Mestrado em Comunicação em Saúde | Master's Degree in Health Communication - TMCS
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comunicação em Saúde | Master's Degree in Health Communication - TMCS by Subject "Academic performance"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Auto-conceito/auto-estima e rendimento escolar em alunos do 2º e 3º Ciclos do ensino básico: contributo para melhorar a comunicação e o bem-estar em contexto escolarPublication . Gomes, Maria Antónia Valério Marques Mineiro; Goulão, FátimaA presente investigação teve como principais objectivos verificar, em alunos em final de ciclo 6º ano e 9º ano, de que forma o desempenho académico, o auto conceito e a auto-estima desses alunos se correlacionavam com as retenções. A amostra foi constituída em função do universo escolar restrito disponível. É composta por 80 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. O estudo realizado é de natureza naturalista, descritivo-correlacional, e socorre-se de uma metodologia de análise quantitativa. Com a finalidade de obter os dados utilizou-se a escala de auto-conceito e auto-estima (Peixoto e Almeida, 1999), a escala de atribuição causal (adaptada por Seno, 1992) e instrumentos complementares de recolha de dados. O estudo teve em linha de conta as variáveis sexo e número de retenções. Após a aplicação dos diferentes tratamentos estatísticos aos inquéritos realizados, retirámos como conclusões significativas as que se seguem: - Verificou-se uma diferença significativa entre rapazes e raparigas do 6º ano na dimensão “amizades íntimas", revelando as raparigas melhor auto conceito a este nível. - Os alunos sem retenções do 6º ano demonstraram possuir um melhor auto-conceito em relação à língua materna. - Constatou-se a existência de correlações significativas positivas entre as notas e quase todas as dimensões da escala do auto-conceito há excepção da aceitação social, competência atlética e amizades íntimas, e entre o rendimento escolar e o total da escala. - Para o 9º ano a competência escolar relaciona-se de forma positiva com as notas (quanto mais sucesso nas notas, melhor o auto-conceito ao nível da competência escolar) e a atracção romântica relaciona-se de forma negativa com as mesmas (quanto mais baixas as notas melhor o auto-conceito ao nível da atracção romântica). - Por fim o 9º anos revelam uma diferença significativa entre alunos com retenções e sem retenções na opção causa controlável “é uma razão que se nós quisermos podemos mudar para podermos termos boas notas" (causa interna)