Coleção Ciência e Cultura
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Coleção Ciência e Cultura by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Acesso Aberto: da visão à ação: contextos, cenários e práticasPublication . Carvalho, MadalenaA edição deste livro, uma iniciativa do Conselho Editorial da Universidade Aberta (UAb), assinala o décimo aniversário do Repositório Aberto. Partindo dos Objetivos Estratégicos (OE) da UAb, reúnem-se as reflexões dos responsáveis institucionais pelas diferentes áreas estratégicas, de modo a perspetivar a relevância que o Repositório Aberto assume no âmbito da visão e das dinâmicas de uma Universidade Virtual. Através dos contributos de autores externos à UAb, inclui-se um conjunto de artigos de análise e reflexão sobre contextos, cenários e práticas, consolidadas ou em curso, na área do Acesso Aberto e da Ciência Aberta.
- Uma centena de mestres em cidadania ambiental e participaçãoPublication . Pereira, Pedro; Nicolau, Paula BacelarO presente documento visa caracterizar a investigação em Cidadania Ambiental e Participação, realizada entre 2006 e 2021, no âmbito do Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação, da Universidade Aberta. Procede-se também à análise dos dados académicos dos mestres e dos resumos e palavras-chave das dissertações, trabalhos de projeto ou relatórios de estágio para avaliar a relação da investigação desenvolvida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e à elaboração do inventário de publicações científicas resultantes da investigação realizada pelos mestres no âmbito do curso.
- E-Sustainability 2020: atas do Seminário Doutoral | Universidade Aberta (Portugal) | Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (Brasil)Publication . Oliveira, Carla Padrel de; Sayago, Dóris; Trindade, Jorge; Caeiro, Sandra; Jacquinet, MarcA presente obra reúne os contributos em forma de artigo resumido dos participantes no Seminário Doutoral Anual do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta de Portugal. Nesta publicação podem ser encontrados temas de economia, governança, ambiente, cidadania, responsabilidade social, cultura e educação associados ao desenvolvimento sustentável. Os resultados apresentados estão associados aos desenvolvimentos mais recentes da investigação em dois doutoramentos: Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta; Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento sustentável da Universidade de Brasília.
- Inovação e tecnologia no ensino de línguas: pedagogias, práticas e recursos digitaisPublication . Marques, Isabelle Simões; Castelo, Adelina; Braz, Ana; Setién, Ana; Chenoll, Antonio; Göttsche, Katja; Rodrigues, Cristiana Vasconcelos; Seara, Isabel; Childs, Jeffrey Scott; Oliveira, Teresa A.O presente volume resulta de uma seleção de artigos do 2.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel) realizado na Universidade Aberta. O volume comprova a variedade de recursos tecnológicos, a multiplicidade de abordagens e a inovação de práticas pedagógicas. Encontramos pedagogias inovadoras no ensino de línguas, tais como a realidade aumentada e a gamificação. É aprofundada igualmente a questão da prática docente em sala de aula (virtual/b-learning/presencial) e são explorados vários recursos digitais como aplicações, softwares, plataformas de ensino online ou MOOC.
- Inovação e tecnologia no ensino de línguas: reflexões e perspetivas de ação em contextos educacionais diversosPublication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle Simões; Göttsche, Katja; Setién, Ana; Chenoll, Antonio; Childs, Jeffrey Scott; Oliveira, Susana M.A obra resulta de uma seleção de artigos da primeira edição das Jornadas de Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas que teve lugar em 2018 na Universidade Aberta em Lisboa e que foram organizadas pelo Grupo de Investigação EL@N (Ensino de Línguas Online) do Departamento de Humanidades. Os artigos demonstram a variedade de recursos tecnológicos, abordagens e práticas pedagógicas inovadoras existentes assim como a importância da atualização e ajuste das metodologias, permitindo aos docentes otimizar o ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira.
- Plágio e integridade académica na sociedade da informaçãoPublication . Novo, Ana; Nobre, Ana; Simão, João; Pereira, PedroO plágio é um problema recorrente no ensino superior, cabendo a toda a comunidade o dever de contribuir para a integridade e originalidade dos trabalhos académicos. A prevenção deste género de fraude faz-se através da educação e da formação, alertando, sempre, para a necessidade de existirem hábitos e comportamentos éticos e informados. Na UAb, a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal, o “Grupo de Trabalho para a promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta” (GTPO), nomeado por despacho reitoral em março de 2017 e constituído por quatro docentes pertencentes a cada um dos departamentos desta Universidade, tem vindo a discutir as temáticas da integridade e honestidade dos trabalhos académicos e a implementar uma série de ações por forma a reforçar a promoção da qualidade e da originalidade dos trabalhos académicos, assumindo-as como aspetos vitais do regime de ensino a distância da UAb. O projeto de e-book, cujo resultado aqui se apresenta, foi sendo amadurecido na sequência das iniciativas deste GTPO. Foi lançada uma chamada de contributos a nível internacional à qual responderam autores de diversas nacionalidades. Reúnem-se, assim, neste e-book, textos vindos do Brasil, de Espanha e de Portugal que abordam as temáticas do plágio e a sua prevenção e a fraude e integridade académicas.