Média-Arte Digital | Digital Media Arts
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Média-Arte Digital | Digital Media Arts by Subject "3D modeling"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Rumo a um cânone para a modelação digital 3D da anatomia humanaPublication . Silva, Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e; Araújo, AntónioEnquanto profissional de modelação digital 3D e professor nessa mesma área, o autor deste trabalho constatou ao longo de vários anos que a modelação 3D da anatomia humana carece da definição de um processo simples, sistemático, e bem documentado, que explicite a modelação de uma figura standard (“canónica”) que por sua vez sirva de base à modelação de personagens concretas. O móbil deste trabalho de investigação é precisamente preencher essa lacuna. Dominar as ferramentas de modelação 3D é apenas uma pequena parte do processo de criação deste modelo; é necessário ainda um cuidadoso estudo da anatomia humana, e, mais do que isso, uma compreensão do que significa o conceito de cânone anatómico propriamente dito. Neste trabalho revisitamos este conceito, fazendo uma análise crítica das suas muitas reincarnações e reapreciações ao longo dos séculos. Não chegamos a uma conclusão sobre o que o cânone foi — as interpretações são muitas e contraditórias — mas chegamos a uma definição concreta do que pode ser. Consideramos que o cânone não é apenas nem primordialmente um ideal prescritivo de beleza anatómica, mas sim um objeto de referência de extremo valor para a investigação das formas reais do corpo e da sua variabilidade: o cânone não é uma regra, mas uma régua. Consideramos ainda que o cânone que se pretende para a arte digital deve ser adaptado às ferramentas da arte digital. Desta forma, pretendemos dar os primeiros passos na construção de um possível cânone digital, produzindo não só um conjunto de regras, mas um modelo da sua aplicação: um cânone e a sua materialização. Como primeira proposta, construiu-se um cânone do modelo humano 3D com baixo número de polígonos, uma construção com carácter didático e uma mnemónica relativamente simples, uma construção que respeita a principais características da anatomia humana. Para a segunda proposta, foi elaborado um método para a construção do cânone, utilizando unicamente primitivas 3D. Finalmente, desenvolveu-se um protótipo para uma aplicação adequada ao ensino da anatomia artística baseada na manipulação do cânone proposto.