Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by Subject "1º ciclo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEBPublication . Pereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa; Martinho, Ana Paula; Azeiteiro, UlissesA formação dos cidadãos do futuro deve ser prioritária, assim como a consciência da importância do papel das escolas na formação de um efetivo exercício da cidadania. Contudo, a abordagem da cidadania nas escolas caracteriza-se pela diversidade das propostas educativas e pela latitude dos conceitos utilizados. Sem uma estratégia comum, cada escola é autónoma na forma como trabalha a cidadania. Com este estudo investigou-se a forma como quatro escolas de 1º CEB, com modelos pedagógicos distintos trabalham a cidadania, analisando a abordagem de cada escola, sobre a componente sociopolítica, ético moral e a cidadania ambiental, com o objetivo final de contribuir para uma abordagem integral do exercício da cidadania – conscientes do papel decisivo que os alunos terão na construção de um desenvolvimento sustentável. Para tal realizaram-se inquéritos por questionário aos alunos de 3º e 4º anos de escolaridade, construídos com base nas entrevistas realizadas ao corpo docente (coordenadores pedagógicos de 1º CEB e professores titulares) das quatro escolas em estudo. Os resultados deste estudo demonstraram que nas escolas com modelos pedagógicos mais participativos, a componente socio política da cidadania apresentou valores mais elevados. Os valores mais elevados na componente ético moral distribuíram-se por três das quatro escolas analisadas, revelando o papel determinante dos adultos de referência. Na cidadania ambiental também três das quatro escolas apresentaram os valores mais elevados, revelando a importância da predisposição dos alunos para a temática ambiental. Concluímos que para um exercício efetivo da cidadania as três componentes estudadas (ético moral, sociopolítica e cidadania ambiental) têm que ser articuladas e trabalhadas como um todo. Porque a componente ético moral da cidadania fornece as bases (os princípios) essenciais para a formação integral dos cidadãos, a componente sociopolítica fornece as ferramentas (a capacidade de dialogar/negociar com os outros membros da comunidade local/educativa) e a cidadania ambiental representa o meio privilegiado de integração das crianças (dos alunos) no exercício efetivo da cidadania – assumindo-se como stakeholders ambientais. Concluímos ainda que os adultos de referência (no caso os pais e os professores) têm um papel fulcral na forma como os alunos exercem a cidadania – pelas suas atitudes e pela forma como reagem à participação dos mais novos (trabalhando com eles e não por eles) e que a cidadania deve ser trabalhada de forma continuada (recorrente) ao longo do ano.
- Educação ambiental e cidadania : a escola na promoção do desenvolvimento sustentável : um estudo de caso no 1º CicloPublication . Diniz, Ilídio dos Santos; Amador, FilomenaA Educação Ambiental, a nível dos primeiros anos do Ensino Básico, poderá desempenhar um papel significativo na formação dos estudantes não só em termos de conservação do ambiente como também influenciando significativamente no sentido de que os jovens que a frequentam se tornem cidadãos interventivos nas questões sociais,permitindo novas formas de vivência social, mais solidárias. Este estudo coloca três questões a partir das quais se pretende compreender, se projectos ambientais realizados no âmbito das reservas naturais poderão contribuir para formar crianças e jovens numa perspectiva de cidadania ambiental. Com esse objectivo foi analisado o trabalho desenvolvido por duas turmas que participaram no projecto “Quinta da Educação e Ambiente “, durante o ano lectivo de 2008/2009. Em termos metodológicos optou-se por um estudo de caso, socorrendo-nos a nível de recolha de dados às técnicas da observação participante e da entrevista semi-estruturada. Procurou-se identificar as representações que alunos, professores e técnicos ambientais tinham sobre as actividades realizadas e as dificuldades encontradas, assim como a percepção destes sobre a evolução do conhecimento, atitudes, valores e comportamentos ambientais dos alunos. Os dados obtidos nas entrevistas foram objecto de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o projecto “Quinta da Educação e Ambiente” teve um papel dinamizador importante contribuindo para que estes alunos tenham alterado alguns dos seus comportamentos ambientais, traduzindo-se na sua participação em clubes de ambiente, nomeadamente numa fase posterior do seu trajecto escolar. Deste modo poder-se-á considerar como um estímulo para que se venham a tornar cidadãos mais críticos e interventivos na sociedade.