Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by Subject "1st Cycle"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Expressão musical em atividades de enriquecimento curricular : estudo exploratório no Centro Escolar de Nossa Senhora do PópuloPublication . Machado, Maria João Calapez de Albuquerque Veloso; Martins, AmílcarA criação das Atividades de Enriquecimento Curricular de Música (AECM), em 2006, proporcionou condições para que um elevado número de escolas públicas do 1º ciclo oferecessem atividades neste âmbito. Este estudo circunscreveu-se ao Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo, concelho de Caldas da Rainha, durante o seu primeiro ano de funcionamento, em 2009. Ele aborda uma experiência no âmbito das AECM. Baseado numa ação-investigação de caráter exploratório o estudo pretende contribuir para uma maior compreensão sobre as estratégias de melhoria do ensino da música no 1º ciclo, partindo de práticas pedagógicas interligadas com os projetos escola e com o processo de inclusão dos alunos a uma nova realidade escolar. Eis a questão que orientou a nossa pesquisa: - Quais são os contributos da música no 1º ciclo, no que diz respeito ao enriquecimento das práticas pedagógicas, aos projetos de escola e à integração dos alunos ao seu novo espaço no Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo? O estudo está dividido em dois níveis, atendendo ao facto de sermos também coordenadora das AECM. O primeiro nível traduz-se no envolvimento dos professores das AECM na prática do ensino/aprendizagem da música. Num segundo nível pretendemos identificar como um projeto de expressão musical pode ter um papel inclusivo e integrador num espaço escolar novo. O trabalho empírico em que foi delineada a investigação-ação assenta numa metodologia qualitativa com características de uma abordagem exploratória. Na recolha de dados usados salientamos a análise de documentos, entrevistas, a observação e os diários de bordo da investigadora, bem como os das professoras participantes nesta pesquisa sobre as AECM. O cruzamento sobre a análise dos dados das várias fontes permitiu-nos elaborar uma síntese que evidenciou as caraterísticas sobre a participação e a relevância do projeto. Ele promoveu o enriquecimento pessoal das crianças, através da fruição artística e musical, ao mesmo tempo que foi indutor do aprofundamento dos processos relacionais entre todos os agentes e sujeitos participantes na experiência. As AECM revelaram-se igualmente como um dispositivo de socialização, interagindo com o trabalho escolar e promovendo as relações de cooperação dentro da escola, o que resultou como uma mais valia para a comunidade escolar.