Ciências da Educação | Education Sciences
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Browsing Ciências da Educação | Education Sciences by Subject "1º Ciclo"
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- A educação sexual veiculada pelos manuais escolares : um contributo para a prática docente no 1º CicloPublication . Diogo, Anabela Salvado; Oliveira, Maria Teresa; Ferreira, Manuela MalheiroA Educação Sexual (ES), integrada na Educação para a Saúde, tem vindo a ocupar um lugar de destaque na Escola, revelando-se essencial a criação de condições, que incluam a formação do(a)s agentes educativo(a)s, para a ES se traduzir numa realidade em meio escolar. É basilar que a Escola opere ao nível da aquisição de conhecimentos, na área dos afectos e sentimentos e efectue um treino de competências fundamentais ao crescimento pessoal e social sadio do(a)s aluno(a)s. Considerando o manual escolar como o recurso didáctico mais utilizado em meio escolar e que, na generalidade, o(a)s docentes o encaram como um apoio essencial para a sua prática lectiva, a investigação que se apresenta pretendeu indagar que contributo oferece o manual escolar para o desenvolvimento da Educação Sexual em contexto de sala de aula? Foi efectuado um estudo exploratório que englobou a avaliação de todos os manuais de Estudo do Meio do 3º ano de escolaridade disponíveis para adopção pelas escolas, N=17, relativamente ao tema da Reprodução Humana, com base numa grelha de análise, construída e validada para tal. Posteriormente, foi conduzido um estudo de caso centrado em duas turmas do 3º ano de escolaridade, averiguando-se a receptividade de professore(a)s e aluno(a)s na promoção da Educação Sexual através dos manuais escolares, optando-se por uma triangulação metodológica que envolveu a observação e o inquérito por questionário e por entrevista. Foi possível, centrado nos resultados do estudo, contribuir para a construção de um manual escolar direccionado para o 1º Ciclo. A condução de ambos os estudos permitiu concluir que os manuais escolares não revelavam qualquer preocupação na promoção da Educação Sexual. Demonstravam-se redutores na abordagem aos conceitos da Reprodução Humana, negligenciavam as dimensões da sexualidade e descuravam o desenvolvimento de capacidades individuais no(a)aluno(a). Concluiu-se que a Educação Sexual formal depende da vontade e sensibilidade do(a) professor(a).
- Os meios tecnológicos na Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ramalho, Anabela Panão; Cerveira, Alexandre; Simões, AntónioA presente tese aponta a necessidade que há de se proceder ao reconhecimento dos verdadeiros resultados das sucessivas Reformas do Sistema Escolar Português, nas últimas três décadas do século XX, as quais tinham como objectivo a Educação dos Cidadãos livres de uma sociedade em permanente e acelerada evolução, por força das pressões de ordem sociológica e tecnológica. Confrontado com o actual binómio trabalho/sociedade, cada cidadão tem o direito de exigir ao legislador responsável um modelo de ensino que crie um sistema global de pensamento e adaptação à mudança ao longo da sua vida; na verdade, é hoje de vital importância a formação de indivíduos, dotados dos conhecimentos e das competências mais amplas e profundas, que os tornem capazes de "aprender a aprender" e, ao mesmo tempo, é essencial que sintam a necessidade de incrementar, constantemente, o seu nível de conhecimento. Na sociedade actual, a informação integra modalidades simbólicas de distintas linguagens de comunicação, como textos, imagens, sons e gráficos, o que gera, naturalmente, mais motivação aos usuários, já que o formato da apresentação de informação é atractivo e simpático. Neste contexto pretende-se averiguar em que medida os docentes dos ensinos Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico se têm actualizado, ao ritmo adequado, a esta sociedade de informação em rápida evolução; e, neste sentido, tentar saber do recurso, nas várias docências, aos meios tecnológicos disponíveis, tendo em conta as novas tecnologias. No plano teórico a nossa investigação situa-se no âmbito dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico implantados em espaços diversificados ao nível do território nacional escolar, de modo a optimizar a fiabilidade da amostragem baseada nos questionários distribuídos aos docentes. Partimos da hipótese geral: "Os docentes do ensino Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico não estão a utilizar, de forma adequada e rentável, todos os meios audiovisuais e informáticos, actualmente disponíveis"; as razões mais óbvias que nos levaram à formulação desta hipótese descobrimo-las pela observação directa, ao verificarmos que havia docentes a quem falta a formação adequada para o seu uso e, noutros casos, não tinham acesso a esses meios, porque simplesmente nem eles nem a sua escola os possuíam. A averiguação da hipótese põe em evidencia a necessidade da formação inicial e contínua daqueles docentes, de modo a torná-los aptos e motivados para o uso das tecnologias da informação e da comunicação; isto, porque os seus alunos, normalmente, são seus consumidores fora da escola.
- O perfil de competências do professor do 1º ciclo do ensino básico em matemática : o professor disponível e o professor desejadoPublication . Ribeiro, Sandra Canário; Gaspar, Ivone; Oliveira, IsolinaEste estudo desenvolve uma perspetiva interpretativa, construtivista face ao objeto de estudo que se situa na análise das caraterísticas do professor que ensina Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem, como objetivo principal, o confronto do perfil encontrado com o perfil desejado para este professor, com base em competências identificadas. Identifica-se a prática, ou seja, a realidade do quotidiano docente na conjugação da prática conhecida/explorada em consequência do modelo de formação inicial a que se sujeitaram e as formas ou modos como continuaram essa formação. O desenho do perfil esperado sustenta-se num conjunto de teorias que cruzam conhecimentos provenientes do campo do Currículo e do campo da Formação de Professores. Para isso, elaborou-se um quadro concetual que interrelaciona aspetos curriculares com aspetos da formação e do desempenho profissional, visando a definição de um perfil de competências. Depois, questiona-se, através do confronto, o perfil identificado quanto às competências do professor de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o perfil desejado para o mesmo tipo de professor. Em obediência a este pensamento, estruturou-se o trabalho em três partes. Na primeira parte, faz-se o enquadramento teórico, através da análise de conceitos chave – currículo, ensino e competência – do estudo de alguns modelos de formação de professores, com a identificação da sua prática no que respeita ao ensino da Matemática e da reflexão sobre programas (ou conteúdos programáticos) na Matemática. Na segunda parte é apresentada a metodologia seguida neste estudo, de natureza qualitativa com suporte de alguma informação recolhida e tratada quantitativamente; faz-se a justificação teórica e a descrição dos procedimentos de recolha e análise dos dados. Na terceira parte, apresentam-se, analisam-se e interpretam-se os dados recolhidos. Aponta-se, como contributo significativo deste estudo, a visão da profissionalidade do professor, ancorada em dimensões do currículo. Mereceram particular destaque as dimensões explícitas nos planos de estudo e nos programas de ensino. Embora se reconheça importância à dimensão que engloba estratégias de ensino, não foi possível abrangê-la no objeto de estudo focalizado nesta investigação.