Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
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Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by Subject "1º Ciclo"
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- Expressão musical em atividades de enriquecimento curricular : estudo exploratório no Centro Escolar de Nossa Senhora do PópuloPublication . Machado, Maria João Calapez de Albuquerque Veloso; Martins, AmílcarA criação das Atividades de Enriquecimento Curricular de Música (AECM), em 2006, proporcionou condições para que um elevado número de escolas públicas do 1º ciclo oferecessem atividades neste âmbito. Este estudo circunscreveu-se ao Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo, concelho de Caldas da Rainha, durante o seu primeiro ano de funcionamento, em 2009. Ele aborda uma experiência no âmbito das AECM. Baseado numa ação-investigação de caráter exploratório o estudo pretende contribuir para uma maior compreensão sobre as estratégias de melhoria do ensino da música no 1º ciclo, partindo de práticas pedagógicas interligadas com os projetos escola e com o processo de inclusão dos alunos a uma nova realidade escolar. Eis a questão que orientou a nossa pesquisa: - Quais são os contributos da música no 1º ciclo, no que diz respeito ao enriquecimento das práticas pedagógicas, aos projetos de escola e à integração dos alunos ao seu novo espaço no Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo? O estudo está dividido em dois níveis, atendendo ao facto de sermos também coordenadora das AECM. O primeiro nível traduz-se no envolvimento dos professores das AECM na prática do ensino/aprendizagem da música. Num segundo nível pretendemos identificar como um projeto de expressão musical pode ter um papel inclusivo e integrador num espaço escolar novo. O trabalho empírico em que foi delineada a investigação-ação assenta numa metodologia qualitativa com características de uma abordagem exploratória. Na recolha de dados usados salientamos a análise de documentos, entrevistas, a observação e os diários de bordo da investigadora, bem como os das professoras participantes nesta pesquisa sobre as AECM. O cruzamento sobre a análise dos dados das várias fontes permitiu-nos elaborar uma síntese que evidenciou as caraterísticas sobre a participação e a relevância do projeto. Ele promoveu o enriquecimento pessoal das crianças, através da fruição artística e musical, ao mesmo tempo que foi indutor do aprofundamento dos processos relacionais entre todos os agentes e sujeitos participantes na experiência. As AECM revelaram-se igualmente como um dispositivo de socialização, interagindo com o trabalho escolar e promovendo as relações de cooperação dentro da escola, o que resultou como uma mais valia para a comunidade escolar.
- A expressão plástica como atividade de enriquecimento curricular nas escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico da Região Autónoma da Madeira : (impactos de 11 anos de existência)Publication . Silva, Filipa Moreira; Ferreira, Manuela MalheiroO Gabinete Coordenador de Educação Artística, iniciado em 1980 a partir de um projeto de implementação da expressão musical e dramática no 1.º ciclo do ensino básico, é uma direção de serviços da Secretaria Regional de Educação e Cultura, Região Autónoma da Madeira, com trinta anos de trabalho no processo de implementação das artes no ensino geral. Em 1999, com o intuito de oferecer formação, orientar e coordenar os professores responsáveis pela expressão plástica, atividade de enriquecimento curricular desenvolvida nas Escolas a Tempo Inteiro da Região Autónoma da Madeira, foi implementada a Coordenação Regional de Expressão Plástica (CREP), responsável sobretudo pela formação dos professores generalistas que, por falta de professores especialistas, desenvolviam a área nas escolas. Num percurso de onze anos de evolução, com as suas mudanças, as suas estratégias e as suas iniciativas, a CREP trabalhou, sobretudo, no sentido de promover a valorização da área nas escolas e colocá-la no mesmo patamar de outras com mais relevância e antiguidade. Sentiu-se, hoje, a necessidade de olhar para trás, de refletir sobre o trabalho desenvolvido e obter uma visão personalizada e aberta desta coordenação, onde pudesse conhecer-se a perspetiva dos seus vários intervenientes, os principais visados da sua história. Pretendeu-se, sobretudo, questionar, avaliar e compreender que impactos