Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by Subject ""Alternative Instrumental Practice, Conventional""
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes práticas instrumentais nas aulas de educação musical alunos do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teves, Carla Manuela de Oliveira; Ferreira, Manuela MalheiroEste estudo pretendeu investigar as diferenças existentes entre os efeitos da utilização de duas práticas instrumentais na aprendizagem musical de alunos em meio escolar. As práticas instrumentais são aqui denominadas convencional , a que é baseada na utilização de instrumentos Orff, e alternativa , a que tem por base a utilização de objetos como fonte sonora. Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo que consistiu na aplicação de duas práticas instrumentais diferenciadas a um grupo/turma de alunos. Efetuámos uma pesquisa do tipo investigação-ação numa turma de 28 alunos do 5º Ano de escolaridade, do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica 2,3 Prof.ª Diamantina Negrão em Albufeira, nas aulas curriculares de educação musical, durante um período experimental de cerca de seis meses, entre Setembro de 2011 e Março de 2012. Verificou-se mediante a utilização das técnicas de observação direta e de inquérito por questionário que a utilização da prática instrumental alternativa realizada com os denominados objetos sonoros, nas condições em que foi realizada, revelou vantagens em relação à prática dita convencional . Ao nível de alguns parâmetros do ensino na disciplina de educação musical,avaliados, podemos concluir que, pela participação num programa comparativo de duas práticas instrumentais, se verificaram as seguintes diferenças aquando da prática instrumental alternativa realizada com objetos sonoros: Uma melhoria da média da avaliação sumativa dos alunos; Uma melhor média dos alunos no domínio das atitudes e valores ; Uma melhoria da média da aprendizagem dos alunos nos parâmetros da Interpretação / Comunicação , da Criação / Experimentação , Perceção Sonora e Musical ; Um ligeiro abaixamento médio da aprendizagem dos alunos, no parâmetro de Culturas Musicais nos Contextos. Como conclusão, pode inferir-se que a prática instrumental alternativa , a primeira a ser introduzida, tenha, na verdade, causado um efeito mais positivo no conjunto das competências musicais e nos resultados escolares, mas que isto não está diretamente relacionado com o índice de agradabilidade que os alunos experimentaram que foi superior, aquando da prática instrumental convencional, atestado pelas opiniões expressas nos inquéritos aplicados a meio e no final da administração do programa aos alunos.