Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
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Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by Subject "Alunos adultos"
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- A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativosPublication . Francisco, Maria Cristina Amado; Barros, Daniela Melaré VieiraA presente investigação foi realizada com estudantes de nível superior da Universidade Aberta, na caraterização que estes fazem do uso das tecnologias e da informação acedida tecnologicamente, nomeadamente de recursos educativos digitais, de forma a estruturarem os seus conhecimentos nas diferentes áreas para obtenção do grau de licenciatura, na modalidade a distância. A metodologia adotada foi a aplicação de um questionário disponibilizado eletronicamente. Para a análise dos dados foram calculadas frequências relativas e absolutas e realizadas algumas correlações entre variáveis. Os resultados permitiram identificar hábitos de estudo que privilegiam: a autonomia, procedimentos de pesquisa que se baseiam principalmente na utilização de palavras-chave em motores de busca, a seleção de informação e a análise dos conteúdos encontrados e a sua adequação para o que pretendem.
- Videojogos e desenvolvimento de competências : estudo sobre a perspetiva dos estudantes universitáriosPublication . Lopes, Nuno; Oliveira, IsolinaOs videojogos são cada vez mais parte integrante da cultura do séc. XXI. A relação entre Videojogos e Aprendizagem é uma área de estudo relativamente recente, mas que tem nos últimos anos atraído alguns investigadores no nosso país. Mesmo assim, a maioria das pesquisas têm-se centrado em estudos de caso e com populações estudantis jovens. Contrariamente, neste trabalho, focámo-nos na população mais adulta, nomeadamente estudantes universitários de diferentes faixas etárias. Este estudo pretendeu investigar de que forma estes estudantes usam videojogos e como percecionam a existência de uma relação entre a utilização desses artefactos e a aquisição e promoção de competências. A metodologia adotada, de natureza quantitativa, incluiu a aplicação de uma entrevista a 5 estudantes universitários e, tendo por base a análise desta e uma revisão bibliográfica feita à literatura existente sobre esta temática, foi construído um questionário, que seguidamente foi aplicado a 161 estudantes da Universidade dos Açores e da Universidade Aberta. Os resultados revelam que a grande maioria destes estudantes já alguma vez tinha jogado um videojogo, apesar de quanto mais novo este é, maior é a probabilidade de já ter jogado. Os estudantes com menos de 30 anos, maioritariamente já jogaram videojogos online, mas quanto maior é a idade, menor é a prevalência deste comportamento. Na sua maioria, acreditam que é possível aprender com videojogos, nomeadamente a utilizar línguas estrangeiras, a compreender regras e a forma de jogar diferentes desportos, a usar as TIC, a aplicar estratégias cognitivas e a melhorar a capacidade de concentração. A compreensão destes comportamentos e perceções é uma mais-valia para a promoção futura de novas estratégias pedagógicas que utilizem recursos como Videojogos Comerciais e/ou para a criação de novos Videojogos Modificados, Jogos Sérios ou Simuladores educativos, principalmente vocacionados para o ensino de adultos.