LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses
Permanent URI for this community
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Formação de grávidas sobre Sífilis na gestação através do mobile learning: contributo para o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveisPublication . Oliveira, Andressa Cristina Batista de Lacerda; Morgado, Lina; Dias, Aline PinhoA sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) sistêmica, de evolução crônica, sujeita a surtos de agudização e períodos de latência quando não tratada, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode produzir, respectivamente, as formas adquirida (primária, secundária, latente recente, latente tardia e terciária) ou congênita da doença. No Brasil, de 2010 para 2018, a taxa de detecçãodetecçao de sífilis em gestantes foi de 3,5 para 21,5 casos por 1.000 nascidos vivos e a taxa de incidência de sífilis congênita cresceu de 2,4 para 9 para cada 1.000 nascidos vivos, caracterizando uma epidemia nacional. Frente ao problema de saúde pública da epidemia de sífilis no Brasil e ao déficit de discussões a respeito dessa IST durante o pré-natal, a pesquisa em curso desenvolveu recurso educacional, mediado por tecnologia, como estratégia de educação em saúde a distância, para a formação das gestantes atendidas na Maternidade do Divino Amor – Parnamirim/RN, e verificou a avaliação do usuário em relação a essa ferramenta. Para tanto, foi realizada pesquisa de caráter exploratório com abordagem quantitativa sobre o nível de conhecimento a respeito da sífilis apresentado pelas gestantes atendidas no pré-natal de alto risco da Maternidade do Divino Amor em Parnamirim/RN, para subsidiar a construção de recurso educacional em formato de aplicativo Web. O estudo possibilitou a construção do recurso educacional mediado por tecnologia, para auxiliar na melhoria dos indicadores de saúde de sífilis em gestantes e reduzir os casos de sífilis congênita, a partir da formação de grávidas durante o pré-natal. Além disso, possibilitou que gestantes atendidas no pré-natal de alto risco do local de pesquisa avaliassem a ferramenta em relação a suas características, funcionamento e finalidade, verificando-se, por parte das usuárias, um bom grau de satisfação em relação ao referido recurso e percepção deste como fonte de informação para a adoção de medidas de prevenção contra a sífilis na gestação e promoção da saúde.
- A formação humana dos enfermeiros da atenção primária em saúde no enfrentamento da Sífilis através da construção de uma aplicação educativaPublication . Caldeira, Ana Katarine de Oliveira; Moreira, J. António; Dias, Aline de PinhoAs Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são importantes causas de morbimortalidade na população mundial, e com a sífilis, não é diferente. No Brasil, em 2016, com o aumento dos casos de sífilis, as autoridades sanitárias declararam a epidemia da sífilis. Desse modo houve a necessidade de se repensar a formação dos profissionais de saúde no controle de sífilis adquirida e eliminação da sífilis congênita. Assim, o ministério da saúde (MS) criou o Projeto de Resposta Rápida à Sífilis, coordenado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem como um de seus eixos estruturantes a educação na saúde. Nessa perspectiva, o presente estudo subsidiou a construção de uma solução tecnológica para a formação de enfermeiros no enfrentamento à sífilis. A web app “Acolhe Sífilis” abriga materiais educacionais voltados aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde para o desenvolvimento do cuidado no enfrentamento à sífilis. A produção tecnológica foi realizada em três etapas: planejamento, etapa em que ocorreu o levantamento do referencial teórico sobre o tema. Desenvolvimento e design da web app com a seleção e organização de conteúdos. Finalizando com etapa de validação do produto tecnológico, por meio de peritos da área de tecnologia quanto à usabilidade baseada na avaliação heurística. A web app “Acolhe Sífilis” apresentou em sua validação de usabilidade aspectos relevantes para sua melhoria e adequação. Por fim, espera-se que esta ferramenta inspire pesquisadores no desenvolvimento de tecnologias colaborativas no processo de ensino e aprendizagem dos profissionais de saúde.
- Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriaisPublication . Abreu, Renato; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO mobile learning continua a ser uma área emergente na educação a distância e elearning, em que se tira partido, por exemplo, do poder ubíquo dos dispositivos móveis. Assim, importa perceber de que modo podem ser integrados no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, e com este estudo, pretendeu-se perceber de que modo o m-learning e a utilização de dispositivos móveis potencia a educação em saúde, nomeadamente em aulas de hematologia laboratorial. Metodologicamente, optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, é possível concluir que com a utilização dos dispositivos móveis a abordagem e resolução de problemas foi facilitada em Hematologia. Mais especificamente, a utilização de apps, como o CellAtlas e o Moxtra, permitiu superar dificuldades na execução de técnicas laboratoriais. Além destes aspetos, foram evidenciados outros, entre os quais uma maior estabilidade emocional em provas de avaliação e a subsequente melhoria nas respetivas classificações. Em síntese, considera-se que a introdução de atividades e estratégias mobile learning na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa é uma realidade que se prevê irreversível, até por já não estar circunscrita à unidade curricular do Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais que despoletou esta abordagem pedagógica inovadora.
- Realidade aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínicaPublication . Jorge, Nelson; Morgado, Lina; Gaspar, Pedro João SoaresA presente investigação teve como objetivo verificar se a Realidade Aumentada (RA) potencia o desenvolvimento de competências de tomada de decisão clínica no diagnóstico e tratamento de feridas crónicas, aumenta a motivação dos estudantes e a usabilidade do simulador virtual e-FER. O e-FER é um simulador online de tomada de decisão clínica utilizado na formação inicial de enfermeiros, permitindo simular o diagnóstico e tratamento de casos clínicos virtuais de feridas crónicas. Para o presente estudo foi acrescentada uma componente de RA com novos casos clínicos, no sentido de investigar os seus efeitos na motivação, usabilidade e desenvolvimento de competências no diagnóstico e tratamento de feridas crónicas. Desenvolveu-se um estudo quase-experimental com uma amostra de 54 estudantes a frequentar o primeiro ano de Enfermagem. Realizou-se uma análise comparativa entre o desempenho dos grupos experimental (que utilizou o e-FER tradicional e depois com RA) e de controlo (que utilizou apenas o e-FER tradicional), com base nos dados extraídos a partir do simulador virtual e-FER. Os dados relativos à motivação dos estudantes e usabilidade do sistema foram recolhidos através de questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que a RA potenciou o desempenho dos estudantes, particularmente nos parâmetros de diagnóstico da ferida, com diferenças estatisticamente muito significativas (p<0,001) nos testes de Mann-Whitney U e Wilcoxon, registando-se ainda índices elevados de motivação e usabilidade do simulador, mesmo com a introdução de um dispositivo adicional na atividade.