Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL by Subject "3D virtual learning environments"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Processos de comunicação e aprendizagem em e-learningPublication . Mendes, Maria de Balsamão Venceslau Fernandes; Mendes, António QuintasNeste trabalho é apresentada uma investigação, realizada no Second Life®, na unidade curricular de Comunicação Educacional, dos Mestrados em Comunicação Educacional Multimédia e em Pedagogia do e-Learning, da Universidade Aberta. A unidade curricular decorreu durante o 2º semestre do ano lectivo de 2008/09 e envolveu duas turmas, num total de 50 estudantes. Foi desenhada a partir de actividades que decorriam em ambientes assíncronos como o Moodle e Wikis, em que os estudantes trabalharam, em pequenos grupos, matérias relevantes no domínio das Tecnologias Cognitivas e da Comunicação Mediatizada por Computador. Após esse trabalho, em ambientes assíncronos, os estudantes foram introduzidos ao Second Life®, com o objectivo de organizar um Congresso Virtual, a decorrer nesse ambiente. Para a realização da experiência pedagógica, subjacente a este estudo, foi criado um ambiente virtual de aprendizagem no Second Life®, estruturado considerando princípios pedagógicos de uma comunidade. Incluía tipos distintos de espaços: um campus virtual com salas de aula, espaços colaborativos, espaços de trabalho e construção em SL, um auditório de conferências e espaços de lazer. Descrevemos os recursos pedagógicos e as ferramentas disponíveis no Second Life®, o modo como os estudantes foram introduzidos ao Second Life®, o recurso ao SLOODLE, as actividades no Second Life®, a realização do Congresso Virtual e o modo como os estudantes realizaram, prepararam, avaliaram e discutiram as suas apresentações. A avaliação foi feita através da realização de entrevistas, da passagem de questionários e da análise dos materiais produzidos. Três questões orientaram essa avaliação: a) Como se caracteriza o SL do ponto de vista da comunicação relacional e social e como se diferencia da interacção noutros ambientes virtuais de aprendizagem. b) como se caracterizam os processos pedagógicos no SL e em que se diferenciam dos de outros ambientes virtuais de aprendizagem. c) Qual o potencial de um ambiente virtual como o Second Life para a Educação a Distância e para o E-learning e como se poderá articular com ambientes textuais assíncronos como o Moodle.