Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by Subject "2º Ciclo"
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- A conservação da natureza em manuais de ciências da Natureza do 5º ano de escolaridadePublication . Oliveira, Rui Miguel Valente da Silva; Amador, Filomena; Nicolau, Paula BacelarNos dias que hoje correm as questões ambientais tornaram-se num dos pontos fulcrais a ser discutidos e explicados na nossa sociedade. Para que possamos alcançar um desenvolvimento sustentável temos de mudar a maneira como encaramos a Natureza, bem como a forma como lidamos com os seus componentes. Factores importantes que permitem a mudança de mentalidades são o conhecimento e o entendimento do meio que nos rodeia, sendo que estes são indubitavelmente alguns dos objectivos do ensino escolar, cuja função é educar indivíduos activos e participativos na sua sociedade, de modo a que estes, tendo os saberes necessários, possam tomar decisões civicamente coerentes. A metodologia foi de natureza qualitativa, suportada na técnica de análise de conteúdo. A partir de um levantamento de termos positivos e negativos associados à Conservação da Natureza tentou-se averiguar de que forma é abordado nos manuais do 5º ano de escolaridade este conceito. Foram também tidas em conta algumas visões de Ética Ambiental. Segundo os resultados obtidos podemos afirmar que a temática da Conservação da Natureza está presente em todos os manuais, embora em quantidade, forma e locais diversos. Esta pesquisa vem propiciar um debate relativo às mensagens que são passadas pelos meios auxiliares de ensino, no sentido de se dar uma mudança de atitudes, com o objectivo de se encontrarem soluções para a crise ambiental com que nos deparamos.
- A educação para o desenvolvimento sustentável em manuais escolares da área científica de ciências da natureza : um estudo transversal (2º e 3º ciclos do Ensino Básico)Publication . Alves, Fátima da Ascenção Medeiros Botelho; Amador, FilomenaA consciência da impossibilidade de um crescimento contínuo num planeta finito e a necessidade de preservar os recursos naturais e ambientais, de modo a que as gerações futuras disponham do máximo de opções para maximizar o seu bem-estar e qualidade de vida, fez emergir a noção de Desenvolvimento Sustentável (DS). Isto pressupõe uma mudança de valores e atitudes em relação ao ambiente e ao progresso, tendo a educação um papel primordial nessa mudança. É neste contexto que surge a noção de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O DS possui várias dimensões, sendo a dimensão ambiental uma delas e que se encontra mais directamente relacionada com as Ciências Naturais. Sabendo ainda, que os professores de Ciências, na sua prática pedagógica, são influenciados pelo manual escolar e que este é um dos recursos mais acessíveis ao aluno, decidimos efectuar um estudo sobre a forma como a EDS é abordada nos manuais escolares de Ciências da Natureza no 2º ciclo e de Ciências Naturais do 3º ciclo. Como dispúnhamos de pouco tempo, optámos por analisar os dois manuais de cada ano escolar mais adoptados em 2008-2009. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo e os resultados a que chegámos indicam que há a preocupação de introduzir temas de EDS nos manuais e de ir ao encontro do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB) que preconiza essa introdução. Porém, verifica-se alguma discrepância entre manuais do mesmo ano escolar no que diz respeito à frequência com que são referidos os temas de EDS. Constatámos também que em todos os manuais é dado um destaque maior à dimensão ambiental em detrimento das restantes dimensões do DS (social, económica e institucional). Verifica-se ainda que a abordagem dos temas de EDS não está bem distribuída pelos anos escolares dos dois últimos ciclos do ensino básico.