Publication
Comunicação, arte e tecnologia em elearning: a experiência do Doutoramento em Média-Arte Digital
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Veiga, Pedro Alves da | |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T09:22:05Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T09:22:05Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente artigo detalha a forma como a revisão curricular do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD) permitiu implementar abordagens metodológicas específicas e orientadas à investigação em prática artística, num projeto de ensino a distância, utilizando-se de múltiplas ferramentas e plataformas digitais, para o efeito. Ao assumir que a prática artística, que utiliza os próprios média digitais, envolve uma rede complexa, generativa, reflexiva e responsiva de interdependências e relações complexas, suportadas e estimuladas através de comunicação, a investigação que a partir dela se desenvolve beneficia da utilização de ferramentas próprias e adequadas, que espelhem as interligações entre criação e investigação. Conclui-se, pois, que o conjunto de preocupações que orientaram a revisão curricular do DMAD, aliado a abordagens metodológicas específicas e otimizadas para o ensino da comunicação, arte e tecnologia, determinam os bons resultados que se têm obtido, especialmente nas últimas duas edições do curso. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Veiga, P.A. (2023). Comunicação, Arte e Tecnologia em Elearning: A Experiência do Doutoramento em Média-Arte Digital. In Morgado, L., Bidarra, J. Paz, J., Loureiro, A. (Eds), Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES. LE@D, Universidade Aberta, 49-63. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/15749 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.2/15181 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia criativa | pt_PT |
dc.subject | Metodologia generativa | pt_PT |
dc.subject | Criação artística | pt_PT |
dc.subject | Avaliação contínua | pt_PT |
dc.title | Comunicação, arte e tecnologia em elearning: a experiência do Doutoramento em Média-Arte Digital | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Passado, Presente e Futuro(s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES | pt_PT |
person.familyName | Veiga | |
person.givenName | Pedro Alves da | |
person.identifier | 2279332 | |
person.identifier.ciencia-id | 4E19-DA38-48BA | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9738-3869 | |
person.identifier.rid | U-1628-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57200069759 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683 |