esta atividade trouxe para os seus partícipes mais imediatos: os seus elementos internos, os professores que defendem a área no terreno, a comunidade educativa e os alunos, aqueles para quem todos os outros dirigem o seu trabalho árduo para que possam, daqui a alguns anos, ser cidadãos completos e, esperamos, abertos à arte. Metodologicamente, esta investigação incidiu o seu o estudo numa análise em profundidade de um objeto específico: a CREP, inserida no seu contexto institucional. Dentro desta perspectiva, o plano geral metodológico desta investigação incidiu num estudo de caso, pois coube à investigação descrever o objeto e compreendê-lo, recolhendo dados que o explicassem dentro do contexto onde este se insere e relacionando-os com outros já existentes. Pelas suas características, o seu propósito baseou-se numa metodologia avaliativa fundamentada no paradigma construtivista por se tratar de um sistema de interação social que possibilitou o confronto e a relação entre os testemunhos dos seus vários protagonistas, baseados na experiência obtida, desde os mais altos cargos até ao aluno que usufrui das atividades de expressão plástica. Esta dinâmica relacional entre os diversos intervenientes trouxe ao estudo diferentes visões, diferentes sugestões e os seus resultados foram possuidores de mais-valias para a melhoria das suas práticas e perspectiva mudanças na valorização da atividade. No final do estudo, onde foi feita uma avaliação do trabalho desenvolvido ao longo deste onze anos pela CREP, ficou reconhecida a importância da expressão plástica, como área curricular e de enriquecimento curricular, para o desenvolvimento das competências básicas da criança durante o 1.º ciclo do ensino básico e foram identificados os impactos desta área e da sua coordenação nos vários intervenientes da mesma (diretos e indiretos) e na comunidade em geral.
- As expressões artísticas no curriculum do 1º ciclo : relevância no desenvolvimento integral do alunoPublication . Rocha, Maria Helena Ribeiro da; Marques, Maria do CéuO estudo que nos propomos efetuar, partiu do pressuposto geral de que a Educação Artística continua a ter um lugar pouco significativo no contexto do Sistema Educativo Português. As conceções atuais sobre a aprendizagem apontam para uma escola de saberes e competências que preparam os alunos não só para as áreas de estudo, mas também para a vida, encarando o indivíduo num sentido holístico. Consideramos relevante para esta investigação, compreender o valor, a perceção, as ideias, significados, interpretações e os sentimentos dos professores sobre o ensino das expressões artísticas no 1º ciclo do ensino básico, no desenvolvimento global da criança e se estes põem em prática as expressões artísticas, conforme preconiza o currículo do 1º ciclo. As principais linhas de força que orientaram este trabalho de investigação estão ligadas a duas vertentes que constituem o quadro teórico-concetual desta pesquisa: a educação artística como prioridade essencial na escola e as expressões artísticas como relevância no desenvolvimento integral do aluno. O trabalho empírico assenta numa abordagem fenomenológica, de natureza descritiva e interpretativa, centrado numa metodologia qualitativa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. A análise e a interpretação de dados foram feitas através da técnica de análise de conteúdo que permitiu a obtenção de informação relevante para o nosso estudo. Os resultados obtidos revelam que os professores, apesar de terem uma carga horária semanal de 3 horas para a prática das expressões artísticas, as subvalorizam na gestão e prática do currículo em relação às outras áreas curriculares, considerando que as áreas curriculares de matemática e português são objeto de exame nacional. Os professores sinalizam a necessidade de haver mais formação para a aquisição de conhecimentos e competências para se sentirem mais à vontade na realização de atividades de expressões artísticas e reconhecem a importância da coadjuvação na melhoria da sua prática letiva. Embora os professores sintam dificuldade na prática efetiva das expressões artísticas, consideram-nas importantes no desenvolvimento pessoal e cultural da criança, possibilitando uma formação integral. Com este estudo, pretende-se a promoção da educação artística na escola e, de alguma forma, contribuir para que as expressões artísticas ocupem o seu verdadeiro lugar no 1º ciclo do ensino básico.
