CEMRI | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEMRI | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Famílias migrantes nas cidades interculturais: acolhimento, solidariedade e saúdePublication . Ramos, NatáliaAs questões das migrações são da maior relevância e atualidade na sociedade contemporânea globalizada e nos diversos setores, nomeadamente no âmbito individual, psicossocial, intercultural, científico e político. Os percursos migratórios em relação ao passado são hoje mais diversificados, complexos, feminizados, qualificados, internacionalizados e individualizados, atingindo todos os continentes, países, géneros, classes sociais e gerações e implicando os vários domínios da vida pública e da vida privada, nomeadamente da família. Investigações e organismos internacionais e nacionais assinalam os desafios e oportunidades colocados pelos fluxos migratórios ao nível da multi/interculturalidade das sociedades e dos contatos interculturais, das políticas respeitantes ao acolhimento, integração social, solidariedade e saúde das famílias oriundas de diferentes universos culturais, bem como no âmbito da comunicação intercultural e da gestão dos contactos e espaços interculturais nas cidades, sendo estas caraterizadas por uma crescente pluralidade e diversidade étnico/cultural. A mobilidade familiar e a feminização das migrações promovem oportunidades para a família e para a mulher ao nível identitário, social, educacional e económico implicando, igualmente riscos e vulnerabilidades, nomeadamente de saúde e familiares, particularmente para as mães e as crianças. Através de uma abordagem multidimensional e intercultural e de investigações teóricas e empíricas, propomo-nos analisar algumas problemáticas psicossociais, culturais e de saúde colocadas às famílias e mães migrantes e discutir desafios originados pela migração ao nível das subjetividades, identidades, papéis e relações familiares, maternidade e saúde, sobretudo psicológica, bem como estratégias e políticas públicas de acolhimento e integração, promotoras dos direitos, participação, solidariedade e bem-estar destas famílias.
- Grupos de suporte: a experiência do grupo acolhida da casa do Brasil de LisboaPublication . Reis, Lyria; Paula, Cyntia; Carneiro, ÂngelaNo mundo contemporâneo, milhares de pessoas se movem diariamente, por vontade própria ou forçadamente, dentro dos seus países e entre os vários países do mundo. Ao longo de toda sua história, Portugal também viveu e vive o fenômeno migratório com saída de portugueses/as e chegada de imigrantes de diversos grupos étnico-culturais e diversas nacionalidades. As pessoas quando migram deixam o seu espaço conhecido e vão de encontro a um novo espaço, desconhecido, onde tem que reaprender diversos aspetos de sua vida quotidiana e reconstruir as suas relações sociais. Nesse sentido, os grupos de suporte funcionam como um importante meio de partilha de informação, conhecimento e apoio entre esses indivíduos unidos pela migração. O “Grupo Acolhida: Estamos aqui, e agora” surgiu e funciona desde 2012 na associação de imigrantes Casa do Brasil de Lisboa (CBL). Este grupo é uma atividade permanente que tem como objetivos a troca de experiências entre imigrantes, a partilha de conhecimentos dos seus direitos e deveres em Portugal, o exercício da cidadania, o combate ao isolamento e a valorização da trajetória de vida. Funciona quinzenalmente na sede da associação e tem a duração de 90 minutos. Esta comunicação tem como objetivo apresentar o trabalho que tem sido desenvolvido desde o início do projeto e como os grupos de suporte podem contribuir para a integração de imigrantes de modo a aumentar o bem-estar e a qualidade de vida dos/as mesmos/as no país de acolhimento.