Ciências da Educação | Education Sciences
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- Modelos ibéricos de ensino superior a distância no contexto mundialPublication . Carmo, Hermano; Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Barata, Óscar SoaresO presente trabalho tem como objectivo comparar duas organizações de ensino superior a distância, a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) de Espanha e a Universidade Aberta de Portugal, como instrumentos de desenvolvimento de recursos humanos, no contexto global da problemática da educação no mundo contemporâneo e da contribuição dada pelo ensino a distância. Para atingir tal objectivo, o autor adoptou uma estratégia interdisciplinar, com recurso de forma mais frequente às contribuições da Sociologia das Organizações e da Educação e à abordagem sistémica. A dissertação está organizada em três partes distintas, precedidas de uma introdução e seguidas de uma bibliografia consultada e de cinco breves anexos. Na introdução, após situar-se o leitor quanto ao percurso teórico e empírico empreendido pelo autor até chegar ao objecto de estudo, procura-se elucidá-lo sobre as opções metodológicas feitas ao longo da pesquisa bem como das suas principais contribuições e limitações. Na primeira parte (caps. 1 e 2), partindo de uma perspectiva macrossociológica, identificam-se três grandes processos sociais contemporâneos que condicionam a emergência de seis necessidades educativas, tendo procurado demonstrar-se que os sistemas de ensino convencional, só por si, não lhes conseguem dar resposta. Seguidamente, após descrever-se o modo como se desenvolveram os sistemas de ensino a distância, foram identificadas as suas principais contribuições para a resolução de alguns dos problemas educativos referidos. Na segunda parte (caps.3 a 6), a aplicação, a diversos níveis, do modelo de análise organizacional adoptado, permitiu observar, nas suas linhas mestras, dois sistemas de ensino a distância bem diferentes - o espanhol e o português. Na terceira parte, (cap. 7 e conclusão), em jeito de reflexões finais, procurou-se identificar um novo campo de pesquisa no domínio da Sociologia da Educação, o da educação a distância, traçando-lhe os principais contornos e virtualidades. Seguidamente, procedeu-se à síntese do caminho percorrido, a uma análise contrastiva das duas universidades abertas estudadas, procurando-se daí extrair um conjunto de condicionantes estratégicas dos dois modelos.
- Concepções alternativas no ensino da física à luz da filosofia da ciênciaPublication . Valadares, Jorge; Trindade, Armando RochaEste trabalho, desenvolvido ao longo de vários anos, teve em vista investigar como é que as representações que os professores de Física e os seus alunos «negoceiam» na sala de aula se relacionam com a ciência física e a reflexão epistemológica feita sobre esta ciência. Dada a natureza e o âmbito desta pesquisa foi adoptada uma metodologia eminentemente qualitativa tendo como base um instrumento poderoso do ponto de vista heurístico concebido pelo educador D. Bob Gowin, da Universidade de Cornell e conhecido por Vê do conhecimento, Vê heurístico, Vê epistemológico ou Vê de Gowin (Gowin, 1990). Tal como preconiza este instrumento, a pesquisa assentou em determinada visão do mundo da educação resultante não só da longa experiência do investigador, um professor de Física com cerca de 30 anos de ensino da Física em diversas escolas do ensino secundário e na Universidade Aberta, bem como de uma também longa reflexão sobre esse ensino traduzida em diversas comunicações, cursos e livros didácticos já produzidos. A operacionalização do grande objectivo que se propôs atingir na medida do possível conduziu o investigador à necessidade de aprofundar largamente os seus conhecimentos sobre a história da construção do conhecimento físico e, fundamentalmente, levou-o a uma reflexão filosófica sobre a construção deste conhecimento ao longo da história do pensamento. A reflexão foi efectuada em torno de grandes problemas epistemológicos, como são o da