LE@D | Mestrados
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Browsing LE@D | Mestrados by Subject "1º Ciclo"
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- Educação Pré-Escolar e primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Básico : que relações pedagógicas e vínculos didácticos?Publication . Laranjeiro, Maria Isabel Cadete; Oliveira, IsolinaO presente estudo centra-se na sequencialidade entre a Educação Pré-Escolar (EPE) e o Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Funda-se no pressuposto de que a transição entre ciclos ao longo dos percursos educativos é uma questão fulcral, na óptica da articulação e da continuidade, factores decisivos para o sucesso educativo. A investigação desenvolveu-se a partir de dois grandes eixos de análise: um, o papel da EPE e as competências consideradas essenciais promover nesse nível educativo; outro, a continuidade no processo educativo das crianças entre este nível e o 1º ano do 1º ciclo. Fundamentou-se em estudos, teorias e orientações sobre o papel da educação de infância e das articulações curriculares entre estes dois graus educativos, mais especificamente, sobre as orientações curriculares para os dois níveis e sobre os modelos pedagógicos mais adoptados nos seus processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa decorreu durante o ano de 2010 num Agrupamento de Escolas de Lisboa, inscrevendo-se no design de um estudo de caso, uma vez que se pretende descrever, analisar e compreender aprofundadamente o fenómeno da transição entre a EPE e o 1ºCEB, num contexto específico. Utilizaram-se fontes múltiplas e variadas de dados de evidência, através de questionários, análise de documentos e observações de aulas e fazendo a análise e triangulação desses dados, num processo indutivo de apresentação dos resultados. Os resultados deste estudo retratam que, por um lado, se regista confluência nas concepções (conjunto de ideias ou de pontos de vista mais ou menos explícitos que têm por função guiar a sua prática pedagógica) dos docentes destes dois graus educativos sobre o papel da EPE e as competências promovidas no final desse nível, consonantes com o definido nos documentos legais, e que estas encontram seguimento e aprofundamento nas áreas de aprendizagem que constituem o programa do 1º ano. Por outro lado, numa perspectiva complementar, ressaltam vínculos no modo como concebem o processo de ensino e aprendizagem, que, no entanto, não se reflectem no modo como o aplicam nas suas práticas didácticas e avaliativas. Propomos uma reflexão 1) sobre o conceito de educação que se pretende promover neste Agrupamento, 2) sobre a especificidade da EPE, para que não se enquadre numa antecipação da escolarização, 3) clarificando, para cada nível educativo, tendo em conta a articulação e a continuidade entre estes, os seus objectivos, fundamentações e funções, nomeadamente quanto à articulação ensino-aprendizagem-avaliação.
- Projeto Fénix : inovação na organização pedagógica no 1º ciclo : estudo de casoPublication . Fernandes, Cármen Vanda Machado; Miranda, BrancaA dissertação que aqui se apresenta resulta de um trabalho de investigação junto de um Agrupamento de Escolas que adotou, a partir do ano letivo 2011/2012, como medida de promoção de sucesso educativo, o Projeto Fénix. Teoricamente, este estudo pretendeu analisar a escola enquanto organização social em que a comunidade escolar e social são partes interessadas na inovação e na mudança; esclarecer o conceito de projeto nos quadros dos novos regimes de autonomia e de gestão das escolas; compreender a importância e o papel dos projetos educacionais como fatores promotores de mudança e inovação pedagógica nas organizações escolares. Assim, adotando uma metodologia de trabalho de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo procurou-se, através de um estudo de caso, analisar as medidas organizacionais que a escola assumiu para dar um apoio mais personalizado aos alunos que evidenciavam dificuldades de aprendizagem, nomeadamente, na disciplina de português; de que forma se procedeu à sua implementação na prática diária e o impacto do projeto nos professores e alunos; e, ao mesmo tempo analisar a relevância e o sentido da avaliação no decorrer e no término de um projeto, como importante processo de apoio à transformação, à melhoria, à transparência, no desenvolvimento de projetos educativos. A concretização destes objetivos só foi possível graças à colaboração da direção do agrupamento que autorizou a consulta de vários documentos essenciais e de todos os outros intervenientes no processo (alunos, professores, diretora, coordenadores e encarregados de educação), que prontamente se disponibilizaram para responderem às entrevistas. Sucintamente pode dizer-se que o estudo permitiu perceber que a implementação do Projeto Fénix, no geral, foi bem aceite por toda a comunidade educativa, mesmo tratando-se de um desafio ambicioso que exigiu determinação, rigor e trabalho de equipa, no qual alunos, professores e pais se comprometeram a melhorar o sucesso educativo. Apesar dos entraves que surgiram em consequência das políticas economicistas e de contenção, do quadro político atual, e da falta de recursos humanos (bolsa de professores de apoio), a nova organização pedagógica fundamentada pelo Projeto Fénix conseguiu melhorar o clima de aprendizagem, recuperar os alunos com mais dificuldades de aprendizagem e aprimorar as excelências.
