Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE
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Browsing Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Os anúncios do Instagram: perspetiva da geração MillennialPublication . Baptista, Kelly Drumond; Silva, Miguel Mira daO avanço das tecnologias tem permitido mais competitividade às empresas e novas formas de atingir a geração Millennial, geração essa altamente consumidora e conectada às redes sociais. Muitas empresas utilizam os anúncios de redes sociais como meio de comunicação e promoção, mas, devido ao número de anúncios aos quais os consumidores são expostos todos os dias, a resistência à publicidade online tem aumentado. Questões de privacidade, intrusão e ceticismo surgem entre a geração Millennial. Mas por outro lado, a aderência ao Instagram continua a aumentar, rede social cada vez mais carregada de conteúdos promocionais. Surge assim a necessidade de cruzar dois tópicos: a alta aderência à rede social Instagram pelos Millennials e a grande resistência que esta geração demonstra face aos anúncios de redes sociais. Assim, nesta pesquisa visou-se aprender sobre a personalização e privacidade dos anúncios do Instagram, as razões de adesão da geração Millennial ao Instagram, e a reação dos Millennials face aos anúncios do Instagram. Para além da realização do enquadramento teórico e revisão sistemática da literatura, o método qualitativo foi adotado por meio de entrevistas semi-estruturadas a fim de evidenciar as diversas opiniões, pensamentos e experiências da geração Millennial face aos anúncios do Instagram. 15 entrevistas foram realizadas via videochamada, sendo que todas as transcrições foram analisadas por meio da análise temática de conteúdo. Resultados indicam que embora os Millennials consideram os anúncios do Instagram eficazmente personalizados, relevantes e não intrusivos, manifestam ignorar tipicamente os anúncios e possuir algumas preocupações de privacidade. Contudo, as preocupações não são suficientes para deixarem de usufruir do Instagram. A superioridade e diferenciação do Instagram é notável, e fazer parte desta experiência social leva os Millennials a aceitar os anúncios como custo da rede social gratuita.
- Arquitetura de informação em plataforma colaborativa como suporte à gestão do conhecimento do condóminoPublication . Barbagli, Ignez; São Mamede, HenriqueReconhecida a necessidade de existência de uma plataforma Web colaborativa dirigida à comunidade dos condóminos em Portugal, pretende este trabalho contribuir para agregar informação diversificada e desenvolver uma comunidade associada a tal plataforma. O problema está associado à dispersão de informação do sector dos condomínios que se encontra na Web e na padronização inerente ao sector. O objetivo geral a atingir era modelar a arquitetura de informação para uma plataforma colaborativa de Gestão do Conhecimento sobre o modelo de gestão dos condomínios e sua implementação. Para responder as questões de qual será o modelo de arquitetura de informação apropriado para uma plataforma colaborativa ou ainda, como a gestão do conhecimento pode contribuir como um instrumento de competitividade em ambiente Web, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a modelação da Arquitetura da Informação e Gestão do Conhecimento adequada à agregação do valor por meio de uma plataforma colaborativa orientada ao sector dos condomínios. Foram realizados dois inquéritos através de questionários. O primeiro ao utilizador da plataforma correspondente a uma amostra da população de condóminos para saber qual é o perfil de utilizador, a satisfação associada a administração, bem como, da importância da plataforma e seus serviços informativos. E o segundo inquérito para validação do trabalho, recorrendo a avaliação de profissionais de administração de condomínios. Por fim, o protótipo foi ajustado de acordo com as indicações desses profissionais.
- Arquitetura de sistemas viáveis aplicada à manutenção 4.0Publication . Câmara, Rafael Albuquerque; São Mamede, Henrique; Santos, Vitor DuarteFace ao crescente processo da quarta revolução industrial de forma contínua nos dias atuais, as grandes indústrias para se manterem competitivas e ativas no mercado são obrigadas a inovar seu processo de manufatura industrial, aperfeiçoando o processo de produção fabril por meio de novas tecnologias interconectadas e autônomas. No processo de manufatura de uma fábrica, a diversidade e a complexidade de componentes vêm aumentando progressivamente com a evolução da tecnologia, e com isso a deteção e análise de falhas torna-se cada vez mais difícil de controlar na automação fabril, principalmente no meio de tanta informação e volume de dados que é gerada atualmente por máquinas interligadas em redes, sensores e a Internet. Visto que a redução do tempo, o aumento da qualidade e a diminuição do custo para fabricação de produtos industrializados são os maiores catalisadores de uma empresa de sucesso para a Era atual chamada Manutenção 4.0, esse trabalho propõe ilustrar um modelo de Arquitetura de Sistemas de Informação onde, utilizando o Modelo de Sistemas Viáveis, seja possível realizar ajustes de forma automática nos subsistemas relacionados com sistemas Ciber-físicos e Sistemas de Execução de Fabricação (comumente conhecidos como MES - Manufacturing Execution System) dentro do modelo de Manufatura Digital e, adicionalmente, mitigar as falhas de maquinas através de análises preditivas de volumes massivos de dados utilizando algoritmos com funções inteligentes e Data Mining (DM), a fim de estabilizar automaticamente toda a cadeia de sistemas de forma rápida e eficaz.