possibilidade de um conhecimento pleno da realidade exterior, o da origem do conhecimento físico, o da essência deste conhecimento, o das suas formas, motivações e metodologia e ainda o da sua validade e demarcação. Desta incursão no mundo da Filosofia da Física, que terminou com o estudo de algumas das mais importantes obras da epistemologia do século XX, resultou uma série de princípios, tal como também preconiza o referido Vê do conhecimento. Estes princípios, juntamente com a revisão e aprofundamento do conhecimento pessoal sobre algumas teorias físicas fundamentais neste trabalho, como são as da Mecânica clássica, da Relatividade Restrita e da Termodinâmica, algumas teorias da aprendizagem, de que se destaca a teoria da aprendizagem significativa, de raiz ausubeliana, e a definição rigorosa dos conceitos envolvidos nesta teoria, constituíram o suporte conceptual desta investigação. Foi com base neste quadro conceptual que se passou à análise das características das concepções físicas reinantes nas aulas, com especial relevância para as imensas concepções erróneas reveladas pelos alunos ao longo de cerca de duas décadas de pesquisas efectuadas um pouco por todo o lado, e com as quais o investigador se procurou familiarizar o mais possível. Foram também analisadas, em termos comparativos, as concepções erróneas dos próprios professores, bem como as que foram surgindo ao longo da construção da própria Física. Fez parte ainda do trabalho de campo o desenvolvimento de duas pesquisas sobre concepções erróneas destinadas a testar algumas hipóteses de trabalho feitas pelo próprio investigador: uma pesquisa foi efectuada numa turma de alunos do professor-investigador e incidiu sobre o conceito de energia; a outra foi levada a cabo com um grupo de professores que frequentaram um curso de relatividade restrita, leccionado pelo próprio investigador, e incidiu sobre a relatividade das grandezas mecânicas. No final da investigação foram produzidos juízos de conhecimento acerca das concepções físicas «negociadas» nas aulas de física, em particular sobre as origens e características das concepções erróneas, que desempenham um papel tão importante no ensino da Física. E o trabalho terminou com a formulação de alguns juízos de valor acerca da investigação efectuada e algumas implicações desta que o investigador gostaria de ver implementadas na futura educação em Física na sala de aula, no que respeita a quatro dos grandes «lugares comuns» em educação a que se referiram Schwab (1964) e Novak e Gowin (1991): o currículo, o professor, a avaliação e a governança.
- Estratégias alternativas para a introdução das TIC em educaçãoPublication . Soares, Rui; Neto, FélixDevido à previsível importância que as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) assumirão na formação (inicial, em serviço e contínua) de professores de qualquer grupo disciplinar e à falta de conhecimento prático da utilização pedagógica de tais meios, parece que a integração generalizada de computadores na escola ficará, no mínimo, comprometida se não forem tomadas decisões que facilitem o conhecimento das suas potencialidades e de formas de utilização nos vários níveis de ensino. Para compreender as razões de tal situação enviaram-se 5000 questionários para recolha das opiniões dos professores acerca do uso dos computadores. A análise dos 10012 questionários recebidos permitiu identificar factores relevantes para o processo de integração das tecnologias nas escolas de ensino não superior, comparar estes resultados com os que foram produzidos, em 1984, por uma investigação (que usou idêntico inquérito) feita com professores de Matemática de 16 escolas preparatórias e secundárias da área urbana de Lisboa e preparar módulos para diferentes níveis de formação de agentes educativos. Foi, ainda, feita a experimentação de um módulo de formação com 191 professores da área pedagógica de Lisboa, não se tendo observado mudanças significativas das opiniões por eles manifestadas Contudo, houve uma ligeira melhoria das pontuações entre o pré e o pós teste.
