Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by Subject "Abordagem triangular"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Projeto Mães des Volkes: um estudo exploratório de um signo ideológico específico em arte-educaçãoPublication . Range, Suelyn Melo; Martins, AmílcarO trabalho de investigação aqui apresentado sob o título Projeto “Mães des Volkes”: Um Estudo Exploratório de um Signo Ideológico Específico em Arte-Educação - foi criado no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta e aborda a trajetória artística-pedagógica de mulheres imigrantes ao (re)significar pelas expressões artísticas. A problemática e o objeto de estudo estão centrados no desenvolvimento, organização, exploração e execução do (re)significar pelas Artes o signo (palavra) Migrationshintergrund, em contexto experimental de aprendizagem. A metodologia teórico-conceitual e empírica desta pesquisa desenvolveu-se através da investigação-ação articulada ao modelo de Relação Pedagógica proposto por Renald Legendre, apresentado por Amílcar Martins (MARTINS, 2002), que transcorreu em quatro fases: a fundamentação teórico-conceitual; a concepção; a implementação; a retroação e avaliação. O quadro teórico-conceitual focou em autores e conceitos pertinentes à diversidade e tolerância culturais, signo línguístico, racismo e educação pela arte que contribuiram à criação e execução do projeto. Os objetivos de aprendizagem foram realizados na confluência harmônica dos conceitos de expressão, criatividade, prazer e sensibilidade. Esta narrativa de Arte-Educação foi concebida, analisada e interpretada a partir de recursos gerados em diferentes fases do projeto, notadamente de imagens fotográficas e fílmicas, questionários, textos descritivos, slides contextualizadores, criações artísticas, entrevistas e jornais de bordo. A interpretação sobre os dados do Projeto “Mães des Volkes” revela o contributo da educação pela arte, associada à Abordagem Triangular como paradigma metodológico, na impulsão da condição de simples indivíduos imigrantes à condição de Sujeitos imigrantes conscientes e atuantes. Em adição, também realça a importância das expressões artísticas no processo de construção de conhecimento, aquisições de competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento pessoal, linguístico, estético-artístico e cultural.