LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books by Subject "Acesso"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Mulheres empreendedoras em contextos rurais e a aprendizagem informal nas redes sociaisPublication . Lima, Catarina; Aires, Luísa; Azevedo, José; Rebollo, M. Ángeles; García-Perez, RafaelO papel das mulheres, em Portugal, especialmente a partir de 1974, apresenta uma dimensão mais alargada e ativa no domínio laboral, resultado da emancipação feminina e do aumento das competências académicas e profissionais. O nosso estudo surge, precisamente, com o objetivo de compreender as dinâmicas que o uso das redes sociais pode exercer no âmbito do empreendedorismo feminino, em contextos rurais. Através de uma metodologia mista, procurou-se explorar as práticas da utilização das redes sociais de mulheres residentes no concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo. Os resultados do estudo sugerem a importância do nível de escolarização no uso das tecnologias digitais, embora a aprendizagem, a nível digital, seja adquirida em contextos informais. Evidencia-se o valor relacional das redes sociais no quotidiano deste grupo de mulheres e, ainda, a importância da aprendizagem em rede para o desenvolvimento de negócios online, criados por mulheres empreendedoras.
- O papel dos MOOCs para um ensino superior mais acessível, inclusivo e de qualidadePublication . Souza, Flávio Lemos de; Marinho, Vitor Duncan; Morgado, LinaMassive Open Online Courses (MOOCs, do inglês cursos online massivos abertos) caracterizam-se por serem cursos a distância que utilizam abordagem pedagógica revolucionária, atendendo, potencialmente, um número irrestrito de participantes. Desenvolvidos em meio online e de "portas abertas" (openness, open to entry) podem ser cursados sem exigência de conhecimentos prévios como pré-requisitos formais sendo, portanto, acessível, a praticamente qualquer pessoa, em qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet. MOOCs promovem ainda a liberdade de serem realizados no local, ritmo e tempo estabelecido pelo próprio cursista, devendo ser gratuitamente completáveis por quem quer que tenha interesse. Por tais características estes cursos são percebidos, enquanto poderosa ferramenta para a democratização da educação, para acesso ao conhecimento, modernização, contribuição para a qualidade, inclusão e acessibilidade na aprendizagem podendo, assim, oferecer tais benefícios para o ensino superior brasileiro. Entretanto, no Brasil, apesar de haver um significativo progresso na utilização dos cursos online (como foi publicamente reconhecido em recente conferência internacional realizada em outubro na Open University), ainda há um grande desconhecimento e pouca oferta de MOOCs. Como exposto, os MOOCs não conquistaram popularização em território nacional e, consequentemente, os seus benefícios ainda não puderam ser distribuídos para milhões de brasileiros que poderiam disfrutar desta inovação na educação. Objetiva-se, assim, apresentar de forma introdutória os fundamentos conceituais pedagógicos que dão sustentação aos MOOCs, oferecendo sugestões de como eles podem ser implantados no contexto das universidades públicas brasileiras para contribuir com inovação e qualidade, assim como para a melhora na inclusão e acessibilidade.