Linguística | Comunicações em congressos, conferências / Linguistics - Communications in congresses, conferences
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- Polifonia na voz autoral: resumo e agradecimentos na tese de doutoramentoPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana VieiraO trabalho apresenta uma análise contrastiva do parâmetro voz autoral em 100 resumos e 100 agradecimentos, textos dos géneros incluídos e contíguos em teses de doutoramento da Universidade de Coimbra. Procurou-se identificar os mecanismos e as componentes que sustentam a voz autoral (Coutinho & Miranda, 2009; Adam, 2008), nas dimensões individual / coletiva e dialogal (Matsuda & Tardy, 2007; Tardy, 2012), relacionando-os com as práticas sociodiscursivas das diferentes comunidades (Hyland, 2003, Hyland & Tse, 2004). A análise privilegiou as entidades a quem se dirigem os textos de ambos os géneros e os motivos subjacentes à sua elaboração. Os resultados apontam para uma voz autoral polifónica (Bakhtin, 1986). No resumo, dirigido a uma comunidade profissional e académica, os autores seguem padrões textuais não marcados, de tipo coletivo, que também se encontram em outros géneros maiores, como a própria tese. A voz autoral adquire uma dimensão social, patente no uso de formas impessoais e de léxico especializado. Nos agradecimentos, os autores dirigem-se a pelo menos duas comunidades distintas: profissional e pessoal. Podem então identificar os destinatários através do uso de vozes diferentes, o que origina adaptação de modelos textuais através de mecanismos marcados e não marcados, como a oscilação entre formas impessoais e pessoais, os sentidos explícitos e implícitos, os usos especiais da pontuação e o humor. Esta pluralidade de vozes ou polifonia está presente tanto entre resumos e agradecimentos como no interior dos próprios agradecimentos, assinalando sempre a diferença entre as comunidades a quem se destinam os segmentos textuais. A polifonia constitui, portanto, um efeito da dimensão dialogal de ambos os géneros e confirma a importância da voz autoral enquanto parâmetro de género.