Arte | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
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Browsing Arte | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
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- Afastar e aproximar: narrativa audiovisual sobre a (re)conexão entre o Homem e a NaturezaPublication . Cruz, Sara; Bidarra, JoséEste artigo analisa a instalação AFASTAR E APROXIMAR (Zoom In and Zoom Out), focando-se no uso do vídeo como meio de expressão artística ao serviço da consciencialização ecológica e da transformação de atitudes. Inserida no campo da média-arte digital, a obra propõe uma experiência sensorial e envolvente que convida o visitante a refletir sobre a sua relação com a natureza. Através da articulação de som, imagem e movimento, a instalação cria um ambiente de contemplação e diálogo poético entre o Homem e a Natureza. A justaposição de camadas visuais, a presença do corpo em simbiose com a paisagem e a integração de uma narrativa poética contribuem para uma perceção expandida do tempo e da existência ecológica. Inspirando-se em práticas contemporâneas de artistas como Marshmallow Laser Feast e Thijs Biersteker, e em sintonia com a visão de Sacha Kagan, que propõe a sustentabilidade como uma nova fronteira para as artes e culturas, AFASTAR E APROXIMAR exemplifica o potencial do vídeo enquanto linguagem artística capaz de gerar empatia, introspeção e responsabilidade ambiental.
- Digital masks: reimagining digital media for co-presence with the KogiPublication . Šnajberková, Jaroslava; Bidarra, José; Tavares, MirianThis paper presents arts-based research on digital media and indigenous communities. It departs from Kogi sacred masks to discuss community life and how digital media can serve as a relational, ethically attuned environment for engaging with indigenous communities in the Sierra Nevada de Santa Marta in Colombia. Grounded in visual ethnography, autoethnography, and analogue photography, the project explores how image-making may shift from mere acts of capture to practices of co-presence, inner silence, and respectful withholding. The work draws from the story of two sacred ritual masks repatriated from Berlin to the Kogi in 2023, using them as both material artefacts and conceptual metaphors for opacity, sovereignty, and spiritual integrity. Through digital fragments, ambient sound, underexposed imagery, and poetic interruption, the digital arts project challenges conventional representation and contributes to a decolonial visual methodology rooted in care and attentiveness.