- Vozes sobre a televisão no âmbito da educação de pessoas adultas : uma abordagem socioculturalPublication . Aires, Luísa; Trindade, Armando Rocha; Pablos Pons, Juan deA presente investigação emerge do campo epistemológico das Ciências Sociais – mais especificamente dos denominados Estudos Culturais – e fundamenta-se nas teorias de Lev Vygotski e Mikhaïl Bakhtin. A dimensão externa mais visível da perspectiva teórico-metodológica adoptada reside no seu carácter interdisciplinar, integrando propostas oriundas do âmbito da Psicologia, Filosofia, Sociologia, Ciências da Comunicação e Ciências da Educação. No estudo desenvolvido definimos como meta prioritária explorar os contributos da teoria sociocultural para a análise do papel mediador da Televisão nos processos de construção da Identidade Cultural vinculados a contextos específicos de Educação de Pessoas Adultas. Consideramos que os processos sociais e culturais que configuram o quotidiano das sociedades hodiernas produzem-se, sobretudo, como acontecimentos comunicativos mediáticos que interferem não só nas formas de organização social como também nos processos de construção de identidade cultural. Esta dimensão da realidade social constitui um importante repto para as Ciências da Educação, participantes na produção de novos discursos sobre os processos de aprendizagem observados nos diferentes âmbitos da acção humana. A concepção vygotskiana de mediação cognitiva e o papel dos signos – linguísticos e não linguísticos – na criação do pensamento humano associada à perspectiva bakhtiniana de discurso enquanto comunicação, dialogia, voz, género discursivo permitem-nos a abordagem sociocultural da oralidade como manifestação da linguagem nos modos de pensamento humano. Mediante o uso, domínio, privilegiação, reintegração e apropriação de diferentes instrumentos mediadores, os agentes criam outros instrumentos transformando o sentido e a natureza dos primeiros. Neste contexto, definimos como objectivo central da investigação estudar as formas de mediação protagonizadas pela Televisão em geral, e por um programa cultural televisivo, em particular, nos discursos escolares. Para tal, seleccionámos quatro grupos naturais de alunos do Ensino Recorrente pertencentes a diferentes níveis de escolaridade – 1º, 2º e 3º ciclos. A metodologia de recolha e análise de informação adoptada é de natureza qualitativa exploratória. A partir da aplicação da técnica de grupos de discussão e da metodologia microgenética inseridas na dinamização de actividades escolares orientadas pelos temas “A Televisão e o Quotidiano” e “O documentário Senhora Aparecida”, acedemos à exploração da privilegiação e reintegração do papel da Televisão como instrumento mediador nos processos educativos. O contraste teórico de uma proposta metodológica para a análise da mediação sociocultural com base na acção discursiva escolar, a exploração do método de grupos de discussão no estudo da mediação produzida por instrumentos culturais específicos como é o caso da Televisão e a análise de estratégias de resolução de problemas a partir dos discursos produzidos no contexto da aplicação da metodologia microgenética desocultam-nos um conjunto de propostas sobre a importância do diálogo na Educação de Pessoas Adultas, os modos de apropriação de programas de Televisão específicos e o papel dos contextos escolares na articulação de relações semânticas descontextualizadas e contextualizadas nas vozes dos agentes.
- Questões epistemológicas da inovação educativa no contexto multicultural de MacauPublication . Branco, Miriam de Campos Aço Vieira; Trindade, Armando RochaO ambiente em que decorreu este trabalho de investigação e recolha é um ambiente multicultural e multilinguístico, policentrado e híbrido em termos educativos, com modelos pedagógicos e expressões didácticas entre standards europeus, com pedagogia activa e novas tecnologias de ensino, e standards tradicionais, reprodutores, pela memória, de modos de ensinar e aprender. Pretendeu-se que o ponto de partida da investigação fosse a temática da inovação pedagógica, já que a riqueza do ambiente socioeducativo e cultural se traduzia em diferentes formas curriculares e metodológicos de fazer educação, com procedimentos híbridos, equilibrados entre tradição e inovação, com razoável sofisticação tecnológica e estratégias tradicionais, mas com garantia de eficácia em termos de produtos educativos obtidos, o que constituía, de facto, um campo de investigação complexo, motivante e original. Este ponto de partida temático localizado no ambiente de cruzamentos múltiplos que é o Território de Macau, veio a estruturar-se como núcleo conceptual da investigação, inserido na molduradas implicações epistemológicas, procurando avaliar diferentes práxis educativas, numa análise comparativa e projectando, como cenário, uma epistemologia da cultura da educação neste contexto intercultural. O suporte de organização que define os grandes temas da tese, consagrados em capítulos e elucidados em pormenor nos