Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA
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Browsing Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA by Subject "Açores"
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- Modos de mitigação da solidão do herói austeriano : um estudo de Oracle night e The brooklyn foliesPublication . Pires, Alexandra de Medeiros Mesquita; Avelar, MárioEste trabalho pretende demonstrar que, ao longo da obra de Paul Auster, a arte, em geral, e a literatura, em particular, são formas de regeneração, imortalização e mitigação da solidão do herói. A solidão como tema recorrente na obra do autor, para além de ser ilustrativa da condição pós-moderna, à qual subjazem sentimentos de alienação, confusão, dúvida, desestruturação e desagregação do sujeito, permite estudar dois tipos de reacção: a auto-destruição, por um lado, e a fuga pela arte, por outro. A questão da solidão construtiva, em que o indivíduo aproveita o facto de estar isolado para se tornar criativo, para se reinventar através da escrita e se perpetuar para além da sua vida física, será abordada de forma mais exaustiva, no intuito de demonstrar que Auster parece ir além da escrita experimental mas pessimista do denominado movimento pós-modernista, sendo um escritor no limbo de uma nova era a que o sociólogo Marc Augé dá o nome de Sobremodernidade. Todavia, Auster não deixa de apresentar características pós-modernistas na sua ficção. Destas, analisararemos o discurso irónico e metaficcional, procurando evidências destes nas obras Oracle Night e The Brooklyn Follies. Tendo por base estas características – pós e sobremodernas – procurámos gizar um tipo de herói, que não segue nenhuma tradição específica, mas que bebe de várias, ao qual demos o nome de herói austeriano. Neste âmbito, foram descritos os contextos espacio-temporais em que estas personagens se movimentam: a predilecção do autor por dois espaços complementares - a cidade de Nova Iorque e o conceito de quarto fechado – e por um “whirlpool” de planos temporais que se intersectam, sobrepõem e misturam labirinticamente. Será ainda analisado o modo como o discurso irónico contribui para a construção destas personagens, bem como uma subtil voz autoral, apenas auto-referencial e não autobiográfica, se pode discernir em passos frequentemente metaliterários ou metaficcionais. Finalmente, tentaremos demonstrar que o herói austeriano mitiga a sua solidão - fruto da fragmentação, alienação, ausência de causalidade e destino, e sua substituição pela supremacia do acaso na tessitura narrativa, muito própria da ironia pós-modernista - através de reacções positivas e construtivas, de entre as quais se destacam a criatividade artística consubstancializada na produção escrita literária e/ou não-ficcional.