Gestão e Economia | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Gestão e Economia | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Sustainable Development Goals (SDG) "12:Produção e Consumo Sustentáveis"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Qualidade em tempos de crisePublication . Duarte, Rogério; Nobre, Ângela Lacerda; Fernando, Pimentel; Jacquinet, Marc; Silva, MariaA crise financeira que iniciou em 2008 fez surgir uma vaga de protestos contra a falta de transparência, de accountability e de responsabilidade tanto de instituições privadas como públicas. Naturalmente, destes protestos resultou o recrudescimento da ação reguladora e de controlo por via legislativa e resultou também um maior interesse académico sobre temas de ética corporativa. Os Sistemas de Gestão da Qualidade podem desempenhar um papel importantíssimo na promoção de novas abordagens e formas de pensar a ética que, por aplicação exclusiva de pressões externas (e.g., legislação), muito dificilmente se materializarão. Com efeito, os Sistemas de Gestão da Qualidade estão intrinsecamente ligados aos centros de decisão de empresas e instituições públicas num abraço que permite, por um lado, aceder a informação “sensível” e, por outro, intervir de forma orgânica. O presente artigo defende que a intensificação do uso da abordagem fenomenológica para o estudo do comportamento corporativo contribui para desmascarar comportamento perversos, mais comuns em tempos de crise. Defende que a abordagem fenomenológica ajusta-se perfeitamente aos Sistemas de Gestão da Qualidade e, por isso, deveria ser mais usada. É este o posicionamento teórico da presente comunicação, que exemplifica com transcrições de casos reais do setor da construção paradoxos e incentivos perversos ocorridos em tempos de crise.
- Tecnologia e criação de negócios: o caso das indústrias culturais e criativasPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoO Projeto ‘CINet – Redes para o empreendedorismo nas indústrias criativas’ (Programa Leonardo DaVinci) foi a base para a conceção e implementação de uma formação desenvolvida na plataforma Moodle da Universidade Aberta, tendo sido adotada a modalidade de blended learning (b-learning). O curso foi maioritariamente dirigido a jovens em situação formal de desemprego em Portugal, Espanha e Grécia. Ao b-learning são inerentes desafios e vantagens que permitem enriquecer modelos pedagógicos de aprendizagem centrados nos formandos e nas comunidades colaborativas: 1) a flexibilidade espácio-temporal favorece os empreendedores para melhorarem e capacidade de gestão do seu tempo; 2) a disponibilidade de recursos vídeo e de texto virados para a prática e simples de apreender; 3) os fora permitem a partilha de informação e experiências com os colegas, bem como esclarecer dúvidas. As sessões com base em videoconferência e presenciais constituíram um complemento muito útil ao e-learning na medida em que permitiram esclarecer dúvidas relativas os objetivos de cada atividade em cada módulo, marcar o ritmo do curso, refletir de forma crítica sobre vertentes chave específicas dos seus modelos de negócio, e permitiram aos formandos contactar de forma síncrona com empreendedores das indústrias criativas dos outros países dos parceiros do Projeto e com empreendedores incubados na DNA Cascais (um dos parceiros do Projeto). Concluiu-se sobre a importância do recurso à tecnologia para a dinamização e impacto dos programas de aceleração de empresas, nomeadamente no âmbito das Industrias Culturais e Criativas (ICCs), tão impactantes na inovação económica.
- Tomada de decisãoPublication . Curado, Henrique; Jacquinet, MarcA tomada de decisão é um elemento essencial da gestão das organizações, implicando dificuldades em seguir modelos de tomada de decisão, não só pelos fatores externos mas também pelos fatores internos à organização e, sobretudo, o contexto e as caraterísticas dos decisores. Procede-se a uma revisão global dos problema da tomada de gestão baseada nos conhecimentos mais recentes sobre a matéria.