diferentes sub-capítulos, poderá ser definido, em três grandes blocos que se caracterizam pelas diferentes funções que desempenham no conjunto modular que é a tese. O primeiro bloco é, em termos temáticos, um conjunto de informação que tem por finalidade contextualizar o trabalho realizado, situando-o na sua ligação intrínseca com o investigador, na sua ligação à sociedade e às suas determinantes socioculturais, geo-económicas e políticas e no seu entrosamento com a realidade educativa específica do Território de Macau. Este primeiro bloco, que congrega informação diversa sobre os diferentes contextos em que se movimenta a tese é também, no seu momento de Abertura e Prólogo, uma declaração fornal, personalizada, do que se pretende atingir, em termos essenciais, com o trabalho realizado. Este bloco temático oferece, ainda, momentos de interpretação pessoal (Macau, cidade de cruzamentos múltiplos) e filtragem impressionista, assim como escolhas teóricas de suporte para posicionamentos pessoais claramente definidos (A multiplicidade policêntrica em contexto sócio-educativo). É também neste primeiro bloco temático que se integra a elucidação sobre a metodologia de trabalho, entrosada está de algum modo, nas determinantes interactivas do cenário de investigação que, pelas suas características, sugeriu a utilização de uma metodologia de domínio marcadamente qualitativo, organizada em paradigmas funcionais de observação e análise em que se procurou não perder de vista a causalidade múltipla e recíproca do processo educativo em todas as expressões particulares que foram sujeitas a recolha e tratamento. Procurou-se, nesta elucidação temática a que se deu o nome de "Interacção e dialéctica em metodologia qualitativa", definir o quadro metodológico de toda a investigação, definindo a tipologia geral do trabalho, os diferentes processos utilizados na recolha e na observação, os modelos de grelhas e guiões para caracterização e orientação de recolhas, os enquadramentos explicativos de diferentes situações observadas, o tipo de fontes utilizadas e a ordenação conceptual de todos os elementos recolhidos e interpretados face à referência classificativa/temática da estrutura geral da tese. O segundo bloco temático corresponde, na sua essência, ao que se pretende apresentar como "tese", suporte explicativo original da realidade educativa observada e que se pode caracterizar, como um conjunto de asserções fundamentadas sobre a interacção tradição/inovação, numa epistemologia da cultura, sobre os referenciais axiológicos da inovação didáctica, sobre o discurso educacional multimedia, na sua vocação inovadora e ainda sobre as razões epistemológicas da inovação didáctica e da tradição educativa em Macau. Pelo meio, nesta sequência criadora de novos referenciais de interpretação, estruturam-se as interrogações metódicas sobre a realidade educativa do Território de Macau, sobre os produtos educativos aculturados e transculturados, sobre os standards educativos e os discursos pedagógicos híbridos e ainda sobre as práxis educativas,em Macau, nos diferentes subsistemas, constituindo-se estas interrogações, à medida que elucidadas, em suporte material das conclusões. O bloco que finaliza a tese é uma estrutura complementar, um conjunto referencial que, a diferentes níveis , possibilita informação não integrada no desenvolvimento temático essencial, por razões de engenharia de texto ou por opção de estrutura, definida no início do trabalho. A diferentes capítulos, a diferentes momentos de trabalho, correspondeu uma metodologia e uma bibliografia específicas, assim como diferentes enquadramentos teórico conceptuais e diferentes documentos e provas de recolha . A ordenação de cada uma destas situações face ao seu enquadramento temático específico constituiu, então, a estrutura de finalização e ordenação complementar do trabalho, permitindo o acesso a diferentes momentos metodológicos, bibliográficos, teórico conceptuais e documentais.
- A iconografia no discurso didáctico da física : mitos e paradoxosPublication . Pereira, Alda; Marques, Maria Emília RicardoO presente trabalho está organizado em dois blocos, complementares, mas que separam, analiticamente, duas vertentes do trabalho. O primeiro bloco, organizado em três capítulos, remete para uma Ia parte, de reflexão e de pesquisa conceptual. O segundo bloco, correspondendo a uma 2ª parte, está estruturado em quatro capítulos - investigação empírica. I Parte O Capítulo I centra-se na problemática geral da imagem. Procura-se perspectivar a natureza da imagem do ponto de vista semiótico e olhar esta perspectiva em articulação com as teorias psicológicas relativas ao estatuto da imagem nas representações mentais. A especificidade da (e das) imagem (s) é abordada com base na tipologia de Peirce. Recorrendo a outros autores, marcados por abordagens semióticas eventualmente mais europeias, evidenciamos os modos de significação da imagem, a sua natureza dupla, icónica e plástica e a sua inserção nas redes comunicativas. Uma