- A importância da educação artística no 1º Ciclo de Ensino Básico : conceção, implementação e avaliação do Projeto Tum-TumPublication . Reis, Cláudia Maria Santos; Vila Maior, DionísioNesta investigação pretende-se refletir sobre o contributo da música para a formação integral do indivíduo, compreender se a prática instrumental e o contacto com a música tradicional portuguesa possibilita o desenvolvimento artístico e cultural da criança, perceber o que levou à criação e implementação do Projeto Tum-Tum (PTT), verificar se o funcionamento do projeto está em conformidade com as orientações programáticas da música no 1º ciclo do ensino básico e avaliar e detetar eventuais carências ou incorreções que possam existir. Na primeira parte, pretendemos abordar os conceitos de educação artística, apresentando uma reflexão acerca da importância da mesma no desenvolvimento harmonioso e educacional do ser humano. Paralelamente, pretendemos dar especial atenção à Expressão e Educação Musical, percebendo o seu fundamental contributo para a construção de indivíduos bem formados, cívicos e cultos, incluindo o aprofundamento do currículo, de acordo com as orientações programáticas do ensino da música no 1º ciclo do ensino básico. Além disso, para que possamos avaliar o nosso objeto de estudo, pareceu-nos relevante compreender o conceito de avaliação, especialmente, ao nível da avaliação de projetos. No contexto da presente investigação, o estudo de caso é a abordagem metodológica de investigação adequada a esta questão. Deste modo, o estudo tem por base a observação e análise do projeto artístico desenvolvido na escola EBI da Horta, como exemplo de promoção, criação, desenvolvimento e crescimento cultural da população estudantil do 1º ciclo do ensino básico. Assim, serão participantes deste estudo, as duas docentes dinamizadoras do projeto e o coordenador do grupo disciplinar de Educação Musical da escola em estudo e todos os alunos que frequentam o projeto. No que concerne ao nível de tratamento de dados, iremos utilizar o método quantitativo, operacionalizado através de inquéritos por questionário com perguntas fechadas de escolha múltipla, e o método qualitativo, ao nível dos inquéritos cujas questões são de respostas abertas. Com este estudo prático, pretendemos provar que uma solução encontrada para colmatar as dificuldades acrescidas, nomeadamente, falta de tempo no horário para o ensino das artes, bem como a desproporcionalidade no tempo de ensino, é a criação e implementação de projetos artísticos, como atividades de complemento curricular.
- A promoção da atitude filosófica na infância com recurso às expressões artísticas : o Projeto Filosofia para TodosPublication . Soares, Ana Cristina Barroso; Teixeira, AntónioA presente dissertação tem como foco a promoção da atitude filosófica na infância e a sua possível operacionalização através do Projeto Filosofia Para Todos. Ancora-se numa perspetiva que consagra a filosofia como meio privilegiado para o desenvolvimento do pensar crítico (Lipman.1985), defende a arte como a base da educação (Read.2007) e elege as expressões artísticas como meio para a obtenção de conhecimento (Goodman.2006). O projeto inspirado no Programa de Filosofia para Crianças de Lipman foi criado e dinamizado, em par pedagógico, por duas docentes de Filosofia durante o ano letivo 2010/2011 com duas turmas do ensino básico (quarto e sexto anos). Foi aplicado o método dialógico – pergunta/ resposta - proposto pelo filósofo norte-americano para a promoção do pensar crítico, no entanto, os recursos utilizados, do domínio das expressões artísticas, foram criados e/ ou adaptados pelas autoras do projeto. As atividades e a escolha da sua designação refletem a relação entre as expressões plástica, dramática, musical e a atitude filosófica, por isso, na construção / adaptação dos materiais / recursos e respetiva denominação privilegiaram-se a referência a um objeto e a um verbo que, em conjunto, revelassem o objetivo pretendido. Surgiram assim a Caixa de Pensar, a Roda de Sentir e o Quadro de Ouvir. Ao longo deste trabalho procuramos mostrar o caminho percorrido pelos intervenientes no Projeto Filosofia Para Todos na promoção da atitude filosófica na infância, dividindo em quatro partes o nosso estudo: a primeira em que esclarecemos o papel da arte como mediadora de outros conhecimentos, a relação entre expressões artísticas / filosofia e a atitude filosófica; a segunda em que analisamos o programa de Filosofia para Crianças de Lipman e a sua adequação às características da faixa etária dos alunos; na terceira parte abordamos a prática do projeto no que respeita a metodologia e a recolha de dados; na quarta parte analisamos e fazemos uma reflexão, à luz do enquadramento teórico e dos dados recolhidos, sobre o Projeto Filosofia Para Todos. Por fim, na conclusão, apresentamos a nossa perspetiva sobre a aplicação do projeto, discutindo as suas possíveis limitações e a necessidade de continuação de uma investigação sobre esta problemática de molde a que seja possível avaliar, a médio prazo, o processo formativo dos alunos.