Repository logo
 
Publication

Comunicação, arte e tecnologia em elearning: a experiência do Doutoramento em Média-Arte Digital

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorVeiga, Pedro Alves da
dc.date.accessioned2024-02-15T09:22:05Z
dc.date.available2024-02-15T09:22:05Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente artigo detalha a forma como a revisão curricular do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD) permitiu implementar abordagens metodológicas específicas e orientadas à investigação em prática artística, num projeto de ensino a distância, utilizando-se de múltiplas ferramentas e plataformas digitais, para o efeito. Ao assumir que a prática artística, que utiliza os próprios média digitais, envolve uma rede complexa, generativa, reflexiva e responsiva de interdependências e relações complexas, suportadas e estimuladas através de comunicação, a investigação que a partir dela se desenvolve beneficia da utilização de ferramentas próprias e adequadas, que espelhem as interligações entre criação e investigação. Conclui-se, pois, que o conjunto de preocupações que orientaram a revisão curricular do DMAD, aliado a abordagens metodológicas específicas e otimizadas para o ensino da comunicação, arte e tecnologia, determinam os bons resultados que se têm obtido, especialmente nas últimas duas edições do curso.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeiga, P.A. (2023). Comunicação, Arte e Tecnologia em Elearning: A Experiência do Doutoramento em Média-Arte Digital. In Morgado, L., Bidarra, J. Paz, J., Loureiro, A. (Eds), Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES. LE@D, Universidade Aberta, 49-63.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15749
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLaboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Abertapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.2/15181pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia criativapt_PT
dc.subjectMetodologia generativapt_PT
dc.subjectCriação artísticapt_PT
dc.subjectAvaliação contínuapt_PT
dc.titleComunicação, arte e tecnologia em elearning: a experiência do Doutoramento em Média-Arte Digitalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titlePassado, Presente e Futuro(s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIESpt_PT
person.familyNameVeiga
person.givenNamePedro Alves da
person.identifier2279332
person.identifier.ciencia-id4E19-DA38-48BA
person.identifier.orcid0000-0001-9738-3869
person.identifier.ridU-1628-2017
person.identifier.scopus-author-id57200069759
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
eL_IES_2023-PAV.pdf
Size:
2.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: