REA | PARCERIAS UAb
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A Universidade Aberta (UAb) estabelece colaborações institucionais estratégicas com o propósito de ampliar o acesso a recursos educacionais abertos, fomentando a cooperação académica, a interoperabilidade e a inovação pedagógica. Tais iniciativas visam a democratização do saber, a difusão do conhecimento e o fortalecimento de redes de aprendizagem em contextos diversificados.
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Browsing REA | PARCERIAS UAb by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Alfabetização baseada na ciência: manual do curso ABCPublication . Nadalim, Carlos Francisco de Paula; Alçada, Isabel; Goucha, Tomás; Martins, Marta; Alves, Diana; Pollo, Tatiana; Lopes, João A.; Costa, Ana; Aguiar, Cecília; Mata, Lourdes; Cadime, Irene; Silva, Ana Cristina; Treiman, Rebecca; Gomes, Inês; Vale, Ana Paula; Fernandes, Sandra; Sousa, Otília de; Pereira, Teresa Costa; Martins, Margarida Alves; Alves, Rui A.; Silva, Mariana; Joshi, Malatesha; Carreker, Suzanne; Moats, Louisa C.; Soares, Ana Paula; Lousada, Marisa; Ramalho, Margarida; Araújo, Susana; Moura, Octávio; Alves, Rui A; Leite, IsabelO presente manual faz parte do projeto ABC – Alfabetização Baseada na Ciência, fruto de um Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Essa importante parceria tem o objetivo de contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação brasileiros que atuam na área de alfabetização, somando-se aos vários esforços que têm sido envidados pelo Ministério da Educação (MEC) para elevar a qualidade dos processos de alfabetização no Brasil e, consequentemente, os seus resultados. A formação de professores tem sido um dos pilares da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo MEC por meio do Decreto 9.765/19, a qual destaca entre seus princípios a fundamentação de programas e ações em evidências provenientes das ciências cognitivas, bem como a adoção de referenciais de políticas públicas exitosas, nacionais e estrangeiras, baseadas em evidências científicas.
- Conceito de REA (Recursos Educacionais Abertos)Publication . Ndiaye, Ndeye Massata; Kane, Cheikh Hamidou; Dang, Jacques; Universidade AbertaO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- Financiamento, colaboração e modelos de sustentabilidade dos REAPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- Necessidade de reforço de políticas públicasPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- Princípios dos recursos educacionais abertos: papel e definiçõesPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- O quadro jurídico internacionalPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- A recomendação da UNESCO sobre os REAPublication . Varoglu, Zeynep; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- Recomendação da UNESCO sobre os REA e mecanismo de comunicaçãoPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.