Estudos Portugueses | Portuguese Studies
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Browsing Estudos Portugueses | Portuguese Studies by Subject "Alemanha"
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- O poder e o desejo na recepção de uma literatura estrangeira : a literatura portuguesa em universidades alemãs no confronto com PortugalPublication . Sequeira, Rosa Maria; Silva, Vitor Manuel de Aguiar e; Marques, Maria Emília RicardoEsta investigação é uma abordagem renovada sobre os problemas da interpretação literária e o ensino de línguas estrangeiras a nível universitário. Centra-se no processo interpretativo e no estudo da interação dos leitores com os textos neste contexto, explorando as causas das dificuldades na interação com os textos literários, a variedade de leituras ou o grau de concordância entre as leituras feitas pelos estudantes, bem como os efeitos do contexto institucional sobre a interpretação. A investigação inscreve-se num modelo pragmático e numa conceção nova da situação interpretativa, considerando não apenas a interação texto-leitor mas também as relações de poder próprias do contexto institucional. Embora considerando a interpretação em contexto institucional um ato social que faz parte do jogo social e envolve atores sociais, esta nova abordagem não deixa de considerar também as teorias clássicas da interpretação que pretende complementar. O 1º capítulo tem em conta as abordagens tradicionais do texto literário nos métodos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, desde o Método de Gramática e Tradução até outros mais recentes como a Abordagem Comunicativa e a sua ênfase na interação real. O 2º capítulo considera o papel das teorias da receção e da investigação empírica para o ensino da literatura e para uma conceção de ensino centrada no estudante e baseada na experiência. O 3º capítulo fundamenta o inquérito a dois grupos de estudantes universitários, considerando a vertente dos leitores, dos textos e da situação interpretativa institucional e assumindo a similaridade entre a aprendizagem de uma língua estrangeira e a leitura literária. Os dois últimos capítulos constituem um estudo exploratório, compreendendo a leitura literária e as questões que envolvem a interculturalidade. A literatura convoca competências como a abertura, a flexibilidade e a suspensão do julgamento prematuro que também estão presentes na competência comunicativa intercultural. Práticas de leitura e modos de interação com a obra literária em língua estrangeira em diferentes contextos nos dois grupos de estudantes são analisados e comparados.
- O poder e o desejo: o ensino da literatura a estrangeiros na universidadePublication . Sequeira, Rosa MariaEsta investigação é uma abordagem renovada sobre os problemas da interpretação literária e o ensino de línguas estrangeiras a nível universitário. Centra-se no processo interpretativo e no estudo da interação dos leitores com os textos neste contexto, explorando as causas das dificuldades na interação com os textos literários, a variedade de leituras ou o grau de concordância entre as leituras feitas pelos estudantes, bem como os efeitos do contexto institucional sobre a interpretação. A investigação inscreve-se num modelo pragmático e numa conceção nova da situação interpretativa, considerando não apenas a interação texto-leitor mas também as relações de poder próprias do contexto institucional. Embora considerando a interpretação em contexto institucional um ato social que faz parte do jogo social e envolve atores sociais, esta nova abordagem não deixa de considerar também as teorias clássicas da interpretação que pretende complementar. O 1º capítulo tem em conta as abordagens tradicionais do texto literário nos métodos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, desde o Método de Gramática e Tradução até outros mais recentes como a Abordagem Comunicativa e a sua ênfase na interação real. O 2º capítulo considera o papel das teorias da receção e da investigação empírica para o ensino da literatura e para uma conceção de ensino centrada no estudante e baseada na experiência. O 3º capítulo fundamenta o inquérito a dois grupos de estudantes universitários, considerando a vertente dos leitores, dos textos e da situação interpretativa institucional e assumindo a similaridade entre a aprendizagem de uma língua estrangeira e a leitura literária. Os dois últimos capítulos constituem um estudo exploratório, compreendendo a leitura literária e as questões que envolvem a interculturalidade. A literatura convoca competências como a abertura, a flexibilidade e a suspensão do julgamento prematuro que também estão presentes na competência comunicativa intercultural. Práticas de leitura e modos de interação com a obra literária em língua estrangeira em diferentes contextos nos dois grupos de estudantes são analisados e comparados.