Ciências da Educação / Educational Sciences
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Ciências da Educação / Educational Sciences by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
Now showing 1 - 10 of 40
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens pedagógicas para ambientes onlinePublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, PauloAs tecnologias suportadas pela Web podem constituir recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, cuja utilização e contextualização exige a definição e implementação de metodologias pedagógicas que contribuam para que as potencialidades dessas tecnologias possam ser úteis quer para os professores quer para os alunos, procurando conseguir transformar a informação em conhecimento, com a maior facilidade possível e no menor período de tempo. Embora as metodologias de implementação da educação online ainda tenham um largo espaço para crescer e se desenvolverem, salienta-se, com agrado, o reconhecimento do elevado número de investigadores envolvidos neste tema. Neste artigo salientam-se como tópicos de reflexão acerca das abordagens pedagógicas para ambientes de aprendizagem online, uma contextualização dos ambientes de aprendizagem online, apresentando-se, também, tópicos associados às metáforas de aprendizagem, designadas por metáfora da aquisição, metáfora da participação e metáfora criação do conhecimento, bem como referência às abordagens pedagógicas de Duart & Sangrà e à de Terry Anderson, com a perspectiva de contribuir para a fundamentação da educação online tornando-a cada vez mais desejada pelas pessoas, cuja utilidade pode ser essencial para que a formação e a educação ocorram de forma efectiva ao longo das suas vidas.
- Ambientes de aprendizagem na web: uma experiência com fóruns de discussãoPublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo; Almeida, ConceiçãoA criação de ambientes educativos nos quais a aprendizagem possa ser promovida de forma activa e colaborativa, assentes na interacção entre os intervenientes directos na educação e a sociedade em geral, continua a ser um objectivo a perseguir por cada educador. Como sugere Figueiredo (2000), a aprendizagem deve acontecer no contexto de actividades e de interacções ricas, dentro de ambientes sociais culturalmente ricos proporcionados pela utilização das tecnologias suportadas pela web. Nesta comunicação apresentam-se algumas reflexões sobre as contribuições da web na implementação e enriquecimento de contextos educativos. Neste sentido, promoveu-se no contexto formal de ensino e aprendizagem a utilização de fóruns de discussão na web, aos quais se faz referência, salientando-se uma experiência com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na qualidade de alunos de um Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica.
- Aprendizagem colaborativa em ambientes baseados na webPublication . Almeida, Conceição; Dias, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, LuísaNesta comunicação apresentam-se algumas reflexões sobre a contribuição das tecnologias de informação para a criação e o enriquecimento de ambientes de aprendizagem que facilitem e promovam a aprendizagem de uma forma activa e colaborativa. Faz-se referência a uma experiência com alunos do 3º ciclo desenvolvida num ambiente baseado na web, no qual foi utilizado um programa de chat com o objectivo de promover a aprendizagem através da interacção comunicacional entre os alunos. Salientam-se exemplos do tipo de comunicação entre os alunos, bem como opiniões destes acerca da utilização do chat durante as aulas.
- B-learning: um caso de aprendizagem colaborativa usando a Fle3Publication . Martins, Vítor Manuel Barroso; Dias, Paulo
- b-learning: um caso de aprendizagem colaborativa usando a Fle3Publication . Martins, Vítor Barroso; Dias, Paulo
- Colaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagemPublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, PauloNuma sociedade em permanente mudança, com transformações profundas quer nas concepções de aprendizagem e construção das representações de conhecimento, quer na sua aplicação em situações reais e profissionais, surge uma enorme necessidade de aprofundar a compreensão dos processos de aprendizagem colaborativa a partir dos ambientes online, os quais pelas suas potencialidades são meios poderosos para o desenvolvimento da flexibilização das representações e da sua adequação aos contextos de prática. O sucesso da actividade colaborativa online depende de vários aspectos de entre os quais se referem a sua planificação e o acompanhamento das aprendizagens, tendo como referência a necessidade de se criar um sentimento de comunidade e de ligação entre os alunos, e entre estes e os professores, procurando o envolvimento dos principais actores no processo de ensino e aprendizagem na definição e consecução conjunta dos objectivos de aprendizagem. A colaboração e os seus modos de desenvolvimento nas comunidades de aprendizagem constituem um dos aspectos centrais do estudo referido e apresentam-se como um meio fundamental para a aprendizagem dos alunos, pois assim podem compreender questões, desenvolver argumentos e partilhar significados e conclusões (Bender, 2003). Admitindo a importância dos ambientes online, nesta reflexão, para além da abordagem dos temas ambientes de aprendizagem online e colaboração online, também apresentaremos resultados acerca das percepções de alunos do ensino superior, quando expostos ao desenvolvimento de actividades de aprendizagem em ambientes online, a partir de uma investigação realizada, no âmbito de uma tese de doutoramento, na Universidade do Minho.
- Collaborative learning in virtual learning communities: the ttVLC projectPublication . Dias, PauloThis paper describes the development of a web-based training project to educators and trainers of virtual learning communities, according to a collaborative and situated learning approach. The aim of ttVLC (trainers training to Virtual Learning Communities —www.ttVLC.com) is to provide a framework of support to the needs of educators and trainers in the use of informational and communication technologies to develop web based educational and continuous training. This support includes the identification, implementation and evaluation of the e-learning strategies and process that take place in collaborative environments.
- Como estruturar atividades para o ensino online: orientações para a prática síncrona e assíncronaPublication . Moreira, Darlinda; Barros, Daniela Melaré VieiraComo Estruturar Atividades Online: Orientações para a Prática Síncrona e Assíncrona, apresenta uma síntese dos principais elementos que organizam a prática do ensino online.
- Comunicação educacional : vídeo educativo : concepção, produção e utilizaçãoPublication . Trindade, Armando Rocha; Cartaxo, Paulo; Almeida, VítorEste videograma aborda a conceção, produção e utilização do vídeo educativo. Inclui um debate entre o professor doutor Armando Rocha Trindade e o crítico de televisão Jorge Leitão Ramos, sobre o tema em questão.