- Diretrizes para avaliação UX de interfaces de realidade virtual aumentadaPublication . Pinho, Inês Pires; Ferreira Júnior, Alfredo Manuel dos SantosA falta de um documento genérico que apoie no processo de avaliação UX para realidade virtual e aumentada torna mais complicada essas mesmas avaliações, visto que por vezes podem ser esquecidos pormenores essenciais para o seu sucesso. Nesta dissertação é proposto um protocolo genérico, criado através da observação de testes, feedback de investigadores, analise de livros e documentos de investigação relevantes, que auxilie no processo de avaliação UX para AR e VR. Este protocolo segue quatro fases diferentes, sendo a primeira a fase de planeamento, seguindo-se pela fase de testes piloto, sessão de testes e finalmente a análise dos resultados. O protocolo recomenda a utilização de alguns documentos tipo e tabelas auxiliares. Nomeadamente, um guião modelo, uma entrevista e questionário tipo, uma checklist de pormenores a não esquecer numa sessão de avaliação e diretrizes para avaliação UX a seguir para uma sessão de avaliação bem-sucedida. Contém ainda material necessário para verificar que métricas usar e como as usar, fazendo ainda recurso a tabelas auxiliares de analise estatística. Este protocolo foi validado através de um questionário feito a investigadores que trabalham no Laboratório JLF (João Lourenço Fernandes) do IST, de onde se conclui que o mesmo é útil, claro e genérico o suficiente para ser aplicado em diferentes contextos de AR e VR, e que apesar de poder usufruir de algumas melhorias no futuro, já pode ser utilizado como documento de apoio para avaliação UX para AR e VR.
- Enterprise dashboards for waterproofing systems in wood constructionPublication . Maximino, André da Silva; Carvalho, ElizabethO ato de tomar decisões em gestão pode ser complexo. Todas as indústrias têm os seus próprios atores e campos de intervenção muito específicos. Por esse motivo, as informações visuais podem ser um aliado poderoso quando adaptadas corretamente ao seu ponto de foco. Os dashboards, em particular, reúnem toda a quantidade de dados gerados todos os dias e convertem em informação visual que ajudam o usuário a monitorar o projeto de uma forma mais dinâmica e com muito mais controle dos processos nos quais ele deve tomar decisões. A construção em madeira é muito comum nos países escandinavos e especialmente em edifícios residenciais, nos quais é necessário instalar sistemas de impermeabilização para as chamadas “divisões húmidas”, em constante contato com água ou humidade. Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo visual que possibilite a análise, criação e avaliação de dashboards que darão suporte ao processo de tomada de decisão do project manager, com foco no lado gerencial do produto e não na produção. Isso é composto por vários estágios de desenvolvimento que resultam em um protótipo de alta definição. O usuário desempenhou um papel importante neste trabalho ao longo de pesquisas e observação direta de testes, para avaliar o potencial do sistema a ser usado com frequência. Seis participantes fizeram parte das sessões de teste da primeira versão do protótipo que teve média de 74,6 no System Usability Scale, com o protótipo sendo considerado Bom.
- A experiência dos stakeholders envolvidos nos projetos de tecnologia nas organizações de autogestão em saúde no Brasil: um estudo de casoPublication . Castro, Thiago Martins de; Mendes, João Pedro B. MelloTendo em vista a necessidade do aperfeiçoamento administrativo das organizações de autogestão em saúde no Brasil, o objetivo deste estudo foi identificar se há relação entre a experiência positiva dos stakeholders com menor poder de decisão (utilizadores) e o sucesso dos projetos de tecnologia desenvolvidos nas organizações de autogestão em saúde. Para tanto foi conduzido um estudo de caso em duas organizações de autogestão em saúde que ficam localizadas em Brasília, capital do Brasil, mas que possuem abrangência nacional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-abertas com cinco colaboradores de cada organização que atuam em setores administrativos. A análise de conteúdo foi conduzida para se verificar se os colaboradores estavam tendo os seus pleitos atendidos e qual era a percepção desses entrevistados com relação aos projetos executados pela organização. Foi possível verificar que os stakeholders possuem abertura para relatar os seus anseios e desafios com relação ao trabalho, mas também restou evidenciado que esses pleitos em poucas ocasiões são implementados.
