Ciências da Educação / Educational Sciences
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Browsing Ciências da Educação / Educational Sciences by Sustainable Development Goals (SDG) "01:Erradicar a Pobreza"
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- Career intervention effectiveness and motivation: blended and distance modalities comparisonPublication . Monteiro, Sílvia; Seabra, Filipa; Santos, Sandra; Almeida, Leandro; Almeida, Ana PatríciaThis study evaluates the effectiveness of an intervention program on career resources in the blended and distance modalities and explores the relationship between changes in career resources and self-determined motivation. For this purpose, two groups of 68 and 72 higher education students participated in blended and distance career interventions, respectively. The blended program took place in a curricular infusion context, and was subject to assessment, while the distance program was fully voluntary. Students were assessed with pre- and post-tests regarding four career resources’ dimensions. Motivation over program experience was assessed after the intervention. The results indicate that despite some differences between the two modalities, both career interventions were effective, with gains in three of the four assessed career resources’ dimensions. Relatedness was higher in the blended format of the program, while participants in the distance format reported experiencing higher levels of autonomy during the program. Despite that, motivation variables did not present a relevant predictive power in career resources’ gains obtained through participation in the program. Implications for practice include the possibility of infusing the program into curricula of higher education degrees as a way of increasing program completion and reaching different audiences and highlighting the importance of using multiple approaches to broaden its reach.
- Da educação à intervenção social: a construção do conhecimento na transformação da realidadePublication . Cardoso, Ricardo; Moreira, DarlindaEste artigo aborda as potencialidades que as ações educativas, enformadas num projeto de intervenção social, podem ter para a transformação da realidade de indivíduos que se encontram numa situação de vulnerabilidade. Através de duas experiências educativas construiu-se, numa linha metodológica de investigação-ação participativa, um projeto de educação e intervenção social que permitiu simultaneamente conhecer, planificar, transformar, observar e refletir sobre o aumento da consciência crítica e autonomia de seis mulheres. O ato de educar ganhou uma outra dimensão, quando, através de um projeto de intervenção, devidamente participado, se readaptou o conhecimento à prática a fim de a transformar e melhorar.
- O fosso digital continua abissalPublication . Moreira, DarlindaA importância das tecnologias de informação nas sociedades atuais, nomeadamente, ao nível do trabalho, educação, lazer, participação social e acesso ao conhecimento, tem vindo a evidenciar o problema do fosso digital, no sentido em que um conjunto de regiões do planeta, de bairros, de comunidades rurais e de pessoas individuais, sobretudo pobres, ficam, sistematicamente de fora do grupo dos que acedem e permanecem nos ambientes online. Neste quadro, o fosso digital entre os que “acedem à Net” e os “outros” ultrapassa largamente a questão tecnológica para se revelar e transformar num problema de desigualdade social, económica, política e educativa que atinge, atualmente, uma dimensão global. Este texto explora as questões das desigualdades digitais, com especial destaque para as questões educativas nas suas múltiplas relações com o uso das tecnologias de comunicação e das reais possibilidades de “log on”, do poder para permanecer e das competências para participar na inúmera variabilidade dos contextos online.
- Papel das associações e iniciativas comunitárias na resposta a territórios desfavorecidos: quando a resposta vem de dentro…Publication . Almeida, Ana PatríciaConferência, a convite dos organizadores, em mesa redonda sobre o papel das Associações comunitárias na transformação dos territórios.
- Recursos Educacionais Abertos: conhecer e explorarPublication . Carvalho, Madalena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gonçalves, Hilda PintoVídeo da sessão no âmbito da Ação de Curta Duração n.º 58 da oferta formativa do Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva, intitulada "Recursos Educacionais Abertos: conceções e práticas" e promovida pela Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, em colaboração com os Serviços de Documentação da Universidade Aberta e ainda a Rede de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação (Portugal).
- Sem educação não há globalização: para uma globalização plural e humanizadaPublication . Moreira, DarlindaEste artigo tem como objetivo principal refletir sobre as relações da educação com os processos de inclusão e de globalização. Começa por apresentar a educação, enquanto instituição, como um fenómeno global e colocar questões educacionais que surgem com a dinâmica da globalização, designadamente a diversificação tanto dos contextos educativos como da população que procura as instituições de ensino. De seguida argumenta que: i) a educação tem sido um dos pilares da globalização, ao contribuir para dotar o indivíduo e as comunidades com conhecimentos, competências e comportamentos indispensáveis ao contato multicultural, subjacente à globalização e presente nas várias dimensões da vida social, e que ii) o fortalecimento da educação, nas vertentes que constituem a Educação Global, designadamente, a Educação para a paz, interculturalidade, desenvolvimento e cidadania, imprescindíveis à construção de uma globalização mais equitativa e participada.