Educação | Education
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Browsing Educação | Education by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
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- Conta-me um conto : um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vidaPublication . Cardoso, Ricardo Jorge Rodrigues; Moreira, DarlindaOs projetos de educação centrados na promoção da autonomia e emancipação dos mais vulneráveis aparecem cada vez mais associados a um processo de contínua intervenção, onde a educação assume, por excelência, uma posição de mudança e de intervenção social. Através da planificação de ações concretas com grupos e comunidades que estão numa situação de fragilidade social, este trabalho de investigação aborda as potencialidades que as ações educativas, circunscritas num projeto de intervenção social, podem ter para a transformação da realidade dos adultos envolvidos. Com duas experiências educativas construiu-se, numa linha metodológica de investigação-ação participativa, um projeto de educação e intervenção social que permitiu simultaneamente conhecer, planificar, transformar, observar e refletir sobre o aumento da consciência crítica e autonomia de seis mulheres socialmente vulneráveis. O educador, aqui também investigador, promoveu espaços democráticos onde as participantes tiveram oportunidade de reinventar e partilhar narrativas e histórias de vida. Testemunhou-se o aumento da consciência que as participantes tinham de si próprias, numa partilha intercultural das suas experiências com outros elementos, bem como se promoveu um processo de aquisição de conhecimento numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. Obteve-se ainda participação ativa de todas as mulheres, que foi aumentando ao longo de toda a investigação, resolução de problemas situacionais, aumento da consciência crítica face à diversidade social existente, maior aceitação face às diferenças dos outros e promoção de laços de solidariedade.
- Género, docência e ensino superior: estudos sobre trajetórias profissionais de professoras universitáriasPublication . Vilanculo, Gregório Zacarias; Moreira, DarlindaO presente estudo intitulado: “Género, Docência e Ensino Superior: estudo sobre trajetórias profissionais de professoras universitárias - Moçambique” nasceu da constatação de que nas Instituições de Ensino Superior moçambicanas e, de modo particular, na Universidade Pedagógica - Maxixe, no que ao corpo docente diz respeito, existe uma diferença significativa entre o número de docentes do género masculino e o número de docentes do género feminino tornando, deste modo, quase invisível a presença feminina no corpo docente das instituições universitárias moçambicanas. Assim, propusemo-nos a analisar, por um lado, as trajectórias profissionais de professoras universitárias da Universidade Pedagógica – Moçambique, indagando, o que é ser “docente-mulher” num contexto em que o corpo docente é formado maioritariamente por homens, e, por outro lado, pretende analisar os desafios que as professoras universitárias enfrentam num mundo marcado, indiscutivelmente, por contactos (multi/inter) culturais e onde são exigidas competências digitais. Do trabalho de campo e com base na narração de histórias de vida, fez-se entrevistas a sete (7) professoras universitárias. Os dados recolhidos, após a análise e interpretação permitiram-nos concluir que aspetos de índole cultural e histórica, a interferência dos pais e/ou encarregados de educação na tomada de decisão sobre o que as mulheres devem ser no futuro e aspetos de natureza pessoal configuram-se como sendo os principais fatores por detrás dessa disparidade de género na docência no ensino superior. No contexto moçambicano, os pais limitam os estudos das mulheres como consequência do baixo valor atribuído à educação e formação profissional das raparigas relativamente à educação dos rapazes considerando que não se espera que as mulheres arranjem empregos. Ademais, o facto de, no passado, em Moçambique, as mulheres terem tido poucas oportunidades de estudo, muito menos até o nível superior (requisito necessário para ser docente universitária), contribui significativamente para que, atualmente, o ensino superior tenha um efetivo docente feminino em escala menor.