Sociologia / Sociology
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Sociologia / Sociology by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A ecologia cívica, participação, classes e desigualdades: uma abordagem crítica do empoderamentoPublication . Jacquinet, MarcNa base de vários estudos de caso e de um trabalho de terreno, na Europa e na África - mas também com reflexões comparativas em outros espaços de outros continentes, apresenta-se a questão da ecologia cívica desde uma perspetiva sociológica crítica e complexa em sociedades díspares. Nesta perspectiva, duas vertentes são aprofundadas: a da desigualdade e das classes sociais e a da interculturalidade e de meios multi-étnicos, que se apresentam como culturalmente e linguisticamente diversos. Os objetivos do projeto - ou de quatro projetos - foram vários nas suas distintas periodizações. O primeiro foi de perceber os problemas e as dinâmicas sociais de zonas urbanas degradadas (em termos ambientais mas também em termos económicos e sociais) e este objetivo se manterá até ao fim. O segundo objetivo era de aprofundar algumas questões em termos de pesquisa-acção (research action) integrando vários tipos de especialistas (além de sociólogos, economistas, antropólogos, engenheiros do ambiente, biólogos e outros responsáveis de urbanismo) e moradores dos diferentes espaços. O terceiro objetivo era integrar algum conhecimento disperso em termos disciplinares. O quarto objetivo era intervir nos locais em termos de “facilitadores”. A metodologia seguida, nas fases preliminares, foi a realização de entrevistas de informadores ou atores privilegiados nas áreas de intervenção. A seguir, procedeu-se a entrevistas e observações in loco assim como o estudo dos problemas sociais e sua percepção por decisores, habitantes das comunidades e das vizinhanças. Houve ainda entrevistas, participação em atividades e grupos de foco (focus groups).
- Introdução à sociologia: recomposição das estruturas sociaisPublication . Machado, Fernando Luís; Almeida, João Ferreira de; Trindade, Ana José; Ribeiro, IsabelProcessos de recomposição socioprofissional e de mudança na estrutura de classes na sociedade portuguesa (1960 - 1991).
- Learning how to work in the arts field in portugal: a biographical approach to the migrant artists' trajectoriesPublication . Ferro, Lígia; Abrantes, Pedro; Veloso, Luísa; Lopes, João TeixeiraThe article considers the key dimensions of the life trajectories of the immigrant artists living in the Lisbon metropolitan area focusing on those related to the socialization process both in formal institutions and in a broader setting of informal learning. The authors conducted a sociological analysis of 20 biographical interviews with a heterogeneous set of individuals, including musicians, dancers and plastic artists. These interviews were a part of the research project on the social trajectories of migrant artists from the non-European Union countries living in Portugal. The results of the analysis show that formal and informal learning together with the migrant experience are intertwined and constitute the key factor in the configuration of migrant trajectories. There is often a mobility pattern across art styles, which makes differences between formal and informal circumstances in the life trajectories of migrant artists evident. Migration has a strong impact on the artistic work; this impact affects different areas of biographical experience: contact with the Portuguese culture, development of ethnic references, and participation in transnational art movements. The condition of immigrant artists generally implies a long trajectory of artistic training, including significant experiences of formal and informal learning in multiple social contexts throughout the life course. For those dedicated to the new transnational urban cultures (hip hop, graffiti, etc.), informal learning is the most important element. For those engaged in the traditional arts, the attendance of lengthy artistic programs seems to be a fundamental prerequisite for training and recognition. Together with the long and significant artists’ investments in their education, the sociological study also revealed the great vulnerability (and precariousness) of their life trajectories, and the lack of structures supporting their access to the labor market.
- Quantas vidas cabem numa vida?: da autobiografia de 52 trabalhadores ao caso de um funcionário administrativoPublication . Abrantes, PedroO artigo centra-se na tensão entre unidade e pluralidade dos percursos de vida. Como os indivíduos representam a sua vida? Até que ponto a desdobram em etapas e dimensões? Explora-se a utilidade de estudos recentes da socialização e do curso de vida. Apresenta-se um dispositivo de análise de autobiografias. Analisa-se em profundidade uma autobiografia e discutem-se padrões observados em 52. Concluímos que a classe trabalhadora, em Portugal, caracteriza-se por um desdobramento mitigado da vida em etapas e dimensões da vida, destacando-se a dicotomia entre vida laboral e familiar, ainda que se observem múltiplas interseções, tensões e ambiguidades, associadas à precariedade das condições de vida.