Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos"
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- Análise do incumprimento do diploma ministerial nº 93/2005 de 4 de Maio sobre as boas práticas da aplicação de fundos consignados ao Comité de Gestão de Recursos Naturais (CGRN) da Comunidade Nhaúnga do distrito de Macossa – Moçambique entre 2017 e 2021Publication . Jacquinet, Marc; Cardoso, Damião; Saize, Artur NdaluzaO presente artigo pretende, analisar a implementação do diploma ministerial nº 93/2005 de 4 de maio relativo aos fundos consignados ao Comité de Gestão de Recursos Naturais (CGRN) da comunidade Nhaúnga do distrito de Macossa – Moçambique entre 2017 e 2021, por se registar incumprimento de boas práticas de gestão apoiadas por esse diploma. O incumprimento em alusão, tem dado resultados que são óbvios, nomeadamente, não existência de uma contabilidade organizada na comunidade, falta de promoção da exploração sustentável dos recursos faunísticos e florestais presentes na comunidade bem como a não realização de iniciativas que garantem a proteção e conservação desses recursos, existência de lacunas na fiscalização da gestão dos fundos, desconhecimento dos dispositivos legais que regulam o funcionamento do CGRN pela comunidade, desconhecimento dos direitos no seio dos membros comunitários em relação aos recursos florestais e faunísticos disponíveis e uma gestão de fundos alocados que é questionável para o bem do CGRN e da comunidade Nhaúnga.
- Broader terms curriculum mapping: using natural language processing and visual-supported communication to create representative program planning experiencesPublication . Duarte, Rogério; Nobre, Ângela Lacerda; Pimentel, Fernando; Jacquinet, MarcAccreditation bodies call for curriculum development processes that are open to all stakeholders, reflecting viewpoints of students, industry, university faculty, and society. However, communication difficulties between faculty and non-faculty groups leave an immense collaboration potential unexplored. Using the classification of learning objectives, natural language processing, and data visualization, this paper presents a quantitative method that delivers program plan representations that are universal, self-explanatory, and empowering; promoting stronger links between program courses and curriculum development open to all stakeholders. A simple example shows how the method contributes to representative program planning experiences and a case study is used to confirm the method’s accuracy and utility.
- Economia circular, economia verde e sustentabilidade: percepções dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo sobre as suas práticasPublication . Fazenda, Rodrigues Zicai; Cardoso, Damiao; Baloi, Jochua Abrão; Jacquinet, Marc; Machanguia, Ana Lúcia; Chimene Júnior, JoãoEste artigo pretende analisar as perceções e as práticas diárias da economia circular, economia verde e sustentabilidade nos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo. O seu argumento central é que apesar dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo terem perceção da economia circular, economia verde e sustentabilidade, eles não têm a prática diária destes elementos. Recordar que até a década de 1960 a economia era sempre linear o que levava a desperdício e que de forma rápida acabaria por levar ao esgotamento dos recursos naturais, criando de certa forma perigo para o nosso futuro comum devido a degradação do ambiente. Foi daí que se pensou na economia circular, economia verde e na sustentabilidade. O presente estudo é baseado num questionário cujas opções de respostas às perguntas obedecem uma escala de tipo likert de cinco categorias. As variáveis que foram sendo cruzadas tiveram sua seleção de acordo com a respetiva intensidade de relacionamento, tendo sido escolhidas somente aquelas cujo relacionamento (r) era forte. Também foram realizados testes de correlação e apresentadas várias formas de validade do instrumento de recolha de dados (o questionário) e a validade dos dados. O estudo conclui que a incorporação da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) aquando da execução das atividades diárias tomando como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é fundamental para que haja uma educação para a sustentabilidade, contribua-se para mudanças de comportamento a nível das Instituições de Ensino Superior (IES) e que de forma mais expedita haja mais práticas sobre os domínios da economia verde, sustentabilidade e economia circular, o que vai contribuír para uma melhor educação orientada a cidadania ambiental. A prática da economia circular, economia verde e a sustentabilidade trazem consequências benéficas ao nosso planeta e à humanidade.
- Violent transformations in Africa: coup d'etat, civil wars and terrorism in the crisis of democracyPublication . Bussotti, Luca; Barros, Miguel; Jacquinet, MarcAfrica is today the main geographical area of terrorism as well as of coups d’etat. Since 2010, about 40 coups d’etat have been carried out in Africa, in parallel with an evident regression of democracy. In 2022, according to the Report on Democracy Index elaborated by The Economist Intelligence Unit, more than 35% of all countries in the world were considered authoritarian regimes, and only 14.4% were full democracies (EIU, 2022). Among the 10 worst countries in terms of democracy, four were African and six Asian. Among the first 40 most democratic countries of the world just two are African countries: Botswana and Cape Verde.