REA | PARCERIAS UAb
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A Universidade Aberta (UAb) estabelece colaborações institucionais estratégicas com o propósito de ampliar o acesso a recursos educacionais abertos, fomentando a cooperação académica, a interoperabilidade e a inovação pedagógica. Tais iniciativas visam a democratização do saber, a difusão do conhecimento e o fortalecimento de redes de aprendizagem em contextos diversificados.
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- Necessidade de reforço de políticas públicasPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université Numérique; ICDEAnalisar os REA como parte de um ecossistema onde se entrelaçam várias políticas públicas de diferentes ministérios, com diferentes missões. Entre estas incluem-se a educação e formação, a profissionalização e melhoria das competências da população ativa, a proteção da propriedade intelectual e dos direitos de autor, e as infraestruturas.
- ABC na prática: construindo alicerces para a leituraPublication . Sucena, Ana; Nadalim, Carlos; Silva, Ana Filipa; Garrido, Cristina; Mata, Maria JoséO presente manual faz parte do projeto ABC – Alfabetização Baseada na Ciência, fruto de um Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Essa importante parceria tem o objetivo de contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação brasileiros que atuam na área de alfabetização, somando-se aos vários esforços que têm sido envidados pelo Ministério da Educação (MEC) para elevar a qualidade dos processos de alfabetização no Brasil e, consequentemente, os seus resultados.
- Alfabetização baseada na ciência: manual do curso ABCPublication . Nadalim, Carlos Francisco de Paula; Alçada, Isabel; Goucha, Tomás; Martins, Marta; Alves, Diana; Pollo, Tatiana; Lopes, João A.; Costa, Ana; Aguiar, Cecília; Mata, Lourdes; Cadime, Irene; Silva, Ana Cristina; Treiman, Rebecca; Gomes, Inês; Vale, Ana Paula; Fernandes, Sandra; Sousa, Otília de; Pereira, Teresa Costa; Martins, Margarida Alves; Alves, Rui A.; Silva, Mariana; Joshi, Malatesha; Carreker, Suzanne; Moats, Louisa C.; Soares, Ana Paula; Lousada, Marisa; Ramalho, Margarida; Araújo, Susana; Moura, Octávio; Alves, Rui A; Leite, IsabelO presente manual faz parte do projeto ABC – Alfabetização Baseada na Ciência, fruto de um Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Essa importante parceria tem o objetivo de contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação brasileiros que atuam na área de alfabetização, somando-se aos vários esforços que têm sido envidados pelo Ministério da Educação (MEC) para elevar a qualidade dos processos de alfabetização no Brasil e, consequentemente, os seus resultados. A formação de professores tem sido um dos pilares da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo MEC por meio do Decreto 9.765/19, a qual destaca entre seus princípios a fundamentação de programas e ações em evidências provenientes das ciências cognitivas, bem como a adoção de referenciais de políticas públicas exitosas, nacionais e estrangeiras, baseadas em evidências científicas.
- Conceito de REA (Recursos Educacionais Abertos)Publication . Massata; Ndiaye, Ndeye Massata; Kane, Cheikh Hamidou; Dang, Jacques; Universidade AbertaDescobrir as recomendações da UNESCO, os seus pilares e os elementos estruturantes.
- O quadro jurídico internacionalPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta
- A recomendação da UNESCO sobre os REAPublication . Varoglu, Zeynep; Universidade Aberta; Université Numérique; ICDE
- Recomendação da UNESCO sobre os REA e mecanismo de comunicaçãoPublication . Universidade Aberta; Université Numérique; ICDE
- Direitos de autor, copyright e licenças abertas nos países de direito civil. Versão introdutória destinada aos decisores de estratégias para os recursos educativos gratuitos e a educação abertaPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université Numérique; ICDE
- Financiamento, colaboração e modelos de sustentabilidade dos REAPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université Numérique; ICDECompreender a criação de REA para uso em programas educativos pode representar um investimento financeiro direto e considerável. A sustentabilidade dos REA também implica custos significativos, incluindo: custos técnicos de produção, custos técnicos de difusão, custos de acesso para alunos e estudantes, controlo de qualidade, tradução e adaptação para as línguas nacionais, com conteúdos a serem continuamente atualizado.
- Princípios dos recursos educacionais abertos: papel e definições. Versão introdutória destinada aos decisores de uma estratégia para os recursos educacionais abertos e a educação aberta.Publication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université Numérique; ICDE