Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by Subject "Aesthetic effect"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O leitor real: leituras de Clarice Lispector a partir da estética da receção, análise linguístico-textual de contos e crônicasPublication . Souza, Katia Valéria Gomes de Souza; Marques, Isabelle SimõesO presente estudo, que tem como base teórica a Estética da Receção e a Teoria do Efeito Estético, visa compreender como os textos literários impactam os leitores e o que isto pode provocar em suas vidas. A Estética da Receção surgiu em 1967, com Hans Robert Jauss na Universidade de Constança na Alemanha e a Teoria do Efeito Estético apareceu em 1970 com Wolfgang Iser, também na Alemanha. Ambas as abordagens críticas enfatizam a experiência dos leitores. O objetivo desta dissertação é lançar um novo olhar para o hábito da leitura, investigar como se constrói no leitor a mensagem de um texto e auxiliar os leitores quanto à compreensão destes últimos, observando as interpretações possíveis, desmistificando os textos literários a fim de revitalizar o prazer de ler. Para tanto, recolheram-se as impressões, compreensões, interpretações, sensações, sentimentos e opiniões de estudantes em atividades em sala de aula de língua portuguesa sobre a leitura e o estudo de uma seleção de contos e crônicas de Clarice Lispector. Buscamos compreender em que medida podemos ter várias interpretações sobre um mesmo texto, como este impacta de forma diferente os leitores, de que forma isto se dá e a partir de quê. Os resultados obtidos foram analisados e foi feita uma reflexão acerca das diferenças e semelhanças das interpretações recolhidas, bem como sobre as características dos leitores que as produziram, tais como suas experiências de vida, capacidade de compreensão e uso da língua portuguesa a fim de entender o processo de leitura, compreensão e interpretação dos textos para aprimorar sua utilização na escola e conquistar leitores.