Centro de Estudos Globais | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
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Browsing Centro de Estudos Globais | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
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- Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação: olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, gênero e sexualidade desde uma perspectiva interseccionaPublication . Prado, Shirley D.; Kraemer, Fabiana B.; Santos, Ligia; Bosi, Maria Lucia; Vieira, Cristina Pereira; Gracia-Arnaiz, MabelColóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, género e sexualidade desde uma perspetiva interseccional
- Educação empreendedora e cidadania: construindo pontes, criando futuro: livro de resumosPublication . Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEducar para o empreendedorismo hoje é criar futuro. E as gerações mais jovens procuram projetos inovadores que lhes garantam qualidade de vida, realização profissional e sustentabilidade. Nesse sentido, o CiEECi 2022 congrega investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos para debaterem e apresentarem práticas e evidências científicas que ajudem a compreender e construir o futuro do empreendedorismo e da cidadania. O CiEECi 2022, organizado pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias (ISLA Gaia) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Brasil), e contando com vários parceiros internacionais focados na educação para o empreendedorismo, realizou-se nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022, em Vila Nova de Gaia, Portugal, em formato híbrido. O programa aborda as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, com conferências, comunicações, palestras, atividades sociais, mostras, apresentações de startups e livros. Público-alvo: docentes, investigadores, estudantes do ensino superior e do ensino secundário, jovens empreendedores, decisores políticos. OBJETIVOS: 1. Disseminar projetos e práticas de educação empreendedora e cidadania. 2. Desenvolver uma rede de investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos que atuam no domínio da pedagogia empreendedora. 3. Partilhar as práticas e as evidências científicas sobre a educação empreendedora e cidadania. 4. Delinear procedimentos favoráveis a uma cultura empreendedora humanista e a uma nova economia.
- Fogo e paisagem indomada no mito de Don JuanPublication . Sequeira, Rosa MariaO motivo do fogo está ausente do Dicionário de Juan de Pierre Brunel (1999). Este artigo considera este topos, demonstrando a sua importância no mito ao eleger três momentos de viragem na história do mito através de três obras de diferentes períodos literários: O Burlador de Tirso de Molina (1630), Don Juan de Lenau (1851) e o libreto de Saramago (2005). Estes três momentos diferenciados mostram a alteração da consciência face ao pecado e a marginalidade social do herói iconoclasta. Essa marginalidade está em consonância com a paisagem indomada à qual pertence o fogo.
- Jovens LGBTQIA+ sexualidade saúde e bem-estarPublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaAs pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero, Queer, Intersexo, Assexual LGBTQIA+ (o sinal “mais” representa outras identidades de género e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cisgénero e heteronormativo) são estigmatizadas, aquando da descoberta da sua sexualidade e expressão de género não normativa. A partir de sistemas e representações sociais, que assentam na ideia de “anormalidade” (Weeks, 1989), enfrentam trajetórias de vida de grande vulnerabilidade de saúde (Santos 2020). Neste contexto, é preciso que as instituições ensino e saúde façam uma reflexão crítica, sustentada pelas evidências dos diferentes estudos empíricos nacionais e internacionais, com um recorte sobre as trajetórias de vida juvenis não normativas, que desde muito cedo assentam num círculo vicioso de vulnerabilidade e discriminação, com múltiplos impactos ao nível da sua saúde e bem-estar.