Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL by Subject "3º Ciclo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As implicações do B-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório nos Concelhos de Rio Maior e SantarémPublication . Oliveira, Alfredo; Tinoca, LuísEste projecto de investigação tem como objectivo pesquisar e conhecer as implicações da implementação da pedagogia do b-learning para o sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, é necessário identificar e compreender os possíveis obstáculos à sua execução, assim como, entender as condições que poderão favorecer a utilização do b-learning como prática pedagógica. Por outro lado, compreender os efeitos do b-learning na promoção do interesse e motivação dos alunos nas actividades escolares. Será também importante conhecer os interesses e motivações dos professores, bem como a sua percepção, em relação à utilização do b-learning como modalidade de ensino aprendizagem. O presente trabalho corresponde a uma investigação exploratória, descritiva e analítica, quer do ponto de vista quantitativo quer do ponto de vista qualitativo. A amostra foi constituída por 276 alunos e 48 professores de 4 escolas. Como instrumento de recolha dos dados, foram utilizados dois inquéritos por questionário. Após a recolha dos questionários procedeu-se a duas formas de tratamento dos dados. A primeira baseia-se no estudo das questões abertas, recorrendo-se à análise de conteúdo descritiva, realizada em três momentos. A segunda forma prende-se com as questões fechadas, utilizando-se a análise estatística. Esta pesquisa demonstrou que os alunos estão intrinsecamente motivados para a realização de tarefas online, sentindo-se satisfeitos com a sua execução. O grau de satisfação obtido com a utilização de plataformas de aprendizagem online foi positivo, assim como, a experiência de utilização das mesmas. Os resultados indicam que os alunos consideram importante a combinação das duas modalidades de ensino-aprendizagem, presenciais e online. Todavia, a presença física do professor e a reduzida utilização das plataformas de aprendizagem online neste nível de ensino são factores a considerar. Os professores não estão motivados para a utilização do b-learning e esta falta de motivação está relacionada com uma diversidade de factores associados aos próprios professores, às escolas e a outros factores de ordem estrutural.
- Web 2.0 no ensino da história e no ensino básico : estudo dum casoPublication . Lopes, Joaquim; Morgado, LinaAs tecnologias da Web 2.0 dão aos professores e alunos acesso ao um vasto conjunto de ferramentas que podem ser usadas para proporcionar novas formas de ensinar e aprender e ajudar os alunos a desenvolver tanto as suas capacidades básicas como níveis de domínio cognitivo mais avançados. As características da Web 2.0 favorecem o uso de boas práticas educativas como a colaboração e a participação ativa dos alunos na construção das suas próprias representações mentais. Esta dissertação centrou-se na utilização na disciplina de História de três ferramentas da Web 2.0 (Toonlet, GoAnimate e podcasts) e descreve a forma como uma turma do sétimo ano do Ensino Básico as usou para a criação dos seus próprios conteúdos. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho com estas ferramentas promoveu a motivação para aprender, a criatividade e mudanças positivas na relação dos alunos com a disciplina de História, como se pode verificar nas entrevistas, nas opiniões expressas pelos alunos nos seus relatórios finais e na análise dos trabalhos realizados durante o ano lectivo. Os alunos consideraram que as aulas tinham sido mais motivadoras e úteis. Outros resultados importantes dizem respeito à dificuldade que os alunos mostraram em resumir a informação encontrada, em deixar a mentalidade de “caçador recolector” e na utilização do Toonlet e do GoAnimate devido ao facto de estas ferramentas se encontrarem em inglês.