- Recursos educacionais abertos (REA) em contexto escolar : estudo de um caso numa escola do 1ª Ciclo do Ensino Básico do Concelho de AlmeirimPublication . Pereira, Francisco Miguel da Conceição; Barros, Daniela Melaré VieiraNo actual quadro da evolução da educação, os recursos educacionais abertos ou REA, tomam cada vez mais preponderância na facilitação dos processos de ensino e de aprendizagem. O objectivo deste trabalho, foi entender como estão os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico a utilizar esses recursos educacionais e que interfaces utilizam para conceber e partilhar esses recursos. Escolhemos uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Almeirim para desenvolver a nossa investigação, uma escola que fez parte de um projecto educativo tecnológico o PET 21, que pretendeu modificar a maneira como os professores percebem o ensino. A revisão da literatura essencial para este trabalho centrou-se principalmente nos seguintes autores: Anderson (2004), Coutinho (2005), Castells (2000), Weippl (2005), Stallman (2002), Jones (2011), Downes (2007), Siemens (2004). Adoptamos para a investigação uma metodologia qualitativa, que se desenvolveu como estudo de caso. O público-alvo, foram os professores dessa escola. O instrumento de recolha de dados foi um questionário elaborado para esta investigação bem como uma entrevista semi estruturada. Os resultados permitiram-nos concluir que os docentes não reconhecem o que são REA tem dificuldades na sua utilização. Os REA são percepcionados como um extra, utilizados como um recurso solto, limitando-se, a utilizar conteúdos disponíveis, como meros utilizadores sem clara intervenção no processo produtivo de REA.
- Software livre no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma proposta de distribuição linux adaptada à organização curricularPublication . Nunes, Paulo Luís Gomes; Cardoso, VitorEste estudo efectuou-se no âmbito do design de e-recursos educativos para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Procurámos encontrar formas possíveis de utilizar em educação as distribuições do sistema operativo Linux, que são gratuitas e de código aberto, e o modo como isso poderá contribuir para promover a utilização do software livre, no âmbito da organização curricular, e dinamizar a aprendizagem. Numa primeira fase, identificámos as virtualidades gerais dos ambientes Linux enquanto facilitadores do trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula com os alunos. De seguida, procurámos identificar, no conjunto das aplicações disponíveis para este sistema operativo, aquelas que poderiam adequar-se aos conteúdos curriculares do 1º ciclo. Numa terceira fase, apresentamos a nossa reflexão, experiência e proposta para a criação de uma distribuição Linux adaptada à organização curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Do ponto de vista mais técnico-informático esta é uma investigação exploratória, baseada em testes e experimentação das possibilidades de utilização e adaptação do sistema operativo e das distribuições Linux. Do ponto de vista educacional e aplicacional a metodologia utilizada foi essencialmente qualitativa. Fizemos um levantamento das distribuições internacionais que estão vocacionadas para utilização educativa, analisámos a oferta de distribuições portuguesas e sua adequação ao contexto educativo e procurámos detectar as aplicações mais utilizadas ou utilizáveis em actividades pedagógicas. Após análise, foram seleccionadas, as que considerámos mais passíveis de ser utilizadas com benefício para a estrutura curricular do 1.º Ciclo. Desta investigação concluiu-se que é possível criar uma distribuição de Linux adaptada à organização curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que existem conteúdos curriculares que podem ser ministrados com recurso a meios informáticos e existe um conjunto de aplicações de software livre, para Linux, que podem ser utilizadas na exploração desses conteúdos, A distribuição Pinguim, que criámos, demonstra esta possibilidade.