Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
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- Plano estratégico 2015|2019Publication . Dias, PauloO Plano Estratégico para o quadriénio 2015-2019 constitui o documento orientador para o desenvolvimento da governança e ação da Universidade Aberta ao longo do período em referência. É um documento que emerge do disposto no Programa de Ação, em particular, nas questões estratégicas e nas linhas de ação e que agora se apresenta para apreciação do Conselho Geral, no cumprimento das competências deste órgão e no disposto no artigo 22.º, 2a ) dos estatutos da UAb. Face à natureza deste documento, nomeadamente como instrumento de operacionalização dos objetivos apresentados no Programa de Ação na Candidatura a Reitor da UAb, procedeu-se à sua organização em duas grandes áreas: Questões Estratégicas e Linhas de Ação. A primeira, compreende a contextualização do pensamento estratégico e a definição dos objetivos para a consolidação da missão e ação da UAb, nos planos nacional e internacional, e desenvolve-se nos objetivos orientadores que a seguir se enunciam: i) Consolidar a liderança na investigação e na educação a distância e em rede; ii) Promover a internacionalização da UAb; iii) Fomentar a criação de escala; iv) Reforçar a qualidade no ensino; v) Desenvolver a sustentabilidade; vi) Projetar o consórcio UAb e UC. Na segunda parte deste documento são formuladas as linhas de ação para a operacionalização dos objetivos e respetivas medidas de concretização, linhas de ação que entendo constituírem não só instrumentos para o planeamento estratégico a desenvolver ao longo do quadriénio como também meios para a monitorização dos níveis de realização esperados. Este é um plano de ação que tem como objetivo central consolidar a intervenção da Universidade Aberta nos planos nacional e internacional, dando continuidade aos processos de cooperação em curso e a estabelecer com outras instituições, em particular, no âmbito do consórcio entre a Universidade Aberta e a Universidade de Coimbra, e promover, igualmente, a qualidade nas práticas de educação a distância e em rede nos contextos emergentes da globalização cultural, científica e tecnológica. É um plano estratégico elaborado a partir da conceção de que a sustentabilidade da missão da Universidade Aberta encontra nos processos de inovação pedagógica os meios para a afirmação da atualidade da missão da instituição, o que tem de ser formalizado na liderança da investigação em educação a distância e em rede. A educação a distância e em rede constitui a especialização da Universidade Aberta e a marca de diferenciação desta em relação às restantes instituições da rede de ensino superior português, sendo, deste modo, a liderança na investigação não só um desafio mas sobretudo uma exigência para a qualidade e confiança social no ensino e aprendizagem em rede, enquanto meios para a criação de conhecimento e projeção da língua e culturas portuguesas.