- Framework for E-business design based on enterprise architecturePublication . Mascate, Magido Juma; Vasconcelos, André Ferreira Ferrão Couto eO ecosistema da economia digital fornece inúmeras pesquisas e modelos conceituais que visam a descriçao do padrão da adoção de tecnologia digital de diversas empresas. No entanto, de acordo com estudos existentes, percebemos que estão faltando modelos de referência de e-business para as pequenas e médias empresas (PME), que apoiem a concepção e adoção de negócios digitais adaptáveis às tecnologias. Com base na literatura e ferramentas relacionadas existentes, exploramos uma abordagem adaptativa e independente de tecnologia para propor um modelo de referência de conceção de ebusiness para PMEs em diversos contextos de negócios, baseada em arquitetura empresarial. A nossa proposta integra técnicas de gestão comuns e a prática de arquitectura empresarial, com vista a apoiar os decisores das PME na concepção e implementação de e-business. A prosposta compreende três principais facetas inter-relacionadas, partindo da 1) anáise situacional para a determinação dos fatores motivadores e barreiras do ambiente do negócio; seguida pela 2) avaliação da prontidão da PME com base na existencia de estratégia digital, catalogo de motivatores e propostas de modelos de negócios, e culminando com 3) a faceta de implementação com base em arquitetetura de e-business. Sendo que as duas ultimas facetas formam os componentes chave do perfil da PME. Ademais, incorporase a quarta faceta de arquitetura de soluções de e-business, seleção e aplicação baseados no ambiente das PMEs. No estudo assumimos uma abordagem prática, propondo e demonstrando a aplicação de ferramentas que apoiam o processo de concepção no contexto real de negócio para as diferentas facetas do nosso modelo
- Gestão de dados de investigação num repositório institucional: estudo de caso na Universidade AbertaPublication . Monteiro, Ana Rita Malheiro; Santos, Arnaldo; Carvalho, MadalenaOs dados de investigação e os repositórios institucionais estão a ganhar relevância em organizações que pretendem agregar, indexar e disponibilizar o acesso continuado à sua produção científica. Devido à mudança das expectativas, nomeadamente da comunidade académica e dos financiadores de ciência, a partilha de dados de investigação tem vindo a aumentar. Assim, as melhores práticas de gestão exigem que os investigadores partilhem os seus dados, depositando-os em repositórios. Por consequência, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem acompanhar esta mudança de forma a responder às necessidades dos seus investigadores. Neste contexto, surgiu a necessidade de perceber os processos associados à gestão de dados ao longo do ciclo de vida da investigação, nomeadamente o modo como os mesmos devem ser tratados de forma a assegurar o cumprimento dos princípios FAIR (Findable, Accessable, Interoperable, Reusable) e os requisitos definidos pelos financiadores de ciência, para além de como garantir o depósito, o acesso aberto e a preservação dos dados, de modo a permitir a sua reutilização e o acesso continuado. Neste âmbito, os Planos de Gestão de Dados assumem grande importância para auxiliar a gestão dos dados gerados e obtidos durante o processo de investigação e detalhar o processo adotado relativamente ao tratamento, gestão, armazenamento e curadoria dos dados. Com este trabalho de investigação, pretende-se concluir se um Repositório Institucional pode cumprir os requisitos de Gestão de Dados de Investigação. Para o efeito, utilizou-se um Estudo de Caso, suportado pelo Repositório Institucional da Universidade Aberta, com recurso ao sistema DSpace, um software open source que é utilizado por este repositório.
- O impacto do novo regulamento geral de proteção de dados nas relações empresariais entre Brasil e União EuropeiaPublication . Ribeiro, Carolina Rudge Ramos; São Mamede, HenriqueO trabalho tem como objetivo analisar os impactos do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados nas relações empresariais entre Brasil e União Europeia Dessa forma, será apresentada a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira em conjunto com a Constituição Federal de 1988, seus princípios e sua importância para o desenvolvimento da proteção de dados. Assim como, explicar a Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito da legislação brasileira frente ao regulamento da União Europeia, além de diferenciar a Lei Geral de Proteção de Dados promulgada no Brasil com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia. Dessa forma a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia (UE) trazem impactos positivos nas relações comerciais. Nesse sentido, será elucidado a proteção de dados, inclusive frente as empresas, no contexto do Mercosul, no Brasil e na União Europeia, em Portugal e quais foram os impactos para a legislação brasileira e Europeia e suas relações e quais as medidas foram tomadas com esses regulamentos. Por fim, exemplificaremos as medidas tomadas com um estudo comparativo de leis entre o Brasil e a União Europeia, a metodologia de estudo e a revisão bibliográfica no sentido de evidenciar os motivos que fizeram com que as novas leis fossem criadas e também para demonstrar que as empresas e pessoas devem se adequar frente às novas regras para que não sejam punidas e possam continuar com suas atividades.
- Implementação de um sistema de gestão de incidentes em uma média empresaPublication . Huzik, Pavlo; São Mamede, HenriqueEste trabalho de projeto tem como objetivo a colmatação de falta de software de gestão que permite gerir os processos de pedidos e incidentes em uma média empresa (PME). Para atingir esse fim, será feita uma prospeção das diversas alternativas que existem no mercado e posteriormente será selecionada a melhor ferramenta consoante os critérios pressupostos a priori. Os processos a implementar, deverão respeitar as normas e recomendações da biblioteca de infraestrutura de tecnologia e informação (ITIL). Relativamente ao processo técnico, serão instaladas e configuradas com as devidas integrações as seguintes ferramentas: máquina virtual em ambiente WMware ESXi; Windows Server 2016; Active Directory; Servicedesk Plus; SQL Server Management Studio; SQL Server 2019 Express. Para concluir, na parte final do projeto serão feitos testes ao sistema e analisados os resultados para se poder tirar conclusões da aplicabilidade do projeto e o cumprimento dos objetivos traçados inicialmente.
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