Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais | Master in Digital Media Education and Media - TMCEMD
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- Infantinho.xyz, um portal digital pedagógicoPublication . Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de; Bidarra, JoséNos últimos anos, a disseminação de artefactos tecnológicos e a utilização de recursos online é uma constante nas salas de aula de Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC). No entanto, os portais pedagógicos analisados parecem manter uma relação agnóstica com as correntes pedagógicas existentes. Neste projeto, é descrito o processo de desenvolvimento de um portal pedagógico agregador de recursos pedagógicos utilizados no contexto de pedagogias ativas. O portal é concebido para facilitar a adoção destas pedagogias ativas nas aulas da atividade de enriquecimento curricular TIC, no Pré-Escolar e Primeiro ciclo do Colégio Infante D. Henrique; convertendo para um modelo digital os instrumentos da gestão cooperada da sala de aula, como é o caso das listas de verificação dos conhecimentos e do diário de turma; facilitando o acesso aos documentos de apoio ao trabalho de aprendizagem por projetos cooperativos, de construção de cenários de aprendizagem e de planificação do trabalho autónomo; e mantendo um registo de todo o trabalho realizado, deste modo o portal pode torna-se num meio privilegiado para melhorar a comunicação, a difusão e a partilha dos conhecimentos construídos cooperativamente.
- Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridadePublication . Gonçalves, Jorge Manuel Parra; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroComo utilizar o smartphone como instrumento pedagógico no 5.º ano de escolaridade, em Educação Musical, nos três domínios comuns à Educação Artística? Esta questão, à qual se pretendeu dar resposta, motivou o presente estudo, que decorreu no ano letivo de 2018-2019. Metodologicamente optámos por um estudo de caso – uma turma do 5.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade. A recolha de dados foi efetuada durante as atividades letivas através de observação e inquéritos. Para a análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva e à análise de conteúdo. Os resultados obtidos relevam que os alunos percecionam o smartphone como um instrumento de entretenimento, o que, contudo, não inviabilizou o seu uso, dialógico e colaborativo, e consequente construção das aprendizagens essenciais, nomeadamente através das aplicações Doodle Bach, Padlet e Kahoot. Conclui-se, que tal é possível desde que as atividades letivas desenvolvidas no âmbito da aprendizagem ativa sejam enquadradas por um código de conduta.