Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-21"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Emissão Nº 146Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiEntrevista a Olga Roriz, bailarina, coreógrafa e diretora da Companhia Olga Roriz. Fugas: exposição “Pós-Pop. Fora do lugar-comum," na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Visita à exposição de obras produzidas entre 1965 e 1975, em Portugal e Inglaterra, por Ana Vasconcelos e Patrícia Rosas, curadoria. Noticias: Cerimónia de tomada de posse do novo Provedor do Estudante da Universidade Aberta, Ana Paula de Oliveira Ribeiro, dia 11 de junho de 2018, no Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, em Lisboa; Conferência no âmbito do “Mestrado em Estudos sobre as Mulheres – Género, Cidadania e Desenvolvimento”, organizada pelo Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta (UAb), dia 7 de junho de 2018, na Universidade Aberta, Lisboa. O evento contou com as comunicações “Políticas para as Mulheres e Mulheres na Política no Brasil: Vamos falar de Marielle Franco?”, pela professora Gleys Ially Ramos, da Universidade Federal do Tocantins, e “Espaço Público, Identidades Sexuais e Género “, pela professora Eduarda Ferreira, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa; Nova Plataforma da Iniciativa Aula Aberta.
- Conta-me um conto : um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vidaPublication . Cardoso, Ricardo Jorge Rodrigues; Moreira, DarlindaOs projetos de educação centrados na promoção da autonomia e emancipação dos mais vulneráveis aparecem cada vez mais associados a um processo de contínua intervenção, onde a educação assume, por excelência, uma posição de mudança e de intervenção social. Através da planificação de ações concretas com grupos e comunidades que estão numa situação de fragilidade social, este trabalho de investigação aborda as potencialidades que as ações educativas, circunscritas num projeto de intervenção social, podem ter para a transformação da realidade dos adultos envolvidos. Com duas experiências educativas construiu-se, numa linha metodológica de investigação-ação participativa, um projeto de educação e intervenção social que permitiu simultaneamente conhecer, planificar, transformar, observar e refletir sobre o aumento da consciência crítica e autonomia de seis mulheres socialmente vulneráveis. O educador, aqui também investigador, promoveu espaços democráticos onde as participantes tiveram oportunidade de reinventar e partilhar narrativas e histórias de vida. Testemunhou-se o aumento da consciência que as participantes tinham de si próprias, numa partilha intercultural das suas experiências com outros elementos, bem como se promoveu um processo de aquisição de conhecimento numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. Obteve-se ainda participação ativa de todas as mulheres, que foi aumentando ao longo de toda a investigação, resolução de problemas situacionais, aumento da consciência crítica face à diversidade social existente, maior aceitação face às diferenças dos outros e promoção de laços de solidariedade.