vez que a imagem, enquanto representação semiótica materializada, é dada a ver, discutimos a relação entre aspectos perceptuais e semióticos. Finalmente, problematiza-se a relação entre semiose e cognição, recorrendo a dados das Ciência Cognitivas. O Capítulo 2 aborda a importância da imagem na Ciência, importância essa analisada do ponto de vista da comunicação pública da ciência e do ponto de vista da relevância da imagem na praxis da difusão científica. Olhámos com particular atenção para a especificidade do discurso científico, no que respeita aos aspectos semióticos. Recorrendo a estudos provenientes, em grande parte do campo da Sociologia da Ciência, analisamos a importância histórica da imagem no discurso científico, relevância e funções nos discursos científicos actuais e a sua relação com os discursos de vulgarização. Procuramos ainda problematizar diversos tipos de funções que a imagem teve, ou que tem agora, no contexto da prática científica. O Capítulo 3 organiza-se à volta da problemática geral do manual escolar para o ensino das ciências e, especificamente, à volta de aspectos textuais e figurativos. É evidenciada a natureza instrumental do manual escolar, o seu papel central na prática pedagógica no ensino das ciências e são discutidos os seus limites enquanto factor inovador dessa prática. São problematizadas as características discursivas do manual científico, em geral, e sistematizadas algumas dificuldades evidenciadas pelos alunos na leitura do texto científico. Sistematizam-se resultados de investigação educacional relativos ao papel da imagem na aprendizagem de conteúdos textuais e discutem-se outros na perspectiva da compreensão de um discurso científico didactizado. II Parte O Capítulo 4 aborda os aspectos metodológicos e procedimentais relativos à investigação empírica. Dado que esta se desenvolveu segundo dois percursos complementares, procede-se à descrição, em separado, de um e de outro. De acordo com a natureza de cada percurso, são, em cada caso, relatadas as operacionalizações a que tivemos de efectuar, os métodos e os procedimentos utilizados. O Capítulo 5 relata e discute os resultados relativos à análise do papel e do estatuto das ilustrações nos manuais analisados. O Capítulo 6 centra-se na apresentação e discussão dos resultados relativos à utilização das ilustrações dos manuais adoptados pelos professores em contexto da sala de aula. O Capítulo 7 sintetiza algumas conclusões, refere algumas limitações do trabalho e discute pistas de reflexão e de actuação dele decorrentes.
- Os professores, os alunos e os computadores : utilização, atitudes e estereótipos face aos computadoresPublication . Mendes, António Quintas; Trindade, Armando RochaNum momento em que os computadores assumem uma importância cada vez maior quer na sociedade em geral, quer no sistema educativo em particular, as questões relativas às atitudes, percepções, estereótipos e representações sociais em geral, adquirem particular relevância para o desenvolvimento das competências exigidas pelas sociedades contemporâneas. É nesse contexto que a presente investigação se debruça sobre os Padrões de Utilização, as Atitudes e os Estereótipos Sociais em tomo da utilização de computadores, quer por parte dos Professores quer por parte dos Estudantes. Para o estudo sobre as Atitudes face aos Computadores foi adoptada e adaptada a "Computer Altitude Scale" de Lloyd e Gressard (1984) cujo processo de validação deu origem a três sub-escalas: Ansiedade face aos Computadores, Interesse por Computadores e Auto-Confiança na Aprendizagem sobre Computadores. Os resultados mostram que os Utilizadores, quando comparados com os Não-Utilizadores, têm níveis mais baixos de Ansiedade e revelam mais Interesse por Computadores bem como maior Auto-Confiança na Aprendizagem sobre computadores. Tomados globalmente, os dados não revelaram diferenças importantes entre Professores e Estudantes. Revelam no entanto diferenças significativas ao nível da variável género sendo que os sujeitos do sexo masculino demonstram, em geral, atitudes mais positivas face aos computadores do que os sujeitos do sexo feminino. Estas diferenças de género surgem também no que diz respeito à frequência de utilização. Para o estudo respeitante aos Estereótipos Sociais sobre os computadores foram utilizadas várias tarefas em que eram apresentadas aos sujeitos figuras neutras que supostamente estavam envolvidas em tarefas de natureza diversificada e com níveis de complexidade diferentes (ex: "inserir dados"; "programar"). Os resultados mostram que quer os Professores quer os Estudantes percepcionam o computador como um domínio essencialmente masculino. Finalmente são discutidas possíveis explicações para as diferenças de género encontradas bem como as implicações pedagógicas deste estudo, nomeadamente estratégias de disseminação dos computadores na família e nas escolas que promovam para ambos os sexos a igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso na educação e na sociedade.
