Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI
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Browsing Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI by Subject "Academic mobility temporary"
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- Mobilidade académica internacional : deslocações temporárias dos professores visitantes no ensino superiorPublication . Xavier, Fernanda Maria Barreira; Delicado, AnaA presente dissertação incide sobre a temática da mobilidade académica internacional. A opção por este tema deve-se ao fato de nos dias de hoje esse fenómeno ocorrer com maior expressão, devido a fatores como a globalização, a facilidade de comunicações e as políticas orientadas para o seu favorecimento, razões pelas quais a mobilidade é entendida como uma caraterística das sociedades modernas. O nosso estudo tem por objetivo contribuir para uma melhor compreensão de questões que se prendem com a temática da mobilidade académica internacional, no contexto das deslocações temporárias, especificamente as dos professores visitantes do ensino superior público. Com este estudo pretendemos, em primeiro lugar, contribuir para a produção de conhecimento sobre um tema que está ainda escassamente estudado em Portugal e, em segundo lugar, compreender o fenómeno específico da mobilidade de professores visitantes, saber quais as causas e as consequências destas deslocações, nomeadamente as motivações dos professores e os interesses das instituições de origem, perceber que efeito poderá ter sobre as carreiras dos professores, as instituições que os acolhem e na comunidade académica em geral. Este estudo, de cariz exploratório, incide sobre as instituições da Universidade Nova de Lisboa, ainda que se tenha procurado abranger um número alargado de áreas científicas. Para tal, consideramos um conjunto de indicadores, nomeadamente: a natureza das atividades da mobilidade, as experiências de mobilidade, os programas utilizados para esse fim, as dimensões materiais e económicas, bem como a capacidade de acolhimento dessas instituições. Procuramos ainda através da nossa investigação analisar o impacto dos professores visitantes estrangeiros no Ensino Superior, conhecer as mais-valias e as dificuldades dos programas de intercâmbio ao abrigo dos quais se verificam estes movimentos académicos inter/multiculturais de caráter contemporâneo locais e transnacionais. Tendo em vista o objeto e os objetivos que nos propusemos analisar e compreender no desenvolvimento do nosso estudo, apoiamo-nos, por um lado, nas narrativas de nove professores visitantes estrangeiros, provenientes de diversas universidades internacionais e, ainda, em entrevistas a nove funcionários, docentes e não docentes, das instituições de acolhimento, ligados ao processo de acolhimento de professores visitantes. A modalidade de interlocução com os sujeitos foi o inquérito por entrevista, ainda que este estudo se tenha socorrido também da pesquisa documental de estudos, documentos, textos, entre outros, nacionais e estrangeiros. Ao estudarmos esta temática concluímos que os resultados evidenciam como a mesma está ainda pouco estudada, quando considerada no âmbito do Ensino Superior, que as actividades das deslocações dos atores que praticam a mobilidade não são muito divergentes. Concluímos também que a mobilidade internacional se direciona muito para a área da investigação, mas no entanto isso não nega a sua correlação com a área do ensino.