Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI
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Browsing Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Os Centros Locais de Aprendizagem e o desenvolvimento localPublication . Oliveira, Manuela Alexandra Andrade Ramos; Sousa, Lúcio; Vieira, Cristina PereiraNuma sociedade global, um dos direitos fundamentais de qualquer individuo é o acesso a formação e educação que o prepare para uma cidadania ativa. Em Portugal, existem algumas assimetrias em várias áreas e umas delas diz respeito à localização geográfica das instituições de ensino superior. Apesar de já existir uma oferta diversificada de universidades e institutos politécnicos, ainda há zonas em que existe uma oferta desigual. Nas zonas mais rurais e afastadas dos grandes centros, a oferta é mais escassa e isso dificulta o acesso a essas instituições. O ensino a distância é um método que permitiu diminuir algumas dessas desigualdades em termos educativos, uma vez que não está limitado em espaço e tempo e é acessível em qualquer lugar do mundo. Esta investigação tem por base a Universidade Aberta (UAb), mais propriamente o projeto dos Centros Locais de Aprendizagem (CLA) que surgiram com o objetivo de descentralizar o acesso ao ensino superior, criando Centros da UAb em zonas rurais e afastadas dos centros urbanos. O objetivo desta investigação é perceber qual o impacto que os CLA têm no seu meio envolvente enquanto agentes de desenvolvimento, uma vez que focam a sua intervenção local através de atividades formais e não-formais que desenvolvem, com entidades locais, assim como o seu impacto cultural e educacional. No sentido de responder aos objetivos definidos, foi realizada uma investigação exploratória com catorze parceiros locais de quatro CLA da UAb da região Centro do país. Esta investigação permitiu-nos concluir que os CLA são considerados agentes de desenvolvimento para a região em que se encontram, havendo um desejo de continuidade das parcerias existentes. No entanto, verificou-se que, em alguns casos, a comunidade ainda desconhece o modelo pedagógico da UAb, assim como o projeto dos CLA e os seus objetivos.
- Media e identidade cultural de minorias: os "Rabelados" da comunidade de Espinho Branco, na Ilha de Santiago - Cabo VerdePublication . Carvalho, Celestino; Sousa, Lúcio; Silva, António Leão de Aguiar Cardoso Correia eO presente trabalho de investigação, baseado numa pesquisa levada a cabo no âmbito de uma dissertação de Mestrado em relações interculturais, converge em torno da tríade teórica, identidade cultural, minorias e media. O mesmo propõe, em primeiro lugar, o aprofundamento do conhecimento sobre a realidade das referidas áreas temáticas, com recurso ao estudo de caso. Basicamente far-se-á uma avaliação da forma como os media cabo-verdianos noticiam e descrevem um grupo de indivíduos que em dissidência com uma determinada realidade católica, dos anos sessenta, em Cabo Verde, constituíram-se em grupos com características (identidade) especificas e que para o efeito do presente estudo, foram classificados como “minorias”. Em primeiro lugar recorrer-se-á à revisão de literatura e, seguidamente, efetuar-se-á estudos exploratórios, nomeadamente, a sua representatividade de seus conteúdos nos media, num período predeterminado, para compreender o impacto dos mesmos, na reconfiguração e redefinição da sua identidade, suportado com o mencionado estudo de caso. Efetivamente, para melhor fundamentar os conceitos teóricos, em que se baseia o presente trabalho, vai ser posta em prática o método do estudo de caso, tendo como unidade de análise, o “corpus de notícias” relacionadas com o pequeno grupo socio-religioso dos “Rabelados” da comunidade de Espinho Branco, na Ilha de Santiago, Cabo Verde. Os mesmos que no passado recente, ainda continuavam a ter um modo de vida atípico, relativamente ao resto da sociedade cabo-verdiana. Finalmente, enquanto “quarto poder”, constata-se a forte potencialidade dos media, pois assumem um espaço simbólico e nostálgico, gerador de pertenças e de identidade cultural, contribuindo para a revivificação e reconfiguração dos fatos sociais, ao longo da vivência do homem em sociedade.