- Ensino aberto a distância : cognição e afectividadePublication . Goulão, Fátima; Marques, Maria Emília RicardoEsta dissertação, cujo núcleo fulcral se situa no aprendente, procura estudar as relações que se estabelecem entre uma componente afectiva (as atitudes) e uma componente cognitiva (os estilos de aprendizagem) de aprendentes adultos no cenário de aprendizagem do ensino a distância e como elas se comportam na apreciação, pelos próprios estudantes, de um dos suportes por aqueles utilizados, os manuais. Procura, ainda, demarcar factores que podem influenciar cada uma destas componentes. Para recolha dos elementos necessários ao estudo utilizaram-se: um questionário de atitudes elaborado para este fim, um outro de estilos de aprendizagem, Learning Styles Inventory (adaptado) e, ainda, um questionário de avaliação dos manuais. Para tal, e como trabalho prévio, foi necessária uma revisão da literatura, que incidiu nos referenciais teóricos subjacentes aos objectivos enunciados. Na componente empírica desta tese trabalhou-se sobre uma amostra total, composta por 995 aprendentes, estudantes da Universidade Aberta, de ambos os sexos, cuja média de idade ronda os 41 anos. Optaram por este tipo de ensino, quer para a obtenção do grau de licenciatura, quer para complemento de habilitações ou profissionalização. Frequentam o ensino a distância há cerca de dois anos. Os resultados confirmam que existe uma relação entre os estilos de aprendizagem e as atitudes dos aprendentes face ao ensino a distância. Mais particularmente entre a forma de apropriação da informação e a atitude. Como cada uma destas componentes sofre influência de factores, como, por exemplo, o sexo dos sujeitos ou a área de estudo (curso) em que se encontram. A atitude ainda é influenciada pelas razões que os levaram a estudar, pelo sistema de ensino em que se encontram e pelo número de anos de frequência do ensino a distância. Os manuais são objecto, em geral, de uma boa aceitação por parte dos aprendentes. No entanto, a apreciação que estes lhes fazem é influenciada pela atitude demonstrada face ao ensino a distância e à disciplina que estudam. A atitudes mais positivas correspondem avaliações mais positivas e vice-versa. A mesma correspondência não se verificou com os estilos de aprendizagem. Constatou-se a existência de um comportamento avaliativo idêntico para todos os estilos de aprendizagem. No final, são apresentados os aspectos conclusivos face aos objectivos que nortearam este trabalho.
- Hiperespaços multimédia : criar, mediatizar e explorar conteúdos para aprendizagem a distânciaPublication . Bidarra, José; Marques, Maria Emília Ricardo; Guimarães, NunoA investigação que realizámos pode ser descrita como um olhar prospectivo que relaciona as potencialidades da tecnologia existente actualmente com necessidades pedagógicas, sociais e culturais dos aprendentes nos dias de hoje. As tecnologias digitais, nomeadamente as baseadas na Internet, são um campo privilegiado para este tipo de investigação porque a sua expansão constitui um fenómeno cultural e social relativamente recente e que parece afectar de forma irreversível os processos de ensino-aprendizagem. Muitas das características da Internet e da World Wide Web são radicalmente diferentes dos média usados até agora nos sistemas de ensino, por exemplo, a possibilidade de acesso (quase) imediato a enormes repositórios de informação e a capacidade de facilitar a comunicação interpessoal (síncrona e assíncrona) à escala planetária. No entanto, existem outras características da Internet, e da Web em especial, que podem ser exploradas em sistemas de ensino-aprendizagem. É o caso da integração de materiais multimédia e da capacidade para construir materiais hipermédia. Estas possibilidades tecnológicas interessam especialmente porque vão ao encontro de variadas teses defendidas por cientistas cognitivistas e construtivistas ao longo das últimas décadas. Através deste estudo e do projecto UNIBASE (Programa PRAXIS XXI), foi possível testar a aplicação de algumas dessas ideias e observar a implementação no terreno de novas tecnologias de informação e comunicação em rede. Fundamentalmente, procurámos identificar quais são as condições necessárias para precipitar a emergência de modos de aprendizagem realmente eficazes com base nas tecnologias actualmente disponíveis. Perante este quadro, no sentido de descrever o estudo que efectuámos sobre essa nova relação pedagogia-tecnologia, adoptámos uma abordagem muito próxima do conteúdo semântico do binómio I&D (Investigação e Desenvolvimento), baseando-nos