Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI by Subject "1º ciclo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da literatura infantil para a educação intercultural: experiência em contexto de sala de aulaPublication . Vieira, Ana Mónica Caldeira; Bastos, GlóriaResumo - O conteúdo deste trabalho surge como uma tentativa de resposta a uma preocupação pessoal face à crescente diversidade cultural nas nossas escolas e às possíveis formas/estratégias que poderão ser utilizadas no âmbito da literatura infantil de modo a contribuir para uma maior compreensão por parte das crianças em relação a outras, oriundas de diferentes etnias/países e com experiências culturais diversas. Pretendemos abordar questões relacionadas com a educação intercultural, valorizando e dando especial relevo ao papel da literatura infantil como factor importante na educação e como forma de facilitar a integração e a diminuição de atitudes preconceituosas. Neste sentido, a literatura infantil ocupa um lugar significativo na formação integral da criança em idade escolar, em particular, perante grupos heterogéneos e interculturais. A dimensão intercultural dos livros para crianças merece assim um olhar atento, com dimensões de integração e de união entre os povos, já que esses livros podem ser vistos como um veículo de partilha e troca de saberes e valores. O propósito essencial do nosso estudo empírico incidiu na exploração das potencialidades da literatura infantil na construção de atitudes de tolerância e de aceitação em relação ao outro. Partiu-se da inquirição dos preconceitos e atitudes que as crianças poderão, eventualmente, ter em relação a grupos culturalmente diversificados, procurando perceber e caracterizar as suas atitudes face a outras culturas. Posteriormente e, de forma a contribuir para uma mudança de atitudes e práticas por parte destas crianças, recorremos a livros que remetem para aspectos que podemos relacionar com a problemática das relações interculturais, de modo a sensibilizá-las para as questões da interculturalidade