Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comunicação, arte e tecnologia em elearning: a experiência do Doutoramento em Média-Arte Digital

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
eL_IES_2023-PAV.pdf2.81 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo detalha a forma como a revisão curricular do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD) permitiu implementar abordagens metodológicas específicas e orientadas à investigação em prática artística, num projeto de ensino a distância, utilizando-se de múltiplas ferramentas e plataformas digitais, para o efeito. Ao assumir que a prática artística, que utiliza os próprios média digitais, envolve uma rede complexa, generativa, reflexiva e responsiva de interdependências e relações complexas, suportadas e estimuladas através de comunicação, a investigação que a partir dela se desenvolve beneficia da utilização de ferramentas próprias e adequadas, que espelhem as interligações entre criação e investigação. Conclui-se, pois, que o conjunto de preocupações que orientaram a revisão curricular do DMAD, aliado a abordagens metodológicas específicas e otimizadas para o ensino da comunicação, arte e tecnologia, determinam os bons resultados que se têm obtido, especialmente nas últimas duas edições do curso.

Description

Keywords

Literacia criativa Metodologia generativa Criação artística Avaliação contínua

Pedagogical Context

Citation

Veiga, P.A. (2023). Comunicação, Arte e Tecnologia em Elearning: A Experiência do Doutoramento em Média-Arte Digital. In Morgado, L., Bidarra, J. Paz, J., Loureiro, A. (Eds), Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES. LE@D, Universidade Aberta, 49-63.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta

CC License