CIAC | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIAC | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A/r/cografia: a criatividade investigada na investigação criativaPublication . Veiga, Pedro Alves daO cerne do processo de investigação é constituído pela experimentalidade artística: o seu significado, as descobertas, mesmo que marginais, e a sua comunicação. A a/r/cografia é uma proposta de amplificação da a/r/tografia , uma meta-metodologia de investigação baseada na prática artística vivida, e que visa enquadrar o trabalho de investigação criativa sob três prismas: o da arte (art - A), o da investigação (research – R) e o da comunicação (communication – C). Uma vez que a comunicação pode ser entendida como um conceito bidirecional mais abrangente do que o ensino/aprendizagem, característicos da a/r/tografia – além de constituir uma parte natural, não apenas dos processos criativos na arte, mas também da própria arte e um dos objetivos da produção de conhecimento – a a/r/cografia efetivamente amplia o escopo da a/r/tografia.
- Comunicação, arte e tecnologia em elearning: a experiência do Doutoramento em Média-Arte DigitalPublication . Veiga, Pedro Alves daO presente artigo detalha a forma como a revisão curricular do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD) permitiu implementar abordagens metodológicas específicas e orientadas à investigação em prática artística, num projeto de ensino a distância, utilizando-se de múltiplas ferramentas e plataformas digitais, para o efeito. Ao assumir que a prática artística, que utiliza os próprios média digitais, envolve uma rede complexa, generativa, reflexiva e responsiva de interdependências e relações complexas, suportadas e estimuladas através de comunicação, a investigação que a partir dela se desenvolve beneficia da utilização de ferramentas próprias e adequadas, que espelhem as interligações entre criação e investigação. Conclui-se, pois, que o conjunto de preocupações que orientaram a revisão curricular do DMAD, aliado a abordagens metodológicas específicas e otimizadas para o ensino da comunicação, arte e tecnologia, determinam os bons resultados que se têm obtido, especialmente nas últimas duas edições do curso.
- Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNeste texto analisa-se o modo como o Plano Nacional de Cinema utilizou as redes sociais durante o encerramento das escolas, decretado como uma das repostas à pandemia provocada pela COVID-19. Com atividades marcadamente físicas e coletivas, o Plano deparou-se com a impossibilidade de as desenvolver, dado que o espaço escolar se transferiu para o online. Assim, aplicou-se o Meta-modelo de Análise de Publicações nas Redes Sociais, aliando metodologias quantitativas e qualitativas, para mapear as atividades do Plano Nacional de Cinema nas redes sociais durante o período de confinamento. Conclui-se que a web social pode ser um espaço de trabalho profícuo para o Plano Nacional de Cinema, numa virtualização complementar à presença física nas escolas. A web social pode configurar-se como plataforma alargada e interativa, que pelos pequenos ecrãs das redes sociais contribui para envolver os alunos com o cinema e o currículo.
- Dos jogos sérios à arte digital: artefactos, espaços e estratégiasPublication . Veiga, Pedro Alves da; Carvalhais, Miguel; Ribas, Luísa