Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Subject "Aprendizagem"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Gestão da inclusão de pessoas com deficiências: percurso metodológico de um estudo sobre o uso das TICs como recurso pedagógicoPublication . Costa, Suzy de Abreu; Seabra, FilipaO presente capítulo parte de uma tese de doutorado em curso que assume como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) com vista à inclusão, considerando não somente a socialização, mas a aprendizagem, bem como, o respeito pelos direitos dos alunos com deficiências nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara. A metodologia empregue é de cunho quanti-qualitativo, com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, que deverão dirigidos, primeiramente à diretora da Secretaria de Educação Especial, e, posteriormente, aos professores titulares, bem como os de apoio, a par da análise documental. No processo conclusivo espera-se fazer uma correlação com os objetivos específicos desta investigação, ou seja, caracterizar os recursos tecnológicos e humanos disponíveis nas escolas para o atendimento aos estudantes com deficiência; conhecer as percepções dos professores titulares e os de apoio relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos tecnológicos; analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre os impactos da utilização das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem nos alunos especiais, e analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e entraves à sua efetiva utilização. Neste texto, focaliza-se o design metodológico do estudo e a estrutura dos instrumentos de recolha de dados previamente elaborados e validados. Palavras Chave: TIC, Inclusão, Capacitação, Aprendizagem
- Narrativas digitaisPublication . Bidarra, JoséA narrativa (storytelling) não é propriamente uma moda; tem vindo a ser utilizada ao longo da história não só para ensinar e aprender, como ainda em meios profissionais, na psicologia ou nos cuidados de saúde. As histórias ajudam-nos a dar significado à nossa experiência e à perceção do mundo que nos rodeia. As histórias também ajudam a construir conexões com conhecimentos prévios e a melhorar a memória, na medida em que uma boa história é recordada pelo estudante durante mais tempo do que uma aula normal. Dado o papel central da narração de histórias na vida e na aprendizagem e a explosão tecnológica ocorrida durante as últimas décadas, não é de surpreender que as narrativas digitais façam parte, de forma generalizada, do mainstream académico, tanto tempo depois de serem tidas como essenciais em áreas como o teatro, cinema e jogos.