamento, entre outros aspetos. Esta investigação apoia-se em diversos contributos da Linguística Textual e da Análise do Discurso, em particular nos estudos que têm procurado refletir sobre o conceito e as propriedades dos textos (Halliday e Hasan, 1976, Silva, 2012, Mendes, 2013, Lopes e Carapinha, 2013) e dos géneros (Bakhtin, 2003; Maingueneau, 1997/2004; Bronckart, 2003/2008; Adam, 2001/2008; Swales 1990; Miller 1984/1994). Os autores destacados, entre outros referenciados ao longo do texto, apresentam diferentes propriedades (mas complementares) que permitem a identificação, caracterização e análise dos textos dos géneros académicos. Aliado a estas abordagens, o estudo inclui propostas de modelos de análise para cada género que se revelaram importantes no estudo dos exemplares selecionados, podendo também ser usados como modelos pedagógicos a serem seguidos na redação de textos. A análise incide em dez exemplares de cada género selecionado, entre os quais se contam um do domínio de divulgação de conhecimento ou ensino (prova de avaliação), um de investigação (resumo de monografia) e, por fim, um de gestão (requerimento). Reconhecendo que as propriedades dos géneros são heterogéneas, a análise e interpretação dos dados associa-se aos parâmetros situacionais e textuais, segundo as propostas de Adam (2001) e, principalmente a nível composicional, de Swales (1990). Nesse sentido, os exemplares dos três géneros académicos analisados apresentam irregularidades de natureza textual. A nível composicional, os textos denotam um menor grau de prototipicidade porque omitem alguns passos dos movimentos que os caraterizam/identificam ou distribuem de maneira desordenada os seus conteúdos. No domínio do parâmetro estilístico-fraseológico e da componente semântica, os produtos verbais atestam problemas de natureza gramatical, em particular a nível da regência verbal e lexical, como também da coesão temporal e referencial. Revelam, de igual modo, pontuação inadequada, colocação pronominal desajustada à sintaxe da frase, incorreções ortográficas e inconsistências, entre outros aspetos. Os exemplares do género prova de avaliação evidenciam índices elevados de incoerências no uso das formas de tratamento enquanto os do requerimento atestam oscilações em menor grau. As dificuldades diagnosticadas nos produtos verbais de estudantes da Universidade Pedagógica de Moçambique com papel socioprofissional de professores estagiários, investigadores e em contacto com a gestão académica demonstram a necessidade da sistematização rigorosa dos parâmetros dos géneros diversificados. Assim, revela-se adequada a abordagem perspetivada na “pedagogia de género” (Siopa e Pereira, 2019), que pode ser concretizada através de oficinas de géneros (textuais). Esta estratégia poderá promover o desenvolvimento da competência textual a partir da reflexão sobre as propriedades particulares do género selecionado circunscrita nos seguintes passos: planificação das atividades de produção textual; explicitação das propriedades situacionais dos produtos do género selecionado; sistematização das propriedades textuais do género em causa; produção de textos; análise dos textos produzidos em conformidade com os parâmetros do género selecionado; apresentação de conclusões e recomendações; criação de portefólios com géneros variados. É necessário produzir textos adequados às propriedades dos géneros ancorados em áreas de atividades específicas e com propósitos comunicativos particulares. Os textos elaborados pelos membros mais experientes da comunidade académica devem inspirar posteriores produções verbais coesas e coerentes.