Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Encontro WEIWE(R)BE 2021Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana PaulaA Rede WEIWER® congratula-se pela coorganização do 2º Encontro WEIWE(R)BE que ocorreu no passado dia 8 de junho, e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Sra. Pró-Reitora para a Inovação e Gestão Pedagógica da Universidade Aberta, da Sra. Diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e da representante da Sra. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares. Perante uma vasta audiência, os alunos das escolas participantes deram a conhecer o trabalho que desenvolveram durante este ano letivo com professores, professores bibliotecários e Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares. Face à qualidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento evidenciado, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação considera que o projeto deve ter continuidade, sendo alargado a mais escolas e às suas comunidades educativas. O segundo ano do projeto WEIWE(R)BE, que decorreu ao longo do ano letivo de 2020/2021, é coordenado por Teresa Cardoso, Filomena Pestana (Rede Académica Internacional WEIWER®) e Ana Paula Gonçalves (Rede de Bibliotecas Escolares); tem como objetivo promover estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação e literacia digital, enquadrando-as nas práticas curriculares a partir das bibliotecas escolares junto de alunos do 3.º ciclo do ensino básico.
- Inteligência artificial e educação na produção científica em Portugal: necessidade de (novas) literacias?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Santos, Carla; Rodrigues, Elsa; Dias, Cristina; Cardoso, LuisO presente artigo visa analisar aspetos investigados na produção científica publicada em Portugal sobre Inteligência Artificial (IA) e Educação. A proposta enquadra-se no plano de trabalhos da investigação de pós-doutoramento do primeiro autor, com orientação científica da coautora, inspirado no Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico (MAECC®), com o objetivo de sistematizar os trabalhos produzidos em Portugal sobre as referidas temáticas. Pretendemos contribuir para a sistematização do conhecimento sobre estas áreas e compreender o posicionamento da comunidade científica neste campo. Esperamos ainda apoiar a decisão e a aquisição de conhecimentos sobre a aplicação da IA na Educação, mas também dar visibilidade a estudos com potencialidades para fundamentar futuras investigações. Em termos globais os resultados evidenciam o poder transformador da IA em todas as áreas, incluindo a educação. Observamos que os aspetos estudados, expressam, sobretudo, preocupações em investigar a relação da IA com a Educação (fatores de impacto, oportunidades, desafios, perigos), implantação da IA em Instituições de Ensino Superior e nos Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Por outro lado, detetámos a necessidade de alunos e professores desenvolverem novas literacias digitais para saberem utilizar as ferramentas tecnológicas atuais e futuras e de as adaptar aos seus objetivos. Concluímos que a IA está a transformar rapidamente os processos de ensino e aprendizagem e que os educadores, incluindo as suas instituições, têm de estar equipados com competências para compreender, avaliar e utilizar as tecnologias de IA de forma eficaz e responsável. Em suma, é vital o fortalecimento e/ou desenvolvimento de (novas) literacias de forma a otimizar a integração da IA na Educação.
- Literacia digital e bibliotecas escolares: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Pedro Miguel; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA literacia digital tem sido objeto de vários estudos e, com a pandemia, alcança uma outra dimensão e pertinência. Mas, qual o tempo e o espaço que a literacia digital assume no contexto da biblioteca escolar? Motivados por esta questão de partida, pretendemos analisar conceções e práticas de professores bibliotecários em torno da literacia digital e de competências digitais que lhe são/estão associadas. Para o efeito, recorreremos, metodologicamente, ao estudo de caso, suportado em procedimentos de análise documental, nomeadamente de documentos estruturantes das bibliotecas escolares, e que orientam as suas atividades, bem como ao inquérito por entrevista, a professores bibliotecários, e ainda à análise de conteúdo. Teoricamente, suportamos a nossa investigação, que pretendemos apresentar, em referências e referenciais, nacionais e internacionais, com enfoque na própria noção de literacia digital, que, sendo atualmente predominante, cada vez mais se torna plural, como, aliás, atesta a designação literacias digitais, por traduzir uma multiplicidade de saberes, aptidões e atitudes, e ao integrar literacias prévias – a literacia da informação e a literacia mediática. Mais especificamente, revisitam-se os fundamentos e os princípios, ou, dito de outro modo, os territórios e as fronteiras entre as três (novas) literacias, considerando as respetivas definições, dimensões básicas das competências relacionadas, práticas regulares, e articulação com as competências do professor bibliotecário. Assim, com o nosso estudo, será possível identificar consonâncias e dissonâncias entre a ação da biblioteca escolar e as teorias que a enquadram, sobretudo no que concerne à literacia digital, entendida, numa alusão ao recente Quadro estratégico (2021-2027) do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, como uma literacia presente para o futuro.
