Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
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Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by Subject "2º ciclo"
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- A implementação da Metodologia Fenix : mudanças e implicações no Agrupamento de Escolas de PenichePublication . Vitorino, António José NicolauEste estudo enquadra-se na linha orientadora de Teaching and Learning International Survey (2013) da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (Eurodyce Report, 2015) e do Programa mais Sucesso Escolar da Direção-Geral Educação (Projeto Fénix, 2010). Segue a linha teórica de diversos autores, entre eles, Abelha (2005), Hargreaves (1998), Milheiro (2013), Roldão (2007). A presente dissertação é o resultado de uma investigação realizada no Agrupamento de Escolas de Peniche. Apresentava um número significativo de alunos de baixo rendimento escolar que não registava melhoria ao longo do percurso académico. A tomada de consciência pela comunidade escolar de que alguma coisa tinha de ser feita para reverter a situação, levou o Direção a implementar a Metodologia Fénix no 2.º ciclo. A implementação desta Metodologia proporciona alterações na organização escolar e previa que tivesse influência positiva na cultura da escola, nos alunos, nos professores e nas famílias. Este estudo teve o propósito de identificar e mensurar o impacto da implementação da Metodologia Fénix no agrupamento. O foco da investigação esteve dirigido ao trabalho colaborativo entre professores. Participaram neste estudo os professores do 2.º ciclo, os professores do Conselho Pedagógico, a Diretora e Adjuntos. Para a realização do estudo foi realizada a leitura e análise dos documentos estruturantes do agrupamento: Projeto Educativo, Projeto Curricular, Plano Anual de Atividades, Regulamento Interno e Plano Plurianual de Melhorias. A esta fase seguiu-se a preparação e a operacionalização da recolha de dados através dos questionários e entrevistas. As informações recolhidas dos questionários foram submetidas a análises estatísticas, com o apoio da ferramenta informática de cálculo SPSS (Statistical Package for the Social Sciencies), versão 22 e as informações recolhidas nas entrevistas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, tendo sido os dados organizados em diversas categorias de forma a dar respostas às questões de investigação. Em linha com os resultados obtidos, podemos concluir que a inclusão do Agrupamento como escola TEIP e a Metodologia Fénix tiveram influência no Agrupamento, nomeadamente no trabalho colaborativo entre professores. Os inquiridos consideram que o trabalho colaborativo aumentou ou aumentou muito (82,5%) e todos os entrevistados referem que a Metodologia Fénix influencia positivamente o trabalho colaborativo entre professores. Os professores consideram que a motivação e a responsabilidade na organização são os fatores mais importantes e mais vantajosos para o envolvimento no trabalho colaborativo entre professores. O estudo indica que os professores estão satisfeitos com o desenvolvimento deste tipo de trabalho e que a partilha de informação e de recursos e a ética de relação são os fatores mais importantes. Os professores mostram-se satisfeitos com os efeitos do trabalho colaborativo entre professores e consideram que a alteração na organização escolar, as alterações no processo ensino-aprendizagem e o reforço da socialização são as alterações mais importantes provocadas pelo trabalho colaborativo. Em síntese, a inclusão do Agrupamento como escola TEIP e a Metodologia Fénix foram o ponto de partida para o aumento do trabalho colaborativo entre professores. A procura de soluções para a melhoria da qualidade do sucesso educativo levou à implementação destas medidas que, como é evidente no presente estudo, teve influência no trabalho colaborativo entre professores e como refere Vieira (2011) exigem o desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo entre os docentes. Sabendo que o trabalho colaborativo, como concluiu a EACEA (2015), “pode afetar positivamente a motivação dos professores, a eficácia do seu ensino e a sua satisfação no trabalho”, no Agrupamento de Escolas de Peniche, de acordo com presente estudo, encontram-se evidências de estar no caminho da eficácia do seu ensino e da melhoraria do rendimento escolar dos seus alunos.