em observações e experiências que cobriram, de uma forma sistemática, algumas aplicações de tecnologias multimédia em rede. Partimos do conceito original de “hipertexto”, tal como foi pensado inicialmente por Vannevar Bush nos anos 40 e implementado por Ted Nelson nos anos 60, isto é, como processo cognitivo essencialmente baseado na linguagem escrita e na linguagem gráfica, permitindo a apropriação e o desenvolvimento não-linear de ideias e conceitos novos. O conceito “não-linear” é importante. Sempre que pensamos sobre o que nos rodeia constatamos que o fazemos de um modo não-linear... No entanto, desde crianças aprendemos a “linearizar” os nossos pensamentos a fim de os podermos comunicar de forma coerente e perceptível para os outros, oralmente ou por escrito, condicionando a nossa capacidade criativa e a nossa inteligência colectiva. Assim, neste estudo pretendeu-se verificar a capacidade de ensinar e aprender através de tecnologias digitais em rede, essencialmente com características não-lineares, que permitem tornar mais eficaz o esforço cognitivo (individual e colectivo). Importa também realçar que este processo que levou ao desenvolvimento de hiperespaços, em que participaram estudantes, professores e tecnólogos, potenciou o acumular de um corpo de conhecimentos que a todos veio beneficiar. Alguns aspectos da colaboração discentes-docentes foram, entre outros, a clarificação de conceitos importantes, a demonstração de noções pela prática, a definição de termos, a apresentação de exemplos e a compilação de referências. Ao estudar os modos como professores e alunos desenvolvem hipertextos, a partir de mapas cognitivos ou de conceitos, foi possível compreender os mecanismos usados para dominar a complexidade da vasta informação disponível e identificar estilos de aprendizagem individuais. Por outro lado, ao estudar esses hipertextos com integração de materiais multimédia, tornou-se evidente a panóplia de estratégias cognitivas usadas durante a aprendizagem, tanto a nível individual como colectivo. Pela avaliação do grau de estruturação dos conhecimentos em mapas cognitivos (ou conceptuais), pudemos ajuizar o âmbito de conhecimentos dominado pelos aprendentes e as suas capacidades associativas. Esta abordagem holística complementa, em certos casos podendo mesmo substituir, a clássica avaliação por exame final, a qual, como é sabido, tende a reduzir drasticamente o âmbito e a profundidade de uma avaliação de conhecimentos.
- Formação de professores a distância : experiências brasileirasPublication . Pereira, Eva Waisros; Trindade, Armando RochaEsta tese parte de uma retrospectiva histórica, em que se analisa a situação do Brasil ao longo de quinhentos anos, desde as origens da colonização portuguesa até os nossos dias, enfatizando as transformações ocorridas no decorrer do século XX e as suas repercussões na educação e cultura do País. Ressalta-se o caráter elitista da educação brasileira e as exigências impostas pelo desenvolvimento capitalista, especialmente a partir da década de 30, para a democratização e a modernização da área educacional. Conclui-se que as distorções havidas no nosso desenvolvimento são responsáveis pela crise social e educacional que o País atravessa. Dada à relevância que hoje se atribui à educação como fator de progresso social e econômico, destaca-se a importância do professor nesse contexto, procedendo à uma análise sobre o papel que o mesmo vem desempenhando e a trajetória de sua formação profissional ao longo do tempo. A partir dessas análises, depreende-se que há necessidade de serem introduzidas mudanças substanciais na educação brasileira, o que implica, por sua vez, a adoção de novos rumos para a formação e o trabalho docente. Nesse sentido, focaliza-se a educação a distância como uma das possíveis alternativas para responder às atuais demandas por uma educação mais democrática e de qualidade. O estudo que se desenvolve a esse respeito aponta para as diferentes concepções de educação a distância e as filosofias educacionais a elas subjacentes. A análise de duas experiências brasileiras de formação de professores a distância - LOGUS II e UM SALTO PARA O FUTURO -, apresentadas neste estudo, configuram esses diferentes modelos. Evidencia-se, ainda, a expansão da educação a distância em âmbito mundial, e a sua possibilitada pelo emprego das novas tecnologias, que recomendam a sua institucionalização em maior escala em nosso País, com vistas a contribuir para a solução dos problemas educacionais, que o atual momento histórico está a exigir da Nação brasileira.