RCC - Revista de Ciências da Computação
Permanent URI for this collection
Revista científica com âmbito multidisciplinar, intervém em áreas como fundamentos e linguagens de programação, análise de sistemas e sistemas de informação, inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão e redes e multimédia.
Tem por missão disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e contribuir para uma maior democratização mundial do conhecimento.
Browse
Browsing RCC - Revista de Ciências da Computação by Subject "Acessibilidade"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiriaPublication . Sousa, Norberto; Rodrigues, Vitor; Esperança, Cláudio; Francisco, ManuelaNo âmbito dos testes de acessibilidade à plataforma de eLearning (Moodle 2.7) do IPLeiria, onde foi integrada a plataforma de webconferência BigBlueButtonv 0.81, realizou-se uma sessão de teste, com leitores de ecrã, com o objetivo de avaliara acessibilidade do interface e das funcionalidades disponíveis para a audiência e para o apresentador. Foram também realizados testes de acessibilidade ao serviço Colibri 2.0 (plataforma de gestão de reuniões e Adobe Connect), uma vez que este serviço é disponibilizado, de forma gratuita, pela FCT/FCCN, às instituições de ensino superior portuguesas. Foram tidos como critérios de seleção da ferramenta a sua integração com a plataforma Moodle, as funcionalidades de partilha de documentos, ecrã e a gravação das sessões, assim como a acessibilidade a diferentes perfis de utilizadore a diferentes tecnologias. Foram realizados testes de perícia na validação da acessibilidade das plataformas, nomeadamente a navegaçã por teclado e com leitor de ecrã. Verificou-se que a plataforma BigBlueButton integrada no Moodle do IPLeiria é mais amigável para os leitores de ecrã.
- Editorial 10Publication . Rocha, TâniaNa atual Sociedade de Informação, por imperativos pessoais, sociais e políticos e até mesmo por exigência legal, ambicionando eliminar os conceitos de discriminação e de exclusão digitais, considera-se a acessibilidade e usabilidade digitais como uma necessidade básica para todos os utilizadores, evidenciando o desenvolvimento de ambientes e tecnologias que devem ser acessíveis. No entanto, em termos práticos, grupos específicos de indivíduos ficam excluídos dos benefícios desta nova Sociedade, com acesso condicionado, dado que enfrentam problemas a nível de acessibilidade e usabilidade muitas vezes complicados de superar. Assim sendo, justifica-se a preocupação de acesso universal às tecnologias e serviços disponibilizados, através dos ambientes digitais, como a Internet, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Neste contexto e de forma a divulgar e promover a área da Acessibilidade, a Revista de Ciências da Computação (RCC) da Universidade Aberta, lança este número especial (referente ao ano de 2015) sobre acessibilidade, denominado “Acessibilidade como motor de inclusão”. Agradecemos aos autores, aos membros do conselho editorial responsáveis pelas revisões científicas e aos revisores de língua portuguesa e inglesa. Para abrir o número especial Acessibilidade, o leitor terá acesso a um artigo sobre como fazer que os ecrãs táteis de dispositivos móveis sejam mais usáveis, usando métricas do modelo SUM. No terceiro artigo é exposta uma perspetiva da acessibilidade Web em Portugal- AcessWeb. O quarto artigo aborda um caso de estudo de um jovem com trissomia 21, na área dos interfaces táteis e portabilidade nas competências funcionais. O quintoartigo foca também a interação tátil, apresentando-se um estudo de acessibilidade e usabilidade com cegos. No sexto e último artigo é apresentado um estudo de acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiria.
- Interação tátil: estudo de acessibilidade e usabilidade com cegosPublication . Simões, Marina; Monteiro, Ricardo; Valente, Tânia; Teixeira, Ana Rita; Orvalho, JoãoA “interação baseada no toque” por utilizadores cegos em dispositivos móveis depreende um esforço cognitivo suplementar. Como objeto de análise, a partir de um conjunto de tarefas, o registo dos tempos e dos erros das práticas de interação e as observaçõesdos utilizadoresfoi possível constatar a diferença na interação entre os sistemas operativos AndroideiOS. Existem diferenças significativas entre estes dois sistemas, os resultados permitiram identificar qual a interface e as técnicas de interação mais acessíveis, assim como a obtenção de informação relevante para a conceção de produtos que correspondam às necessidades destes utilizadores.
- Making mobile touch screens more usable using SUM metrics modelPublication . Bessa, Allan Telles; Ferreira, Simone Bacellar Leal; Alvim, Adriana Cesário de Faria; Cavalcante, Ney Wagner Freitas; Alves, Aline da SilvaCell phone interaction haschanged with the advent of touch screen and smartphones. Given this, designers find obstacles when trying to build interfaces able to cater to special users as well as the ordinary one. This present research aims for minimizing such obstacles by adopting usability and accessibility evaluations focused on the elderly in order to identify pros and cons of systems like Android, iOS and Windows Phone, as well as propose recommendations on these systems so as to make interaction easier and more pleasant for this group.This research involved 170 answers to a questionnaire about registration and use profiles. Twenty users took part in the experiment by testing the three systems mentioned above,and thenproduced a list of recommendations that made several this clear: each system has advantages that could be shared among each other’sfor the purpose of development and facilitation.