Antropologia Visual
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Antropologia Visual by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Colá S. Jon, oh que sabe! : as imagens as palavras ditas e a escrita de uma experiência ritual e socialPublication . Ribeiro, José; Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Piault, Marc-HenriQuando iniciei, no Bairro do Alto da Cova da Moura, o trabalho que deu origem a esta tese, apercebi-me que era ali que os tambores se poderiam reinventar, que os ritmos anteriormente vividos ou escutados se recriavam na batida do pilão, na forma de fazer rapé, no funaná, na música rap ou no Colá S. Jon. Foi neste contexto ambíguo de construções culturais simultaneamente reflexivas e experienciais que procurei uma estadia longa no terreno, a passagem para o interior do bairro, espaço-tempo da pesquisa, a construção de um objeto de estudo e de um percurso metodológico. A experiência de campo mostrava-se-me como um processo dialéctico e dinâmico, como construção dialógica e pragmática, através da qual trabalhava o terreno como um meio simultaneamente de comunicação e conhecimento e procurava encontrar nos métodos modos de reconstrução das condições de produção dos saberes. Residia aí o problema do espaço afetivo e intelectual, vital e ao mesmo tempo cognitivo, que é a observação de terreno enquanto diálogo e processo de palavra. Havia que ter em conta a experiência pragmática e comunicativa de terreno, através das resistências e da receção afável, dos mal entendidos e compromissos, dos rituais interativos, da tomada de consciência da observação do observador, que estão na base da construção e da legitimação do terreno como espaço-tempo da pesquisa. A inserção no terreno permitiu-me a viagem por muitos temas possíveis, por muitas áreas de investigação. O percurso realizado conduziu-me a este trabalho que constitui uma abordagem dos processos de produção e reprodução de um ritual cabo-verdiano, Colá S. Jon, na Cova da Moura, um dos bairros da periferia urbana de Lisboa. A tese é uma construção etnográfica, por comparação e contraste, de múltiplos fazeres, (re)fazeres a muitas vozes. Vozes dos que o fazem, repetem, dizem. Vozes do quotidiano ou escrita de poetas que o consideram, “prenda má grande dum pôve e que tá fazê parte de sê vida”(Frusoni). Saber dos antropólogos que o dizem “imagem e metáfora da forma como os cabo-verdianos se representam”, modo como se contam a si, para si, para os outros. É também representação de uma comunidade que se explica a si mesma, e ao explicar-se se constrói para si e para os outros a partir de dois eixos, de duas histórias que simultaneamente se cruzam e diferenciam: uma explicitada pelas palavras e simbolizada pela dança do colá, veiculando o contexto social e cultural das interações e dos processos sociais; outra sugerida pela dança do navio, representando a historicidade de um povo - o cruzamento dos destinos de homens e mulheres que atravessando os mares atraídos pela aventura, arrastados ou empurrados pela tragédia se juntaram e plantaram na terra escassa e pobre das Ilhas, no centro do Atlântico, daí partindo ainda hoje, numa repetição incessante do ciclo da aventura, da tragédia ou da procura, na “terra longe”, da esperança de uma vida melhor. A reconstituição do Colá S. Jon, fora do país de origem, confrontada com outras realidades sociais adquire, neste contexto, novas dimensões e sublinha outras já existentes. Adquire a forma elegíaca da recordação, espécie de realidade ontológica da origem fixada num tempo e num espaço; a de lugar de tensão dialéctica com a sociedade recetora no processo migratório e de consciência reflexiva da diversidade e alteridade resultante do encontro ou do choque com outra cultura; a de simulacro tornando-se objeto repetível, espetáculo em que ressaltam sobretudo a forma estética ou força dramática, um real sem origem na realidade ou produto de outra realidade, a da praxis ou conveniência política distante da participação dos seus atores. A tese coloca-nos perante o questionamento, o olhar reflexivo, da pesquisa antropológica: simultaneamente experiência social e ritual única, relação dialógica com os atores sociais, processo de mediação, de comunicação, e a consequente dimensão epistemológica, ética e política da antropologia. Coloca-nos também perante a viagem ritual - passagem ao terreno, à imagem e à escrita – e a consequente procura de reconhecimento e aceitação do percurso realizado. O processo de produção do filme Colá S. Jon, Oh que Sabe! completa-se com o da escrita, síntese de uma experiência e aparelho crítico do filme. Ambos tem uma matriz epistemológica comum. Resultam da negociação da diferença entre o “Eu” e o “Outro” e da complexa relação entre a experiência vivida no terreno, os saberes locais, os pressupostos teóricos do projeto antropológico. Ao mesmo tempo que recusam a generalização, refletem uma construção dialógica, uma necessária relação de tensão e de porosidade entre experiências e saberes, uma ligação ambígua entre a participação numa experiência vivida e a necessária distanciação objetivante que está subjacente em qualquer atividade de tradução ou negociação intercultural, diatópica.
- Pintando a cidade : uma abordagem antropológica ao graffiti urbanoPublication . Campos, Ricardo Marnoto de Oliveira; Ribeiro, José da SilvaEsta tese em antropologia é o resultado de uma pesquisa etnográfica realizada na Área Metropolitana de Lisboa, entre 2004 e 2007, junto de jovens que se dedicam à realização de graffiti. O graffiti é uma prática expressiva, de natureza ilegal e transgressiva que é praticada por grupos de jovens que se auto-denominam de "writers" e se incluem numa comunidade mais vasta que se inspira na cultura graffiti nascida na década de 60 nos EUA. Esta é uma manifestação visual, com as suas regras e formatos plásticos, que usa o espaço público urbano como território privilegiado para a comunicação. Com esta pesquisa pretendia-se conhecer não apenas as práticas mas igualmente as motivações que levam estes jovens a dedicarem-se a esta actividade. Para tal, procedeu-se à observação no terreno e à realização de um conjunto de entrevistas aprofundadas.
- Produção e utilização de saberes na era digital : um estudo antropológicoPublication . Silva, Adelina Maria Pereira da; Ribeiro, José da SilvaNum mundo em profundas e aceleradas transformações, a Internet e o Ciberespaço emergem como um objeto de pesquisa antropológica. O objetivo deste estudo é refletir sobre o papel da antropologia quando o objeto de estudo se localiza no espaço virtual, num “não-lugar”. O Ciberespaço apresenta-se como um novo espaço de vida e prática sociais que influenciam o quotidiano, alterando a forma como os sujeitos interagem, se relacionam, trabalham e aprendem. O estudo realizado durante o Trabalho de Campo - uma comunidade virtual de prática – incidiu na observação das mudanças das práticas sociais e nas relações dos sujeitos membros dessa comunidade, analisando: a colaboração, a participação, a identidade, a interação e sociabilidade, e a moderação. Reflete-se também sobre as mudanças metodológicas que decorrem deste novo objeto de estudo – para novos espaços/novas metodologias. Para a Recolha de Dados recorreu-se à netnografia, um método de pesquisa em ambientes virtuais inspirado na etnografia. A utilização de uma netnografia, permitiu o registo e captura de informações que nos levaram a concluir que, por um lado, os saberes desenvolvidos durante a prática social na comunidade virtual de prática observada, a colaboração, a participação e a interação são fatores essenciais à construção da identidade do “ser membro”, e estão associados aos mecanismos de aprendizagem, desenvolvendo o sentimento de pertença e que, por outro lado, as práticas sociais, na comunidade virtual de prática estudada, são (re)produtoras dos saberes e identidades.